Turismo em São Paulo deve atingir PIB de R$ 315 bilhões em 2024
Montante estimado representa um crescimento de 5,1% em relação ao ano anterior
O setor de Turismo de São Paulo deve alcançar uma participação de 9,6% no PIB do Estado até o final deste ano, segundo estimativa do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), vinculado à Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo). A projeção aponta uma movimentação de R$ 315 bilhões, representando crescimento de 5,1% em relação ao ano anterior.
Três fatores principais, segundo a própria Secretaria, explicam o desempenho.
- Aumento no número de turistas. A expectativa é que São Paulo receba 49 milhões de visitantes, sendo 46,7 milhões de brasileiros e 2,2 milhões de estrangeiros, atraídos por destinos de lazer, eventos e negócios;
- Geração de empregos no setor. Estima-se a criação de 45 mil novos postos de trabalho formais em áreas como hospitalidade, transporte e alimentação. A ampliação foi impulsionada pelo programa Academia do Turismo, que oferece 22 mil vagas em cursos gratuitos para o setor;
- Crescimento de empresas ligadas ao Turismo. Cerca de nove mil novos negócios foram abertos no estado, com destaque para o aumento de 11% no setor de locação de veículos. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, metade das locações de carros no Brasil estão ligadas ao turismo. A reativação de aeroportos regionais como Araraquara e São José dos Campos também contribuiu para a expansão do setor.
Os dados foram consolidados pelo CIET com base em informações do IBGE, ANAC, ARTESP, Socicam, CAGED, Seade e Ipea, abrangendo indicadores como movimentação de passageiros, criação de empregos formais e evolução da massa salarial.