Europa terá novas regras para bagagem de mão a partir de setembro; entenda
Mudanças entrarão em vigor em 1º de setembro e serão mantidas até novo aviso
A partir do próximo domingo (1), quem planeja viajar pela Europa precisará estar atento a uma nova legislação para a bagagem de mão, que inclui o retorno das restrições de líquidos transportados e a unificação das dimensões da bagagem que pode ir na cabine do avião.
Segundo o guia de Turismo e especialista em viagens internacionais Pedro Braun, essas mudanças, motivadas pela necessidade de padronização e maior segurança, exigem atenção para evitar surpresas e garantir uma viagem tranquila. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para fazer uma viagem sem percalços:
O retorno das restrições de líquidos
Desde 2006, passageiros enfrentam a limitação de 100ml por item para líquidos, géis e cremes na bagagem de mão, e não podem passar de um litro se somados. Recentemente, alguns aeroportos, como os de Birmingham e Dublin, flexibilizaram temporariamente essa regra devido à introdução de novos sistemas de detecção de explosivos. No entanto, com a constatação de que esses sistemas não atendiam plenamente os padrões de segurança, a União Europeia decidiu reverter essa flexibilização. A partir de 1º de setembro, o limite de 100ml volta a ser obrigatório em todos os aeroportos do Reino Unido e Europa.
Padronização das regras de bagagem de mão
Além das restrições de líquidos, as regras para bagagem de mão também serão unificadas em toda a Europa. Antes, as companhias aéreas tinham autonomia para definir suas próprias políticas de bagagem, mas agora os limites serão iguais para todos: uma única mala de cabine com peso máximo de 10 quilos e dimensões de até 55cm x 40cm x 20cm. Será permitido ainda levar um item pessoal menor, como uma bolsa ou mochila, que deve caber sob o assento à frente e não ultrapassar 40cm x 30cm x 15cm.
LEIA TAMBÉM
Bagagem de mão: o que pode levar, medidas, restrições e mais
Preparação é essencial
Pedro Braun enfatiza a importância de se preparar para essas novas regras. Segundo ele, o desconhecimento pode resultar em transtornos, como taxas adicionais ou a necessidade de despachar itens inadequados. "Conhecer as novas exigências evita problemas nos aeroportos e garante uma viagem mais tranquila", alerta. Ele também reforça a necessidade de seguir as diretrizes sobre líquidos, acondicionando-os em recipientes de até 100ml, dentro de um saco plástico transparente, que deve ser apresentado separadamente na inspeção de segurança. “É fundamental também que a soma de todos os líquidos da bagagem de mão não ultrapasse um litro”, complementa Braun
O que esperar no futuro?
Essas mudanças entram em vigor em 1º de setembro e permanecerão até novo aviso. Apesar da padronização ser vista como necessária para aprimorar a segurança, a União Europeia não descarta futuras revisões, especialmente à medida que novas tecnologias sejam implementadas.