Inprotur sofre corte brutal que reduzirá promoção da Argentina no Exterior
Inprotur deverá participar de apenas 30 feiras internacionais em 2025, 50% a menos que em 2024
O Instituto de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) terá um considerado corte brutal em seu orçamento para 2025, que será responsável por enfraquecer a promoção do País no exterior, reduzir a presença da Argentina em feiras e eventos internacionais e propor mudanças na promoção do Turismo receptivo.
Em recente reunião do Conselho Administrativo da Inprotur, o presidente Daniel Scioli anunciou que os recursos à disposição do Instituto serão reduzidos de maneira abrupta, bem como missões e encontros para promover o destino. Segundo ele, haverá uma mudança considerável para o mundo digital.
Os recursos disponíveis para a promoção do Turismo no Exterior em 2025 seriam maiores do que 2024, mas ao contar a taxa de câmbio, o corte é considerado brutal em termos reais, já que tira o poder de compra do Instituto na contratação de ações e serviços no exterior, onde comanda suas ações.
A uma taxa de câmbio de US$ 1.019,9 por peso argentino projetada para 2025, o Inprotur terá US$ 18,1 milhões no próximo ano para todas as ações de marketing no exterior, queda de 54% em relação a este ano. “O plano foi seguido sob as orientações da gestão governamental de Javier Milei”, explicou o presidente.
Mesmo com orçamento mais tímido, a Inprotur confirmou que a Argentina estará presente na Fitur Madri, WTM, ITB, IMEX, Anato, Abav Expo e Seatrade, bem como em roadshows no Brasil. Ao todo, o Inprotur deverá participar de 30 feiras internacionais, 50% menos que as previstas para este ano.
Em relação à promoção do marketing turístico, estima-se que a perda será de 31%. Em números, a Inprotur passará de 94 reuniões em 2024 para 64 no próximo ano. As ações promocionais sofrerão o mesmo corte, reduzidas em 48%. No orçamento anterior estavam previstas 133 ações e agora estão contempladas 69. Em contrapartida, a organização irá quadruplicar a promoção internacional no mundo digital, onde 123 ações estão previstas.
Fonte: Ladevi, parceiro do Portal PANROTAS na Argentina.