Prefeito de Gramado promove destino, ajuda empresários e cobra autoridades
Nestor Tissot destacou suas prioridades para a retomada do Turismo de Gramado (RS)
RIO DE JANEIRO - O prefeito de Gramado garante: se o aeroporto Salgado Filho abrisse hoje, com sua plenitude operacional, a cidade estaria totalmente lotada. No entanto, não é este o cenário no momento. Embora todos os atrativos e produtos turísticos estejam operando em sua normalidade, o destino depende e muito do aeroporto.
Mas agora não é momento de lamentar, muito pelo contrário, é momento de percorrer o País e destacar as maravilhas e oportunidades que Gramado tem, seja com ou sem aeroporto. É por isso que o prefeito Nestor Tissot marca presença no Salão Nacional do Turismo 2024.
Em entrevista ao Portal PANROTAS, o prefeito afirmou que os 14 parques temáticos, hotéis, restaurantes e atrativos estão abertos e operando em sua normalidade. "A mão de obra acabou sendo muito prejudicada, já que 90% da nossa economia provém do Turismo, incluindo a indústria do chocolate. Mas estamos retomando todos estes setores e também realizando obras de reconstrução", disse o prefeito.
"O problema que temos hoje é o aeroporto Salgado Filho ainda fechado. Se o terminal abrisse hoje com 100% de sua capacidade, a cidade estaria lotada. Essa é a expectativa que temos para o fim do ano. Em outubro, serão apenas 50 voos diários, o que já ajuda, e em dezembro teremos a plenitude das operações"
Nestor Tissot, prefeito de Gramado.
O que deixa o prefeito preocupado mesmo é que as companhias aéreas não abriram as vendas para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando o aeroporto já estará operando voos comerciais.
"A preocupação é porque as pessoas já começaram a programar as férias de dezembro. Se tivéssemos pelo menos as vendas abertas, teríamos uma reabertura muito melhor no fim do ano e começo de 2025. Estamos cobrando o governo uma data oficial de abertura para a gente poder se programar"
Nestor Tissor, prefeito de Gramado
Julho com 40% de ocupação e luz forte no fim do túnel
Ainda bem longe da normalidade, Gramado fechou o mês de julho com 40% de ocupação, o que pode ser considerada uma vitória! Segundo o prefeito, a cidade saiu da tragédia melhor do que o imaginado e agora está pronta para retomar o alto astral, com a volta da economia proveniente do Turismo.
"Esta ocupação de 40% em julho é um número que ninguém esperava por conta das dificuldades relacionadas a conectividade aérea"
Nestor Tissot, prefeito de Gramado
Prefeitura de Gramado prorroga pagamento de impostos municipais
Em meio a reconstrução de estradas e encostas, com ajuda da iniciativa privada, a Prefeitura de Gramado também anunciou a postergação de impostos municipais por 90 dias. A novidade mesmo é que nesta semana, Nestor Tissot também isentou impostos dos comerciantes da Rua Coberta por 60 dias.
"Por outro lado, a iniciativa privada de Gramado, com seus hotéis, restaurantes, comércio, está criando pacotes promocionais e saindo na frente. Tanto é que o fim de semana está sempre lotado por conta do turismo regional. Além dos gaúchos, os catarinenses e paranaenses estão aproveitando a Rota do Sol para chegar a Gramado", finalizou o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.