Pedro Menezes   |   02/08/2024 10:41

Embratur e Maranhão estudam ampliar promoção dos Lençóis e mais destinos

Segundo a Embratur, os Estados Unidos são o país que mais envia turistas para o Maranhão


Renato Vaz/Embratur
Reunião entre Embratur e Governo do Maranhão ocorreu na sede da Agência, em Brasília<br/>
Reunião entre Embratur e Governo do Maranhão ocorreu na sede da Agência, em Brasília

Ampliar a conectividade aérea, divulgar os destinos maranhenses nas feiras internacionais do segundo semestre e, em 2025, dar destaque para os Lençóis Maranhenses, agora Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco, na campanha publicitária da Agência nos Estados Unidos.

Estes foram os assuntos da reunião do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com o governador do Maranhão, Carlos Brandão, nesta quinta-feira (1º), para tratar de ações que visam ampliar a promoção turística no estado.

De acordo Freixo, além de despertar o interesse dos visitantes internacionais a partir dos títulos da Unesco, o Maranhão tem outros atrativos que podem chamar a atenção do turista estrangeiro.

“O estado do Maranhão é muito rico em cultura, gastronomia, atrativos naturais e tem um São João muito rico também. Muitos conhecem as festas de Caruaru, em Pernambuco, e de Campina Grande, na Paraíba, mas ainda não conhecem a dimensão do São João de São Luís. A gente quer e precisa apostar nessa diversidade que o Brasil tem. Vamos divulgar e aproveitar o título dos Lençóis Maranhenses para trazermos mais turistas para o Maranhão”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também acredita que o título da Unesco irá atrair mais turistas para o estado. Ele acrescentou que a vinda dos visitantes irá gerar ainda mais emprego e renda por meio do turismo. “Queremos preparar a cidade para receber esses turistas. O Maranhão é rico, o Brasil é rico, e a gente tem que mostrar essa potencialidade para o mundo”, completou o gestor.

Ativações focadas no estado

Segundo a Embratur, os Estados Unidos são o país que mais envia turistas para o Maranhão. Os norte-americanos representam 18% do total de visitantes, seguidos de turistas de Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. Em geral, esses turistas permanecem 22 noites ou mais no destino (34,8%) e viajam sozinhos (45,6%) ou em duplas (27,4%).

Para chegar ao Maranhão, metade dos viajantes faz uma conexão e 41% fazem duas, sendo que os principais portões de entrada nacionais são Guarulhos, em São Paulo (51%), e Brasília, Distrito Federal (5,4%). As principais companhias aéreas que atendem o estado são a Latam (64,4%), a Gol (10,9%) e a Azul (6,5%).

A Embratur tem trabalhado o estado e os destinos maranhenses em diversas ações internacionais. Em 2023, a Agência realizou um roadshow em São Luís aos operadores, agências e companhias aéreas da Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia; promoveu o Workshop Conexão Embratur 2023 “Guia para a competitividade e

Promoção Internacional do Turismo” para 30 participantes na cidade de Barreirinhas, além de duas famtours (viagens de familiarização) pela Rota das Emoções, com operadores do Reino Unido e Chapada das Mesas, e com profissionais da Espanha e Portugal.

A campanha publicitária da Agência para a Europa, em 2023, também elegeu os Lençóis Maranhenses como destino destaque.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados