Como o excesso de turistas na Europa pode beneficiar o Turismo carioca?
Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio, aponta como a cidade brasileira pode tirar proveito
O presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, chama atenção para uma oportunidade que o turismo carioca, e também o brasileiro podem tirar proveito: o fenômeno do overturismo que tem tomado conta da Europa.
No texto, Weneck explica que cidades europeias como Maiorca, na Espanha, tem enfrentado uma crise devido ao excesso de visitantes e por isso cidades como o Rio de Janeiro podem a começar a viver um período de expansão na chegada de viajantes, especialmente diante do aumento de visibilidade internacional e da ampliação de infraestrutura turística local.
No raciocínio do presidente do Visit Rio, em um momento em que o continente europeu começa a ver o Turismo como uma ameaça, o Rio pode se destacar como um destino acolhedor, pronto para oferecer uma experiência rica e diferenciada, impulsionando a economia e o turismo local.
Confira o artigo na íntegra a seguir:
Overturismo na Europa: uma oportunidade para o turismo carioca
"O pós-pandemia provocou uma explosão de turistas na Europa e intensificou o fenômeno do overturismo, percepção da população de que há turistas demais. Há alguns meses, os protestos explodem em cidades e países, que passaram a ver o turismo como uma maldição, à medida que a qualidade de vida local cai e os preços dos aluguéis vão às alturas. O que tem dado dor de cabeça por lá e levado milhares de pessoas às ruas com faixas como "Maiorca não está à venda", na maior ilha da Espanha, pode ser uma oportunidade para o Rio.
Dois principais destinos no continente europeu, Espanha e França têm um capital turístico de dar inveja, que passou a incomodar internamente. Isso é um fato. A Espanha não está no epicentro do overturismo à toa: em 2023, o país bateu um novo recorde de 85 milhões de turistas. Somente as Ilhas Baleares — Maiorca, Minorca e Ibiza —, na costa leste do país, no Mediterrâneo, receberam, em 2023, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), cerca de 14 milhões de turistas. Com metade do tamanho do Rio, Ibiza recebeu 4 milhões de pessoas em meio a uma crise habitacional que veio a reboque de aluguéis inflados. Com o enclave cultural, financeiro e de segurança que se criou com esse gigantesco afluxo de gente, novos destinos ganham força no imaginário dos viajantes.
O Rio evidentemente não deixa a desejar em beleza natural e, assim como Ibiza, tem uma rica vida noturna e um enorme potencial para atividades ao ar livre. E, ao contrário da Europa, nosso turismo vive ótimo momento e ainda está longe de explorar todos os ativos que dispomos para uma atividade turística ainda mais relevante para a economia local e com benefícios concretos para a população.
Os números indicam que a “marca” Rio tem ganhado amplitude e credibilidade. A mística da cidade ajuda. Além disso, alguns números e a experiência de stakeholders do setor nos permitem supor que parte dos turistas indesejados na Europa está pronta para mudar sua rota de viagem. Apenas no primeiro semestre de 2024, 760 mil viajantes internacionais desembarcaram na Cidade Maravilhosa — um recorde para o período desde 2014.
O RIOgaleão está no caminho para voltar a ser um hub aéreo, com a ampliação de conectividade por meio de novas rotas e destinos, e o centro da cidade passa por uma revolução comandada pela Prefeitura, que ampliará as possibilidades de roteiros turísticos, desvelando joias arquitetônicas, atrativos muito procurados por turistas que buscam o Velho Continente.Nos próximos meses, o Brasil continuará em evidência com o sucesso recente de nossos atletas nos Jogos Olímpicos de Paris. E, ainda este ano, o Rio de Janeiro sediará eventos de grande importância, como o Rock in Rio e a Cúpula dos Líderes do G20, virando um ponto de atenção aos olhos do mundo.
A realidade digital é outra oportunidade. Considerando que as decisões de viagens são cada vez mais pautadas pelo ambiente digital, a meta é fazer do Rio um dos destinos mais procurados nas maiores plataformas de turismo da internet dentro de dois anos. Com esse foco, o Visit Rio, que completa 40 anos de atuação, procura se consolidar como a marca oficial de promoção da cidade. A ideia é repetir o modelo bem-sucedido de outros bureaux com o conceito Visit (Visitor Information, Service, and Infrastructure Technology).
Com novo nome e cara, o site e as redes sociais do Visit Rio multiplicaram suas visitas mensais. O próximo passo é que nossa plataforma simplifique a reserva de acomodações, passeios e atividades, e ofereça serviços, como transporte e gastronomia. O objetivo é criar uma experiência única para o turista à altura dos recursos de conectividade e acesso rápido a informações que a revolução digital proporciona.
O Rio vive seu momento mais oportuno para se consolidar como uma potência no setor de Turismo, que pode fazer nossa economia dar um salto, com impacto significativo da atividade no PIB carioca".