Filip Calixto   |   20/08/2024 12:33
Atualizada em 20/08/2024 12:34

Consórcio de Campos do Jordão lança campanha para apoiar Gramado

Entidades do destino paulista vão reunir recursos e destinar para a empresas que atuam no Turismo no RS

PANROTAS / Filip Calixto
Marcelo Richtmann, líder do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, Enzo Arns, presidente do Gramado e Canela CVB e Região das Hortênsias
Marcelo Richtmann, líder do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, Enzo Arns, presidente do Gramado e Canela CVB e Região das Hortênsias

O Consórcio Aproveite Campos do Jordão, composto por empresários do setor turístico da cidade paulista, lançou nesta terça-feira (20) uma ação solidária em apoio à região de Gramado, no Rio Grande do Sul. O destino turístico gaúcho ainda enfrenta as consequências das chuvas intensas que atingiram o Estado no final do primeiro semestre, causando sérios danos ao Turismo local.

Batizada de Uma Força pro RS - Campos Ajuda Gramado, a iniciativa tem como objetivo centralizar doações das empresas associadas ao consórcio, por meio do Campos do Jordão Convention & Visitors Bureau (CVB), e direcioná-las ao CVB de Gramado. A associação gaúcha fica responsável por escolher qual o melhor destino para as doações recebidas

A ação, segundo seus criadores, visa ajudar os empresários da Serra Gaúcha a manterem seus negócios em funcionamento e a minimizarem os prejuízos causados pela queda na movimentação turística, que ainda é sentida.

Marcelo Richtmann, líder do consórcio de Campos do Jordão, explicou a mecânica da campanha, que inclui dois tipos de doações. "Nós pensamos em uma contribuição mensal dos empresários do setor até dezembro, com um valor mínimo sugerido de pelo menos R$ 50. Queremos que essa campanha seja inclusiva, permitindo que negócios menores, como bares e salões de beleza, também possam contribuir", afirmou.

A ideia é que empresas maiores, como hotéis e restaurantes, possam doar quantias superiores, de acordo com sua capacidade financeira. Além disso, os estabelecimentos participantes da campanha serão incentivados a instalar QR Codes em seus pontos de atendimento, permitindo que os clientes também façam suas contribuições diretamente para a campanha.

A iniciativa tem como apoiador o Movimento Supera Turismo, que nasceu no período de pandemia e agora busca incentivar ações solidárias entre entidades ou empresas do Turismo.

PANROTAS / Filip Calixto
Skal, Braztoa, Visite São Paulo Convention Bureau e Supera Turismo apoiaram a ação lançada hoje
Skal, Braztoa, Visite São Paulo Convention Bureau e Supera Turismo apoiaram a ação lançada hoje

A associação criadora do movimento explica que a ação tem três objetivos principais. São eles:

  1. Manutenção de empregos
  2. Distribuição de cestas básicas
  3. Fomento ao setor no curto prazo

Transparência e Responsabilidade

Richtmann destacou que a transparência será um dos pilares da campanha, com a prestação de contas ocorrendo quinzenalmente.

"Os valores arrecadados serão repassados para o Convention de Gramado, que nos informará sobre como os recursos estão sendo utilizados. Essa informação será publicada em um site modesto, mantido por voluntários, para que todos possam acompanhar o destino das doações"

disse o porta-voz do Consórcio Aproveite Campos do Jordão

Impacto no Turismo de Gramado

Enzo Arns, presidente do Gramado e Canela CVB e Região das Hortênsias, destacou a importância dessa ajuda para a continuidade das atividades turísticas na região. "Parte desse recurso será usado para manter a equipe do Convention funcionando, pois é essa equipe que capta eventos e traz movimentação para a região", explicou Arns.

A assistência aos empresários da região é será outro pilar dos investimentos de recurso, conforme explica o presidente do Convention de Gramado. De acordo com ele, de maio para cá, 10% das empresas que atuam atendendo o Turismo fecharam suas portas e outras ainda correm riscos. Para essas empresas e para as pessoas que ficaram desempregadas em virtude desses fechamentos, boa parte das doações serão destinadas.

“Se 10% das empresas do nosso setor pararam de funcionar, um número equivalente de pessoas que dependiam dessa atividade perderam seus empregos. São pessoas que precisam do nosso apoio”

reitera o presidente do CVB de Gramado

Arns ainda ponderou que a recuperação de forma completa do segmento em Gramado pode levar um longo tempo. O dirigente é ressaltou que a reabertura completa do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, é essencial para a volta da chegada intensa de viajantes. Enquanto isso não ocorrer, a indústria de viagens da serra gaúcha, de forma geral, está comprometida.

A abertura do Salgado Filho, contudo, tem prazos ainda preocupantes. Com parte da operação voltando em outubro e o regresso total previsto para dezembro. "Cerca de 90% dos visitantes que vão a nossa região chegam de avião. Até que o aeroporto volte a sua normalidade enfrentaremos um período de operação parcial ou inexistente, o que torna esse apoio ainda mais crucial", afirmou.

Apoio ainda vem em tempo?

Embora lançada cerca de dois meses depois do pico das chuvas e dos impactos mais profundos do episódio, a iniciativa é considerada ainda crucial para manter em pé o segmento, conforme avaliam os idealizadores da campanha.

Richtmann, líder do consórcio de Campos do Jordão, conta que o lançamento da campanha só aconteceu agora pois a cobertura de imprensa e o holofote nas necessidades do Estado foram parando de ganhar o destaque devido. Isso acendeu uma luz de alerta para a associação, que a partir daí resolveu se movimentar.

Também questionado sobre uma possível demora na elaboração da ação, Arns explica que qualquer ajuda ainda é necessária e a situação em Gramado reflete apenas parte do desafio enfrentado pelo estado do Rio Grande do Sul. "Há municípios que precisarão ser praticamente reconstruídos, e isso pode levar uma década", destacou.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados