Na Abav Expo, Maranhão celebra conquista dos Lençóis pela Unesco
Estado trouxe cerca de 100 empresários de várias áreas para promover o destino e comemorar o título
Brasília (DF) — O Estado do Maranhão marca presença na 51ª Abav Expo com um estande de 100m², trazendo uma delegação de cerca de 100 empresários de diversas áreas para promover o destino. A principal novidade compartilhada com o Portal PANROTAS foi o reforço do reconhecimento dos Lençóis Maranhenses, que receberam recentemente o título de Patrimônio Natural Mundial pela Unesco.
Essa é a primeira vez em 23 anos que o Brasil recebe esse reconhecimento. Os últimos contemplados foram o Atol das Rocas e os Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas, em 2001.
A secretária de Estado do Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, celebrou a conquista: “Nós temos uma riqueza de patrimônios. São Luís é patrimônio cultural histórico mundial. Temos o Bumba Meu Boi, que é patrimônio imaterial mundial. E, agora, temos os Lençóis como patrimônio natural”, afirma.
Turismo de Base Comunitária
Outro destaque levantado por Socorro é que, com o reconhecimento, o Estado já está desenvolvendo um plano de crescimento sustentável, focado no Turismo de experiência e no Turismo de base comunitária, com ênfase em comunidades quilombolas e ribeirinhas.
"Hoje, estamos trabalhando muito nesse nicho para oportunizar toda essa cadeia produtiva, enquanto divulgamos as identidades e a cultura do Maranhão", explica Socorro.
De acordo com a secretária, ao trabalhar com comunidades quilombolas, é importante oferecer formação e capacitação, o que ajuda a gerar oportunidades de trabalho e melhorar a qualidade de vida dessas populações.