Victor Fernandes   |   13/10/2023 13:23
Atualizada em 13/10/2023 13:32

Turismo da Suíça celebra sucesso no Brasil com projeto em Copacabana

Evento com campeonato de beach tênis foi marcado pela vinda do CEO, Martin Nydegger


Divulgação
Natalia Leal, gerente de marketing, Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil, e Martin Nydegger, CEO do ST
Natalia Leal, gerente de marketing, Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil, e Martin Nydegger, CEO do ST

Neste feriadão, entre quinta-feira (12) e sábado (14), o Turismo da Suíça está promovendo uma quadra pop-up de beach tênis na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, inspirada no embaixador do destino, o tenista Roger Federer. O evento voltado para convidados está sendo realizado paralelamente à terceira edição do Rio Montreux Jazz Festival no qual o órgão é patrocinador oficial.

"Nosso propósito é celebrar o sucesso deste ano em que tivemos um aumento expressivo dos brasileiros viajando para a Suíça como destino de férias. Estamos muito felizes com os resultados e aproveitamos a oportunidade do Rio Montreux Jazz Festival para criar um evento exclusivo em um lugar icônico como o Rio de Janeiro, na praia de Copacabana. Queremos reforçar a nossa gratidão e disposição em receber mais brasileiros em um destino com opções tão diversas como a Suíça".

Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil

O evento conta com uma delegação internacional robusta do Turismo da Suíça que veio especialmente ao Brasil, com destaque para a presença do CEO do Switzerland Tourism, Martin Nydegger. Na ocasião, o CEO está destacando o crescimento de 12,6% dos visitantes brasileiros na Suíça entre janeiro e julho de 2023 quando comparado com o mesmo período de 2019 (ano pré-pandemia), com ênfase no mês de fevereiro, que se comparado isoladamente obteve um crescimento de 61,5%.

Em entrevista para o Portal PANROTAS, Nydegger explicou um pouco dos motivos para tamanho sucesso e destacou também a mudança de comportamento dos viajantes brasileiros. Confira abaixo.

PORTAL PANROTAS - O Turismo da Suíça (ST) credita esse sucesso com os visitantes brasileiros a quais iniciativas?

MARTIN NYDEGGER - Existem algumas razões potenciais pelas quais as pernoites de brasileiros na Suíça aumentaram em comparação com os níveis pré-pandemia, enquanto outros destinos de longo curso ainda não se recuperaram:

  • O Turismo Suíço tomou a decisão estratégica de não fechar um único escritório em todo o mundo. Além disso, queríamos manter contato e comunicação com os mercados, os clientes e os nossos parceiros, como ao trade e a imprensa. Nossa reivindicação era: Sonhe agora – Viaje depois;
  • O Turismo da Suíça no Brasil tem estado muito ativo durante e após a pandemia, com inúmeras atividades promocionais. Por um lado, um intenso trabalho com o trade turístico (agências e operadoras), por outro, muitas campanhas direcionadas ao consumidor final;
  • A economia brasileira tem crescido de forma constante nos últimos anos, aumentando a renda disponível para viagens. A Suíça é vista como um destino atraente e seguro para viajantes brasileiros de alta renda;
  • A Suíça tem direcionado marketing e promoções especificamente para o mercado brasileiro para impulsionar o Turismo, incluindo campanhas de viagens, parcerias com operadoras de turismo brasileiras etc.;
  • A flexibilização das restrições de viagens entre o Brasil e a Suíça. Os requisitos de entrada podem ser menos rigorosos em comparação com outros mercados de longo curso;
  • Demanda reprimida de viajantes brasileiros que adiaram viagens devido à pandemia. A Suíça é um destino popular de lua de mel e celebração de aniversário para os brasileiros.

PANROTAS - Em fevereiro, houve um crescimento de 61,5%. Por que esse crescimento tão acima da média neste mês?

NYDEGGER - Durante os anos de pandemia, a Suíça foi um dos únicos países da Europa a deixar suas estações de esqui abertas e durante todo o tempo nenhum hotel esteve fechado. O Turismo da Suíça aproveitou o período para atuar com campanhas na mídia e nas redes sociais no Brasil. Ao mesmo tempo, durante a pandemia, sempre apoiamos e permanecemos próximos às nossas agências de viagens parceiras. A Suíça foi, portanto, um destino preferido dos brasileiros que queriam vivenciar o inverno na Europa.

PANROTAS - Quais são as mudanças no comportamento do brasileiro que visita a Suíça?

NYDEGGER - A pandemia de covid-19 provavelmente causou algumas mudanças no comportamento e nas preferências de viagem dos brasileiros ao visitar a Suíça:

  • Aumento do interesse em atividades ao ar livre e na natureza: com restrições aos espaços internos, os brasileiros procuraram caminhadas, ciclismo, passeios de barco e outras experiências ao ar livre apreciando a beleza natural da Suíça;
  • Mais turismo autoguiado em vez de passeios em grupo: as viagens independentes ou pequenos grupos familiares cresceram em comparação com os grandes passeios de ônibus, para maior flexibilidade, privacidade e segurança;
  • Maior procura por aluguel de casas privadas/de férias: alternativas como Airbnb podem ser vistas como mais seguras do que hotéis, permitindo mais espaço e isolamento;
  • Preferência contínua por viagens rodoviárias e de trem em vez de aviões: as viagens rodoviárias permitem maior controle sobre as exposições. Os trens na Suíça permitem o distanciamento social;
  • Visitas a destinos menos movimentados: Os brasileiros preferiram cidades e vilarejos menores e menos conhecidos para reduzir os riscos associados a pontos turísticos lotados;
  • Adoção de tecnologia: aplicativos, visitas virtuais, pagamentos sem contato e reservas on-line tornaram-se mais populares para limitar as interações pessoais.

À medida que as preocupações com a pandemia evoluíram, o conselho de Turismo da Suíça pôde adaptar o marketing e os serviços para atender ao desejo renovado dos brasileiros por natureza, isolamento, segurança e flexibilidade ao viajar.

PANROTAS - Quais são os principais destinos visitados por brasileiros?

NYDEGGER - Olhando historicamente, essas cidades tendem a ser populares entre os turistas brasileiros, embora a classificação precisa possa variar de ano para ano:

  • Zurique é a maior cidade da Suíça. É um importante centro comercial e financeiro e uma porta de entrada para viagens aéreas. Oferece atrações como o Centro Histórico, museus e lojas que agradam aos brasileiros. Zurique é provavelmente uma escolha consistente;
  • Genebra é famosa por sua atmosfera cosmopolita, lojas luxuosas, proximidade com os Alpes e atrações como a fonte Jet d'Eau. É historicamente bem classificado para visitantes brasileiros;
  • A região de Berna é famosa pelas paisagens naturais da região de Jungfrau e pelas tradições da Suíça. Sempre foi um destino preferido dos viajantes brasileiros.

Outros destinos como Lucerna e St. Moritz também são marcos no circuito de viagens suíço para os brasileiros. Embora os três primeiros lugares possam mudar ocasionalmente, Zurique, Genebra e a região de Berna têm reputação duradoura como principais destinos suíços para turistas brasileiros de alta renda e casais em lua de mel. As principais cidades e resorts de montanha têm um apelo consistente.

PANROTAS - Quanto tempo os brasileiros ficam na Suíça?

NYDEGGER - De acordo com a última pesquisa de mercado feita pela Switzerland Tourism em 2019, o tempo médio de permanência dos viajantes brasileiros é de 2,25 pernoites por hotel. Como os brasileiros estão em movimento e descobrem a Suíça de trem ou de carro, a estada média é muito longa. Isso provavelmente aumentou após a pandemia. Um indicador é o aumento de Swiss Travel Passes de longa permanência (mais de seis dias) adquiridos por turistas brasileiros (mais de 200% mais vendas do que antes da pandemia).

PANROTAS - Há algo que atraia mais os brasileiros, como gastronomia, cultura ou história?

NYDEGGER - Com nossas campanhas promocionais, o Turismo da Suíça no Brasil tem focado na diversidade de experiências, cultura, culinária e beleza suíças, combinando atrações tradicionais com modernas para os viajantes brasileiros. Para isso, nos concentramos nas seguintes ações:

  • Destacar a beleza natural da Suíça além dos Alpes - promovendo regiões dos lagos, vinhedos, trilhas para caminhadas etc. Focado em atividades e aventuras ao ar livre;
  • Promover festivais e eventos suíços durante todo o ano - como festivais de música/filme, carnavais de verão, mercados de Natal etc., mostrando que sempre há algo acontecendo;
  • Apresentar a culinária suíça além do chocolate e do queijo - rösti, fondue, raclette, vitela à moda de Zurique, roesti, papet vaudois etc. - os influenciadores/chefs brasileiros em contato com os pratos locais/ tradicionais;
  • História e arquitetura compartilhadas – promovendo as cidades suíças pelo charme medieval, pela cultura urbana moderna e pela arquitetura diversificada incluindo os castelos, igrejas, museus em destaque;
  • Por meio da nossa iniciativa Swisstainable, alavancamos o interesse brasileiro pela sustentabilidade – mostrando a energia limpa, a reciclagem, a vida verde e os recursos naturais da Suíça. Ênfase no ecoturismo;
  • Aproveitando o entusiasmo dos brasileiros pelos esportes – promovemos o esqui/snowboard, caminhadas, ciclismo e outros esportes ativos que a Suíça oferece. Destacando eventos exclusivos para esportistas.

Beach Tênis em Copacabana

O projeto da quadra pop up de Beach Tênis é realizado pelo Turismo da Suíça e tem patrocínio do órgão de Turismo suíço das regiões de Interlaken, Jungfrau, além da Jungfrau Railways – responsável pela experiência "Top of Europe" –, todos localizados no cantão de Berna.

Confira abaixo mais fotos do evento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados