Pedro Menezes   |   26/07/2024 09:09
Atualizada em 26/07/2024 09:45

Lençóis Maranhenses ganham título de Patrimônio Natural da Humanidade

O título foi concedido pela Unesco, nesta sexta-feira (26), após reunião e aprovação do próprio comitê

Divulgação/Maranhão
Lençóis Maranhenses são um
Lençóis Maranhenses são um "dos locais que precisam ter um valor universal excepcional" para ganhar o título da Unesco

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no noroeste do Maranhão, agora é Patrimônio Natural da Humanidade! O título foi concedido pela Unesco, nesta sexta-feira (26), após aprovação pelo comitê do próprio órgão, em reunião realizada na cidade de Nova Déli, na Índia.

De acordo com a Unesco, critérios como belezas naturais, importância estética, integridade da atração, a história original do local, as características geológicas, fenômenos naturais superlativos e os requerimentos para proteção e cuidado foram decisivos para conceder este título aos Lençóis Maranhenses.

Depois de uma série de visitas da equipe da Unesco ao destino e também de visitar do governador do Maranhão ao próprio escritório da Unesco, os avaliadores levaram em consideração também uma série de critérios técnicos para conceder o título, como a integridade do sítio.

Por lá, foram avaliados também os limites e a proteção da área; situação do Plano de Manejo do Parque, para saber da atuação dos moradores nativos da região, bem como as ações de cooperações realizadas pelos poderes municipal, estadual e federal na conservação da área; e atuação dos prestadores de serviços turísticos.

Título aumentará visibilidade global e investimentos

PANROTAS/Marluce Balbino
Celso Sabino, ministro do Turismo, comemorou a conquista do Brasil
Celso Sabino, ministro do Turismo, comemorou a conquista do Brasil

Com uma área de 155 mil hectares, o Parque Nacional está inserido em uma zona de transição dos biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. O local abriga um cenário repleto de dunas de areia branca e lagos de águas pluviais, sendo popular entre os ecoturistas graças às suas paisagens e vida selvagem.

Com o título de Patrimônio Natural da Humanidade, a unidade de conservação receberá ainda mais atenção para a prevenção de seus recursos naturais e biodiversidade. Além disso, o Ministério do Turismo vem trabalhando em um plano de ação para o desenvolvimento turístico do atrativo e de seu entorno.

O objetivo é incentivar o segmento de forma sustentável e, ao mesmo tempo, possibilitar a inclusão social dos moradores locais, gerando emprego e renda para a população. Além disso, a Pasta coordena o Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, uma iniciativa que visa desenvolver, ordenar e promover os segmentos turísticos com os mais altos padrões de sustentabilidade e preservação.

“O Brasil é um país rico em belezas naturais e este reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, como Patrimônio Mundial, aumentará significativamente a sua visibilidade global, atraindo turistas de todas as partes do mundo. Este título não apenas eleva o status do local em termos de prestígio internacional, mas também traz diversos benefícios tangíveis, especialmente no que diz respeito à sua preservação”

Celso Sabino, ministro do Turismo

Patrimônios Naturais da Humanidade localizados no Brasil

  • Pantanal (MT/MS)
  • Parque dos Lençóis Maranhenses (MA)
  • Amazônia Central (AM)
  • Costa do Descobrimento (BA/ES)
  • Complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas)
  • Parque Nacional do Iguaçu (PR)
  • Vale do Ribeira (PR/SP)
  • Complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO)

Comitê da Unesco decidiu pelo título nesta sexta (26)

O Comitê do Patrimônio Mundial, que concedeu o título ao atrativo brasileiro, é um dos órgãos que governam a Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural do Mundo. É composto por representantes de 21 Estados, eleitos entre os 195 Estados partes da Convenção.

O Comitê é responsável por implementar a Convenção, por examinar novas propostas de inscrição na Lista do Patrimônio Mundial e por avaliar o estado de conservação de sítios já inscritos, com base em análises produzidas pelos órgãos consultivos e pelo Secretariado da Unesco. Ele se reúne uma vez por ano em uma sessão ordinária.

Além dos Lençóis Maranhenses, o comitê analisa e concede títulos também a outros possíveis 26 Patrimônios Naturais da Humanidade, durante a 46º sessão do Comitê de Patrimônios Mundiais.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados