Turismo da Suíça celebra sucesso no Brasil com projeto em Copacabana
Evento com campeonato de beach tênis foi marcado pela vinda do CEO, Martin Nydegger
Neste feriadão, entre quinta-feira (12) e sábado (14), o Turismo da Suíça está promovendo uma quadra pop-up de beach tênis na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, inspirada no embaixador do destino, o tenista Roger Federer. O evento voltado para convidados está sendo realizado paralelamente à terceira edição do Rio Montreux Jazz Festival no qual o órgão é patrocinador oficial.
"Nosso propósito é celebrar o sucesso deste ano em que tivemos um aumento expressivo dos brasileiros viajando para a Suíça como destino de férias. Estamos muito felizes com os resultados e aproveitamos a oportunidade do Rio Montreux Jazz Festival para criar um evento exclusivo em um lugar icônico como o Rio de Janeiro, na praia de Copacabana. Queremos reforçar a nossa gratidão e disposição em receber mais brasileiros em um destino com opções tão diversas como a Suíça".
Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil
O evento conta com uma delegação internacional robusta do Turismo da Suíça que veio especialmente ao Brasil, com destaque para a presença do CEO do Switzerland Tourism, Martin Nydegger. Na ocasião, o CEO está destacando o crescimento de 12,6% dos visitantes brasileiros na Suíça entre janeiro e julho de 2023 quando comparado com o mesmo período de 2019 (ano pré-pandemia), com ênfase no mês de fevereiro, que se comparado isoladamente obteve um crescimento de 61,5%.
Em entrevista para o Portal PANROTAS, Nydegger explicou um pouco dos motivos para tamanho sucesso e destacou também a mudança de comportamento dos viajantes brasileiros. Confira abaixo.
PORTAL PANROTAS - O Turismo da Suíça (ST) credita esse sucesso com os visitantes brasileiros a quais iniciativas?
MARTIN NYDEGGER - Existem algumas razões potenciais pelas quais as pernoites de brasileiros na Suíça aumentaram em comparação com os níveis pré-pandemia, enquanto outros destinos de longo curso ainda não se recuperaram:
- O Turismo Suíço tomou a decisão estratégica de não fechar um único escritório em todo o mundo. Além disso, queríamos manter contato e comunicação com os mercados, os clientes e os nossos parceiros, como ao trade e a imprensa. Nossa reivindicação era: Sonhe agora – Viaje depois;
- O Turismo da Suíça no Brasil tem estado muito ativo durante e após a pandemia, com inúmeras atividades promocionais. Por um lado, um intenso trabalho com o trade turístico (agências e operadoras), por outro, muitas campanhas direcionadas ao consumidor final;
- A economia brasileira tem crescido de forma constante nos últimos anos, aumentando a renda disponível para viagens. A Suíça é vista como um destino atraente e seguro para viajantes brasileiros de alta renda;
- A Suíça tem direcionado marketing e promoções especificamente para o mercado brasileiro para impulsionar o Turismo, incluindo campanhas de viagens, parcerias com operadoras de turismo brasileiras etc.;
- A flexibilização das restrições de viagens entre o Brasil e a Suíça. Os requisitos de entrada podem ser menos rigorosos em comparação com outros mercados de longo curso;
- Demanda reprimida de viajantes brasileiros que adiaram viagens devido à pandemia. A Suíça é um destino popular de lua de mel e celebração de aniversário para os brasileiros.
PANROTAS - Em fevereiro, houve um crescimento de 61,5%. Por que esse crescimento tão acima da média neste mês?
NYDEGGER - Durante os anos de pandemia, a Suíça foi um dos únicos países da Europa a deixar suas estações de esqui abertas e durante todo o tempo nenhum hotel esteve fechado. O Turismo da Suíça aproveitou o período para atuar com campanhas na mídia e nas redes sociais no Brasil. Ao mesmo tempo, durante a pandemia, sempre apoiamos e permanecemos próximos às nossas agências de viagens parceiras. A Suíça foi, portanto, um destino preferido dos brasileiros que queriam vivenciar o inverno na Europa.
PANROTAS - Quais são as mudanças no comportamento do brasileiro que visita a Suíça?
NYDEGGER - A pandemia de covid-19 provavelmente causou algumas mudanças no comportamento e nas preferências de viagem dos brasileiros ao visitar a Suíça:
- Aumento do interesse em atividades ao ar livre e na natureza: com restrições aos espaços internos, os brasileiros procuraram caminhadas, ciclismo, passeios de barco e outras experiências ao ar livre apreciando a beleza natural da Suíça;
- Mais turismo autoguiado em vez de passeios em grupo: as viagens independentes ou pequenos grupos familiares cresceram em comparação com os grandes passeios de ônibus, para maior flexibilidade, privacidade e segurança;
- Maior procura por aluguel de casas privadas/de férias: alternativas como Airbnb podem ser vistas como mais seguras do que hotéis, permitindo mais espaço e isolamento;
- Preferência contínua por viagens rodoviárias e de trem em vez de aviões: as viagens rodoviárias permitem maior controle sobre as exposições. Os trens na Suíça permitem o distanciamento social;
- Visitas a destinos menos movimentados: Os brasileiros preferiram cidades e vilarejos menores e menos conhecidos para reduzir os riscos associados a pontos turísticos lotados;
- Adoção de tecnologia: aplicativos, visitas virtuais, pagamentos sem contato e reservas on-line tornaram-se mais populares para limitar as interações pessoais.
À medida que as preocupações com a pandemia evoluíram, o conselho de Turismo da Suíça pôde adaptar o marketing e os serviços para atender ao desejo renovado dos brasileiros por natureza, isolamento, segurança e flexibilidade ao viajar.
PANROTAS - Quais são os principais destinos visitados por brasileiros?
NYDEGGER - Olhando historicamente, essas cidades tendem a ser populares entre os turistas brasileiros, embora a classificação precisa possa variar de ano para ano:
- Zurique é a maior cidade da Suíça. É um importante centro comercial e financeiro e uma porta de entrada para viagens aéreas. Oferece atrações como o Centro Histórico, museus e lojas que agradam aos brasileiros. Zurique é provavelmente uma escolha consistente;
- Genebra é famosa por sua atmosfera cosmopolita, lojas luxuosas, proximidade com os Alpes e atrações como a fonte Jet d'Eau. É historicamente bem classificado para visitantes brasileiros;
- A região de Berna é famosa pelas paisagens naturais da região de Jungfrau e pelas tradições da Suíça. Sempre foi um destino preferido dos viajantes brasileiros.
Outros destinos como Lucerna e St. Moritz também são marcos no circuito de viagens suíço para os brasileiros. Embora os três primeiros lugares possam mudar ocasionalmente, Zurique, Genebra e a região de Berna têm reputação duradoura como principais destinos suíços para turistas brasileiros de alta renda e casais em lua de mel. As principais cidades e resorts de montanha têm um apelo consistente.
PANROTAS - Quanto tempo os brasileiros ficam na Suíça?
NYDEGGER - De acordo com a última pesquisa de mercado feita pela Switzerland Tourism em 2019, o tempo médio de permanência dos viajantes brasileiros é de 2,25 pernoites por hotel. Como os brasileiros estão em movimento e descobrem a Suíça de trem ou de carro, a estada média é muito longa. Isso provavelmente aumentou após a pandemia. Um indicador é o aumento de Swiss Travel Passes de longa permanência (mais de seis dias) adquiridos por turistas brasileiros (mais de 200% mais vendas do que antes da pandemia).
PANROTAS - Há algo que atraia mais os brasileiros, como gastronomia, cultura ou história?
NYDEGGER - Com nossas campanhas promocionais, o Turismo da Suíça no Brasil tem focado na diversidade de experiências, cultura, culinária e beleza suíças, combinando atrações tradicionais com modernas para os viajantes brasileiros. Para isso, nos concentramos nas seguintes ações:
- Destacar a beleza natural da Suíça além dos Alpes - promovendo regiões dos lagos, vinhedos, trilhas para caminhadas etc. Focado em atividades e aventuras ao ar livre;
- Promover festivais e eventos suíços durante todo o ano - como festivais de música/filme, carnavais de verão, mercados de Natal etc., mostrando que sempre há algo acontecendo;
- Apresentar a culinária suíça além do chocolate e do queijo - rösti, fondue, raclette, vitela à moda de Zurique, roesti, papet vaudois etc. - os influenciadores/chefs brasileiros em contato com os pratos locais/ tradicionais;
- História e arquitetura compartilhadas – promovendo as cidades suíças pelo charme medieval, pela cultura urbana moderna e pela arquitetura diversificada incluindo os castelos, igrejas, museus em destaque;
- Por meio da nossa iniciativa Swisstainable, alavancamos o interesse brasileiro pela sustentabilidade – mostrando a energia limpa, a reciclagem, a vida verde e os recursos naturais da Suíça. Ênfase no ecoturismo;
- Aproveitando o entusiasmo dos brasileiros pelos esportes – promovemos o esqui/snowboard, caminhadas, ciclismo e outros esportes ativos que a Suíça oferece. Destacando eventos exclusivos para esportistas.
Beach Tênis em Copacabana
O projeto da quadra pop up de Beach Tênis é realizado pelo Turismo da Suíça e tem patrocínio do órgão de Turismo suíço das regiões de Interlaken, Jungfrau, além da Jungfrau Railways – responsável pela experiência "Top of Europe" –, todos localizados no cantão de Berna.
Confira abaixo mais fotos do evento.