Filip Calixto   |   11/09/2024 10:19
Atualizada em 11/09/2024 10:59

Brasil lidera ranking de patrimônios da Unesco na América do Sul

São 24 locais em todo o território brasileiro que têm o reconhecimento da organização internacional

Divulgação/Maranhão
Os Lençóis Maranhenses são o mais recente lugar brasileiro reconhecido com o status
Os Lençóis Maranhenses são o mais recente lugar brasileiro reconhecido com o status

O Brasil está no topo da lista de países da América do Sul quando se trata de locais reconhecidos pela Unesco. São 24 lugares em todo o território brasileiro tidos como patrimônios qualificados com valor universal tão excepcional, pela importância cultural ou natural, que merecem ser protegidos e preservados.

A Unesco atualiza a lista periodicamente, incorporando novos sítios que atendem aos critérios rigorosos de seleção. A mais recente atualização ocorreu em julho de 2024, quando foram adicionados 24 novos locais, elevando o total para 1223 Patrimônios Mundiais, espalhados por 168 países diferentes.

Esse momento reconheceu os Lençóis Maranhenses com o título de Patrimônio Natural da Humanidade com o título de Patrimônio Natural da Humanidade.

Os 24 Patrimônios brasileiros estão divididos da seguinte maneira:

  • 15 são culturais (como é o caso do icônico Centro Histórico de Salvador; o conjunto arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte e a cidade histórica de Ouro Preto)
  • 7 são considerados naturais (como o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional de Fernando de Noronha).
  • 2 são patrimônios mistos (que são os que combinam significância cultural e natural, como o Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro)


O reconhecimento da Unesco não só celebra a diversidade e o valor histórico e natural brasileiro, mas também impulsiona a atividade turística nacional posicionando o Brasil como um destino ideal para aqueles que buscam imersão cultural, aventura na natureza e um contato genuíno com a história e a biodiversidade.

Preservação

A crescente visibilidade internacional dos patrimônios brasileiros da Unesco tem implicações para o setor de Turismo do País. As cidades históricas, parques nacionais e outros sítios reconhecidos atraem milhões de visitantes todos os anos, contribuindo para o desenvolvimento local, geração de empregos e renda e investimentos em infraestrutura.

O Turismo nesses locais auxilia ainda na preservação de sítios culturais e naturais, o que é essencial não apenas para o turismo, mas também para a identidade e memória coletiva do Brasil.

O trabalho conjunto entre o governo, comunidades locais, organizações não governamentais e o setor privado é fundamental para implementar práticas de gestão sustentável que mantenham o equilíbrio entre visitação e conservação, fazendo do turismo de base comunitária um grande aliado da preservação desses patrimônios.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados