Karina Cedeño   |   17/09/2024 18:22

Galeria Visit Brasil: Embratur promove Amazônia brasileira em Nova York

Galeria Visit Brasil - Amazônia é uma iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae


PANROTAS / Emerson Souza
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

A Galeria Visit Brasil – Amazônia, uma iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae, leva para Nova York (EUA) uma imersão no maior bioma do mundo entre os dias 23 e 27 de setembro.

Instalado em uma galeria de arte, o espaço permitirá aos visitantes descobrirem o Brasil, as riquezas da Amazônia e a sustentabilidade de vida das comunidades dessa região em uma jornada multissensorial: música, artesanato, fotografia, artes visuais, moda e gastronomia.

O público-alvo da Galeria são empresários, associações de Turismo, operadores, representantes de empresas desse segmento, formadores de opinião, influenciadores e jornalistas internacionais.

O principal objetivo da ação é apresentar a Amazônia brasileira como um destino rico em diversidade, uma experiência turística sustentável, autêntica e única, aumentando o interesse de turistas internacionais e geração de novos negócios que possam contribuir com a preservação e regeneração do bioma.

Durante a programação, os visitantes irão participar de painéis com representantes de entidades ligadas ao Turismo sustentável, bioeconomia e a promoção da Amazônia, exposições digitais de fotógrafos brasileiros, degustação da gastronomia regional de chefs brasileiros e experiências interativas. No dia 27 de setembro, a Galeria estará aberta ao público em geral.

Divulgação
Espaço permitirá aos visitantes descobrirem o Brasil, as riquezas da Amazônia e a sustentabilidade de vida das comunidades dessa região
Espaço permitirá aos visitantes descobrirem o Brasil, as riquezas da Amazônia e a sustentabilidade de vida das comunidades dessa região

“Estaremos em Nova York durante a Assembleia Geral da ONU, conectados com a mensagem do presidente Lula de alerta e necessidade de união global para enfrentar a crise climática. Mais de 60% da Amazônia está no Brasil, a floresta é um patrimônio da humanidade, e da preservação dela depende a vida em nosso planeta”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

A promoção internacional da região amazônica é acompanhada de uma estratégia que busca ampliar a conectividade aérea. A Embratur atua em parceria com as companhias aéreas para atrair novos voos internacionais, em acordos que preveem promoção conjunta das novas rotas.

Hoje, os visitantes estrangeiros podem acessar a região pela nova rota Lisboa(PT)-Belém (PA)-Manaus (AM), da companhia aérea Tap. Além disso, a frequência de voos para a região também aumentou. Atualmente são cinco voos Lisboa-Belém (TAP) e sete saindo de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, para Belém, pela Azul.

Campanha da Amazônia na Times Square

Com o slogan “Amazônia brasileira, uma jornada interior”, a Embratur, em parceria com o Sebrae, lança oficialmente a campanha de promoção da Amazônia para os Estados Unidos no dia 23 de setembro, na abertura da Galeria Visit Brasil. A campanha destaca a jornada que todo turista pode viver com experiências na Amazônia brasileira.

Os filmes e peças serão veiculados nas redes sociais, em locais de grande circulação de pessoas em Nova York, como paradas de ônibus e em um telão na Times Square, além de plataformas parceiras especializadas. O principal objetivo da Embratur é, por meio da promoção deste bioma brasileiro, contribuir para aumentar o conhecimento sobre a região, a consciência do papel ativo de cada um na preservação da floresta e estimular o aumento do fluxo de turistas internacionais para o Brasil.

Amazônia no centro do debate

Durante a programação da Galeria, parceiros estratégicos irão promover painéis e debates sobre temas importantes como a COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025, a bioeconomia e inovação como alternativas para geração de renda, desenvolvimento sustentável e inclusão social. A riqueza cultural do Festival de Parintins e a preservação dos biomas também serão temas abordados.

São parceiros da Embratur e do Sebrae na Galeria Visit Brasil – Amazônia:

  • Ministério do Turismo;
  • Instituto Arapyaú;
  • Consulado Geral do Brasil em NY;
  • Sebrae Nacional;
  • Sebrae Pará;
  • Sebrae Mato Grosso;
  • Governo do Estado do Pará;
  • Secretaria de Turismo do Pará;
  • AmazonasTur;
  • Inova Amazônia,
  • Uma Concertação pela Amazônia;
  • Governo do Estado do Amazonas;
  • Azul Linhas Aéreas;
  • Amazonas Cluster de Turismo;
  • Rotas Amazônicas Integradas (ROI);
  • Amazônia Viva;
  • Natura e
  • Oakberry


Gastronomia da Amazônia

A gastronomia da Amazônia, com seus ingredientes regionais, será representada por chefs brasileiros que estarão no comando da cozinha da Galeria Visit Brasil em Nova York, promovendo degustações para encantar os visitantes internacionais. Os chefs Jaíne Mackievicz, natural de Rondônia, Débora Shornik, moradora de Manaus, Saulo Jennings, do Pará, Ariani Malouf, do Mato Grosso, e Bel Coelho, de São Paulo, apresentarão seus pratos e Yvens Penna, natural do Pará e responsável pela Amazônia Sour, apresentará os drinks autorais. O açaí, a fruta que é um tesouro da floresta, será revelado pela Oakberry.

Amazônia traduzida em arte e experiências

Ao todo, oito exposições digitais de fotógrafos e artistas brasileiros que retratam a Amazônia e a diversidade de pessoas, de espécies, de ecossistemas e paisagens serão permanentes durante a Galeria Visit Brasil. Farão parte do espaço as obras de:

  • Kiolo (Salvador);
  • Kerolayne Kemblin (Amazonas);
  • Hadna Abreu (Amazonas);
  • Rakel Caminha (Amazonas);
  • Adriana Ramalho (Amazonas);
  • Mike Bueno (São Paulo);
  • Laíza Ferreira (Pará);
  • Sebá Tapajós, do Street River Amazônia


A experiência Amazônia Viva, por sua vez, vai permitir que os visitantes façam uma imersão virtual 360º pela região do Rio Tapajós. Em parceria com o Consulado do Brasil em Nova York e o Museu Goeldi, os visitantes também poderão conhecer a exposição de artesanato Marajoara, típico do Pará. A Natura, também parceira da Galeria Visit Brasil, irá presentear os convidados com produtos feitos a partir de ingredientes da Amazônia.

Serviço

Embratur lança Galeria Amazônia, em Nova York, nos Estados Unidos

  • Data: 23 a 27 de setembro;
  • Local: Anita Rogers Gallery, 494 Greenwich Street NYC 10013

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados