Victor Fernandes   |   08/03/2024 12:39

Suíça registra recorde de pernoites em 2023; Brasil é destaque

País apresentou o segundo melhor desempenho dentre os mercados de longa distância, depois dos EUA


Divulgação/Swiss Railways
O Brasil contribuiu para os bons números da Suíça, com um aumento de 15,5% em comparação com o ano pré-pandemia de 2019
O Brasil contribuiu para os bons números da Suíça, com um aumento de 15,5% em comparação com o ano pré-pandemia de 2019

A Suíça registrou quase 42 milhões de noites de hospedagem em 2023. O dado histórico para o país foi anunciado pelo CEO do Turismo da Suíça, Martin Nydegger, e pode ser atribuído a uma participação sem precedentes de hóspedes da América do Norte, Sudeste Asiático, à retomada do mercado britânico, fidelidade persistente dos clientes suíços e também à grande participação do Brasil.

“Como um dos cinco setores de exportação mais importantes para a Suíça, é claro que o sucesso do Turismo contribui decisivamente para o fortalecimento da economia e para garantir a prosperidade do país”.

Martin Nydegger, CEO do Turismo da Suíça

No contexto dos resultados, o CEO lembrou, no entanto, a importância do papel do marketing turístico no direcionamento dos fluxos de visitantes de forma direcionada no território suíço e de acordo com as estações do ano. “Nosso papel é levar os hóspedes certos aos lugares certos, na hora certa. Direcionar os fluxos turísticos e promovê-los é a fórmula mágica”, explicou.

Mercado brasileiro

O Brasil contribuiu para este sucesso com um aumento de 15,5% em comparação com o ano pré-pandemia de 2019, atingindo um número recorde de 287.033 noites de hospedagem, nível nunca alcançado desde a abertura do escritório do Turismo da Suíça (ST) no Brasil em 2004. Os destinos de montanha ganharam muito peso com um aumento de 40% de visitantes brasileiros em 2023 em relação ao período pré-pandemia.

Divulgação
Natalia Leal, gerente de marketing, Fabien Clerc, diretor no Brasil, e Martin Nydegger, CEO, todos do Turismo da Suíça em evento de promoção no Brasil
Natalia Leal, gerente de marketing, Fabien Clerc, diretor no Brasil, e Martin Nydegger, CEO, todos do Turismo da Suíça em evento de promoção no Brasil

“As grandes cidades também ganharam força, provavelmente como o resultado do trabalho do Turismo da Suíça em criar e ampliar a visibilidade das cidades suíças como cidades boutique. Estamos confiantes de que 2024 será mais um grand cru de noites de hospedagem para o Brasil, tendo como base o desempenho de um ótimo mês de dezembro de +17,8% com relação ao ano de 2019”, afirmou o diretor do Turismo da Suíça no Brasil, Fabien Clerc.

América do Norte e Sudeste Asiático

As noites de hospedagem provenientes da América do Norte e do Sudeste Asiático, em particular, bateram todos os recordes. Um total de 41,8 milhões de noites em hotel (+5,6%) foram registadas em 2023, um número nunca antes alcançado desde a introdução das estatísticas de alojamento hoteleiro na Suíça em 1934.

O resultado registrado para os hóspedes provenientes dos Estados Unidos (três milhões de noites de hospedagem/+23,7%) reforça a Suíça como um destino tendência e com grande procura em 2023. A Suíça também representa um destino de sonho para os turistas do Sudeste Asiático (Indonésia, Malásia, Singapura, Tailândia), que geraram 754 mil de noites de hospedagem, ou seja, 25% a mais do que em 2019. Os turistas desta parte da Ásia mostraram uma preferência por visitar a Suíça na época de baixa temporada, na primavera (21%) e no outono (18%).

Resultados mistos para a Europa

É na Grã-Bretanha que as viagens para a Suíça voltaram a crescer após a pandemia (1,7 milhão de noites de hospedagem/+2,8%). Apesar das dificuldades econômicas, os britânicos começaram novamente a passar férias na Suíça, especialmente no âmbito de viagens de trem. A França destaca-se pelo seu crescimento estável e forte. As noites de hospedagem de turistas franceses (1,4 milhão) aumentaram quase 10% em relação a 2019, ano pré-pandemia.

O mercado de Benelux, aproximadamente da mesma dimensão que a França, apresentou uma suave queda face a 2019 (-1,6%). A Itália está posicionada ligeiramente abaixo do nível alcançado em 2019 (878 mil pernoites/-1,1%). A Alemanha, maior mercado estrangeiro para o Turismo suíço, registrou 3,8 milhões de noites de hospedagem em 2023, uma queda de 4% face a 2019.

Os hóspedes residentes na Suíça continuam entusiasmados com a ideia de ficar no seu próprio país. Aqueles que passaram férias na Suíça pela primeira vez durante a pandemia tornaram-se frequentemente clientes fiéis (20,8 milhões de noites de hospedagem/ +16,3%).

Destinos favoritos

Em termos de distribuição geográfica de noites de hospedagem, duas regiões destacam-se em 2023: as de Genebra (3,6 milhões de noites de hospedagem) e de Berna (6 milhões de noites de hospedagem), ambas as cidades registraram um crescimento de noites de hospedagem de quase 11% face a 2019.

As grandes cidades suíças também registaram um crescimento igualmente forte (13,1 milhões de noites de hospedagem/+9%). O desenvolvimento nas pequenas cidades (7,5 milhões de noites de hospedagem/+4,6%), nas regiões de montanha (17,6 milhões/+4%) e nas zonas rurais (3,5 milhões/+2,8%) é ligeiramente inferior à média geral (+5,6%).

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