Artur Luiz Andrade   |   10/01/2025 13:16

Operadores brasileiros aprovam Go West Summit e apostam em parques nacionais

BWT, E-HTL, Orinter e ViagensPromo enviaram representantes para o evento em Palm Springs

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Mary Motsenbocker, presidente do Go West Summit (terceira da esquerda pra direita, na primeira fila), com a delegação latino-americana no evento de Palm Springs
Mary Motsenbocker, presidente do Go West Summit (terceira da esquerda pra direita, na primeira fila), com a delegação latino-americana no evento de Palm Springs

PALM SPRINGS – O que há no Oeste dos Estados Unidos (nos 19 Estados do Texas em direção à Califórnia) que pode e deve atrair a atenção dos viajantes brasileiros, muito acostumados (e felizes) com a hospitalidade e as atrações da Costa Leste, especialmente a Flórida e Nova York?

Para os operadores brasileiros que participaram do Go West Summit 2025, em Palm Springs, na Califórnia, há muito potencial para atrair os viajantes do Brasil para a região, especialmente os que já conhecem bem a Costa Leste ou os que estão buscando por viagens de natureza, com roteiros de carro e visitas a cidades pitorescas e com culturas completamente diferentes da nossa.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Sachiko Sado, de Park City, com Jorge Souza, da Orinter
Sachiko Sado, de Park City, com Jorge Souza, da Orinter

Parques nacionais e naturais, pequenas cidades, roteiros de carro, incluindo motorhome, atrações únicas (como a Rota 66, que tem boa parte no Oeste dos Estados Unidos ou toda a peculiaridade do litoral banhado pelo Oceano Pacifico), esportes (do surfe ao esqui, passando por quilômetros e quilômetros de trilhas) e gastronomia (do churrasco texano aos frutos do mar do Oregon, das cervejas do Colorado ao vinho da Califórnia) são alguns dos atrativos que irão conquistar o viajante brasileiro mais explorador e que quer contato com a natureza e diferentes culturas.

Além disso, as grandes cidades também podem atrair os brasileiros e a partir delas os roteiros diferenciados se apresentam. De Dallas a Oklahoma, de Houston a Galveston, de Los Angeles a Palm Springs, de Las Vegas e San Francisco a Reno, de Denver às montanhas no verão (e não apenas para esquiar no inverno), de Seattle até a fronteira com o Canadá e as atrações de Vancouver, que também estiveram no Go West Summit.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Go West Summit 2025: Mary Motsenbocker, presidente, com Andressa Guiotto, da BWT Operadora, Jorge Souza, da Orinter, Gustavo Nappo, da E-HTL, e Audrey Francelino, da ViagensPromo
Go West Summit 2025: Mary Motsenbocker, presidente, com Andressa Guiotto, da BWT Operadora, Jorge Souza, da Orinter, Gustavo Nappo, da E-HTL, e Audrey Francelino, da ViagensPromo

Vale destacar também os grandes eventos que vêm por aí e que terão cidades do Oeste Americano: Mundial de Clubes Fifa 2025 (com Seattle e Los Angeles recebendo jogos), Copa do Mundo de 2026 (Dallas, Houston, Seattle, Los Angeles e São Francisco serão sedes), 100 Anos da Rota 66 (2026), 250 anos da Independência dos Estados Unidos (2026) e Olimpíada de 2028 (Los Angeles).

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

Vistos

O setor de vistos americano, inclusive, estimula que quem quiser participar desses eventos peça seus vistos ou renovações com antecedência. Não é preciso esperar até o ano do evento para pedir o visto.

Para 2025, os Estados Unidos esperam emitir 1 milhão a mais de vistos em relação a 2024, quando foram emitidos 11 milhões de vistos, um recorde histórico. Segundo apresentação durante o Go West Summit, há cerca de 50 milhões de pessoas no mundo com visto americano, além das outras tantas que não precisam de visto para entrar, como os países do Visa Waiver Program.

Brasil, Índia e México foram destacados como países que mais tiveram vistos emitidos em sua história no ano passado. Índia, cerca de 600 mil, Brasil cerca de 1,2 milhão e México quase dois milhões. Foi aprovado um aumento de funcionários consulares para a Colômbia, com o objetivo de acelerar os processos. A média de espera por uma entrevista é de cerca de dois meses no mundo, mas no Brasil a situação nunca esteve tão favorável.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, com Mónica Barrera-Pansini, da Mundo Ski, do Colorado, Aydée Suárez Castiblanco, da AJ Reps, e Leticia Gonzalez-Alvarez, de Las Vegas
Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, com Mónica Barrera-Pansini, da Mundo Ski, do Colorado, Aydée Suárez Castiblanco, da AJ Reps, e Leticia Gonzalez-Alvarez, de Las Vegas

Latinos no Go West Summit

Este ano, os latino-americanos retornaram com força ao Go West Summit, incluindo quatro operadores brasileiros (BWT, E-HTL, Orinter e ViagensPromo) e representantes de outros países, como Argentina, Colômbia e México. O evento passou a ter representação da AJ Reps, de Aydée Suárez Castiblanco, e também a parceria do US Commercial Service, representado pela especialista em Turismo no Brasil, Emanuelle De Nadal Luz. Emanuelle quer que o Go West Summit esteja no calendário anual dos operadores brasileiros. Em 2026, o evento ocorre de 31 de março a 4 de abril, em Las Vegas, no Rio Hotel and Casino.

Como a maioria dos destinos do Oeste não contam com representação no Brasil (nem mesmo os grandes Estados como Califórnia, Texas e Nevada), o evento serviu para contatos serem renovados ou iniciados. A maioria dos destinos e produtos era muito novo para os latinos e houve atualização sobre os carros-chefes também.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Operadores latino-americanos no Go West Summit
Operadores latino-americanos no Go West Summit

Confira abaixo, a opinião de Andressa Guiotto, da BWT, Audrey Francelino, da ViagensPromo, Gustavo Nappo, da E-HTL, e Jorge Souza, da Orinter.

Andressa Guiotto, BWT OPERADORA

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Andressa Guiotto, BWT? Operadora<br/>
Andressa Guiotto, BWT Operadora

O EVENTO: “O Go West Summit foi muito bem organizado, com fornecedores muito bem escolhidos para as rodadas de negócios. Estar aqui, como nas poucas representações brasileiras, indica uma grande um grande passo para a BWT e descobrir cada vez mais essa região dos Estados Unidos, levar cada vez mais oportunidades e novidades para o Brasil, é algo muito enriquecedor.”

PRODUTOS: “Além dos highlights de Los Angeles e Las Vegas, que é o que a gente já tem bem consolidado no portfólio, o Arizona é um Estado que tem bastante coisa que a gente pode explorar cada vez mais, combinando mesmo até com esses destinos, uma viagem de motorhome, um fly and drive. Vejo muito potencial no Arizona.”

O QUE FAZER: “Em termos de atividades que o brasileiro pode fazer aqui na parte Oeste, os parques nacionais, sem dúvidas, se destacam. Eles têm uma estrutura e paisagens diferentes do que a gente tem no Brasil, então acho que quando eles descobriram os parques nacionais de vez vai ser ótimo.

DESTINO FINAL: “Pela distância, acho que dá para considerar a Cota Oeste como destino final de uma viagem. E aqui tem muita coisa pra se fazer. Temos boas parcerias para montarmos roadtrips, seja com locadoras de veículos, seja com motorhomes.”

DÓLAR ALTO: “Eu acho que o brasileiro que viaja pra essa região vai continuar viajando, não vai impactar tanto. Talvez seja mais difícil prospectar novos passageiros, porque com certeza o dólar alto mexe na estrutura do Turismo, mas o passageiro que vem pra cá, eu acredito que vai continuar viajando.”

Audrey Francelino, ViagensPromo

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Audrey Francelino, ViagensPromo
Audrey Francelino, ViagensPromo

O EVENTO: “Eu achei muito bem organizado, os horários todos foram respeitados, a organização muito boa. E focado em reuniões profissionais. Deu pra conversar bastante com muita gente, conhecer muita coisa que a gente normalmente não vê nessas outras feiras, porque quando você vai pra IPW, por exemplo, você acaba dando atenção pros grandes. E você esquece que tem um monte de outros operadores, DMCs, destinos...”

PRODUTOS: “Gostei muito do que vi sobre o Havaí. Nevada também teve bastante coisa. O Estado de Washington também me impressionou bastante, assim como o Oregon. Também foi interessante ver as possibilidades de esqui em diversos locais do Oeste dos Estados Unidos. Colorado sim, mas também Califórnia, Utah...”

ATIVIDADES: “Os vinhos são um grande destaque do Oeste Americano. Fiquei surpresa em saber que tem muito cultivo de uva e azeitona no Estado de Washington. Isso também me impressionou bastante, porque o brasileiro gosta muito de vinícola e a gente tem os lugares para combinar Parque Nacional com vinícola no Estado de Washington e no Oregon que o brasileiro não está aproveitando muito.”

DÓLAR ALTO: “O dólar alto não chega a ser um impedimento, de fato, porque toda vez que ele aumenta muito, as companhias aéreas fazem promoção, o passageiro troca alguns produtos, mas viaja. O câmbio aumenta, porém as passagens têm uma reduzida, os hotéis fazem muita promoção, tem muita campanha.”

Gustavo Nappo, E-HTL

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Gustavo Nappo, E-HTL<br/>
Gustavo Nappo, E-HTL

O EVENTO: “Achei um evento muito, muito produtivo porque a gente pôde encontrar fornecedores que não vão para Travel South, IPW ou Florida Huddle. São fornecedores e regiões e cidades específicas realmente do Oeste dos Estados Unidos, que para nós, do Brasil, ainda são poucos difundidas. Então a possibilidade de conhecer um pouco mais e ter acesso a DMOs, DMCs, fornecedores é realmente muito boa.”

PRODUTOS: “Muitas oportunidades em produtos. Cada um desses Estados tem uma coisa diferente para agregar e para a gente poder trabalhar, principalmente na parte dos parques nacionais. Então eu realmente estou trazendo novos fornecedores de lugares onde a gente não tinha acesso, como Texas, por exemplo, como Colorado, como South Dakota. Então a gente está realmente trazendo na bagagem a possibilidade de criar novos itinerários para esse ano ainda muito grande. São destinos que não estão se promovendo no Brasil e o acesso tanto do público final quanto da indústria é um pouco difícil. Então realmente por isso que uma feira como essa é realmente incrível a gente poder participar.”

APOSTAS: “Eu apostaria no Texas. Talvez possa ser até um clichê, porque o Texas é um pouco mais conhecido, mas eu apostaria no Texas principalmente porque eles vão receber 8 ou 9 jogos da Copa do Mundo de 2026, vão receber 4 ou 5 times da Copa do Mundo, então eu acho que vai estar muito em alta e eu apostaria muito no Texas. A conexão em Dallas é boa, a gente consegue fazer stopover também, então acho que vai ser um destino que vai estar em alta.”

EVENTOS: “Esses grandes eventos que virão são uma boa oportunidade para a gente conseguir angariar um pouco mais de atenção dos clientes para esses destinos que são fora dos tradicionais. já conhecidos pelo mercado brasileiro. Por exemplo, o centenário da Rota 66 terá uma série de eventos, e o brasileiro pode fazer trechos de carro, para conhecer um pouco mais e participar da celebração.”

Jorge Souza, Orinter

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Jorge Souza, Orinter
Jorge Souza, Orinter

O EVENTO: “Eu achei muito legal o evento, bem específico, realmente para produtos aqui da região Oeste dos Estados Unidos. Fiz ótimos contatos, achei bem produtivo, em um formato bacana.”

PRODUTOS: “Vi bons produtos no Alasca, um destino que podemos explorar além dos cruzeiros. Também Utah, Montana são destinos fascinantes que ainda não vendemos

PARA QUEM: “Podemos começar com os passageiros que já vêm à Califórnia e oferecer roadtrips, passeios na natureza, cidades fora dos grandes centros, sair um pouco do óbvio, o que o Oeste dos Estados Unidos nos permite muito.”

DICAS: “Alugar um carro e explorar um roteiro de parques nacionais ou pequenas cidades, ou experimentar o motorhome, algo que está crescendo muito no Brasil.”

PREÇO: “Tirando as grandes cidades, como Los Angeles e São Francisco, conseguimos achar boas ofertas. Até porque mesmo na Costa Leste temos uma Miami bem cara, Orlando já sem os preços do passado... Então dá para acharmos produtos competitivos na Costa Oeste, explorando essas cidades e destinos menos conhecidos.”

A PANROTAS viaja a convite do Go West Summit e United Airlines, com proteção GTA



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados