Suíça tem crescimento de 21% de brasileiros e espera chegar em 300 mil pernoites em 2024
Switzerland Travel Experience nesta terça-feira (1) reuniu fornecedores suíços com operadores, no Tangará
A Suíça registrou, até o momento, um crescimento de 21% no número de visitantes brasileiros no país em relação ao ano passado. Contabilizado por pernoites, em 2019, foram registradas 250 mil noites de hospedagem de visitantes do Brasil. No ano passado, este número aumentou em 15%, chegando a cerca de 275 mil. A expectativa para 2024 é alcançar a marca de 300 mil pernoites.
É com estes bons números que o Turismo da Suíça deu o pontapé inicial no Switzerland Travel Experience 2024, que reúne fornecedores suíços com profissionais de Turismo brasileiros em dois dias de imersão. Na edição deste ano, são 23 parceiros (um recorde), que se encontraram nesta terça-feira (1º), no Palácio Tangará, em São Paulo, com 46 operadoras. Amanhã (2) será a vez de 100 agentes de viagens passarem pelas rodadas de negócios e apresentações sobre o destino.
"Dentro destas estatísticas, notamos que os brasileiros estão ficando mais tempo na Suíça, passando mais noites. O Swiss Travel Pass, por exemplo, está sendo muito mais vendido do que antes. E é isso que queremos alcançar, pois significa que os viajantes estão conhecendo outras regiões do país", afirma o diretor do Turismo da Suíça no Brasil, Fabien Clerc.
Foco em outras estações — como o outono
O país é muito procurado pelos visitantes estrangeiros – principalmente do Brasil – em sua temporada de verão e todos os atrativos que entrega nesta época. É por isso que o órgão de promoção turística do destino está procurando divulgar o que a Suíça oferece em outras estações do ano, como no outono.
A mais recente campanha do Switzerland Tourism traz, de forma divertida, o garoto propaganda da marca, o tenista suíço Roger Federer, e o ator dinamarquês Mads Mikkelsen justamente curtindo o outono em regiões remotas com a natureza da Suíça.
"Claro que há destinos e pontos turísticos imperdíveis para quem vem do Brasil, mas agora nossa ideia é espalhar um pouco mais o visitante brasileiro pela Suíça, para que possam ver novas regiões, experimentar novos produtos, conhecer novos trens panorâmicos e tudo que temos a oferecer e, principalmente, em outras épocas do ano, como no outono", conta Clerc.
Segundo o executivo, não é uma estação muito conhecida ainda no Brasil e o país tem muito a oferecer nessa época também. "O intuito é mostrar que há turismo na Suíça o ano inteiro, não apenas no verão, e fazer com que as pessoas fiquem no país e conheçam as diferentes regiões."
Participação em eventos do trade
Há alguns anos, o Turismo da Suíça realizava o Switzerland Travel Experience 2024 no primeiro semestre do ano, geralmente entre março e abril. No entanto, desde 202, resolveu passar para o segundo semestre, perto de setembro e outubro, para focar em dois eventos principais durante o ano: ILTM Latin America e o próprio STE.
"A forma como dividimos o ano é a feira de luxo na primeira metade e o nosso evento na segunda. No começo, o STE ficava muito próximo da ILTM e, apenas um mês depois, os parceiros suíços tinham de voltar. Por isso, decidimos espaçar e agora está funcionando bem. O que acaba também direcionando um evento para a temporada de verão e outro para a de outono/inverno. Além disso, em 2025, estamos considerando também participar do Festuris, em Gramado (RS)", conclui Fabien Clerc.