Da Redação   |   17/04/2023 13:58
Atualizada em 17/04/2023 13:59

Qual a percepção dos estrangeiros sobre o Rio de Janeiro?

Fecomércio do Estado divulga resultado de pesquisa feita com 866 visitantes internacionais


PANROTAS / Alexandre Campbell
João Gomes, diretor do IFec RJ, Adriana Homem de Carvalho, Assessora de Turismo da Fecomércio e Otávio Leite, consultor da presidencia da Fecomércio RJ, na apresentação dos resultados de pesquisa sobre turismo na Fecomércio do Rio
João Gomes, diretor do IFec RJ, Adriana Homem de Carvalho, Assessora de Turismo da Fecomércio e Otávio Leite, consultor da presidencia da Fecomércio RJ, na apresentação dos resultados de pesquisa sobre turismo na Fecomércio do Rio
Foi divulgado na manhã de hoje, no Salão Conselho da Fecomércio do
Rio de Janeiro, o resultado da pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) com turistas estrangeiros que visitaram a cidade no mês de março. Turistas estrangeiros no Rio de Janeiro: estadia, satisfação, comportamento no consumo e perspectivas do Tax Free é o nome do estudo, que é feito pensando em todo o Estado.

Foram realizadas 866 entrevistas com nível de confiança de 95% e precisão de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi feita diretamente, face a face, entre os dias 7 e 14 de março, por meio de uma "equipe poliglota muito bem treinada", dizem os organizadores.

E o que mostra a pesquisa?
Primeiramente, que a maioria dos estrangeiros visita o Estado do Rio de Janeiro a lazer:
Motivo da viagem: 83,4% lazer e passeio, 11,3% negócios e trabalho e 5,3% outros motivos.


O tempo de permanência médio é de dez pernoites: 48,9% ficaram entre 8 e 30 dias no Estado. Além da capital, essa estada se divide entre as cidades de Angra dos Reis, Paraty, Cabo Frio, Macaé, Petrópolis, Niterói, Mangaratiba, Arraial do Cabo e Búzios.

Meios de hospedagem: 64,4% ficaram em hotéis, 20,7% em pousadas, 17,7% em imóveis via plataformas digitais, 6,8% em imóveis de família e 5,4% em hostels.

O Estado do Rio de Janeiro não é considerado caro pela grande maioria (74,5%) dos estrangeiros. Mais de 60% dos turistas estrangeiros disseram que realizaram compras durante a viagem ou para si ou para seu núcleo de família e amizade. Os produtos mais adquiridos foram roupas 64%, alimentos e bebidas 37%, calçados 25%, artesanatos 22%, souvenirs 22%, artigos de perfumaria 13%, acessórios de uso pessoal 10%, bijuterias 6,5%, joias e pedras preciosas 3%, eletroeletrônicos 2,7% e relógios 1%.

O gasto médio realizado com compras foi de U$ 542,90 durante a viagem. Esse valor representa 49,9% dos turistas entrevistados que gastaram entre U$ 201 e U$ 1.000. Segundo eles, em seus países de origem esse gasto seria 45% superior, atingindo o valor de U$ 786,60. Os fatores decisivos para a compra foram, em primeiro lugar pela memória da viagem 56%, em segundo por ser um produto mais barato do que o encontrado em seu país de origem, 31,5%, e por fim a qualidade do produto, 26,1%.

TAX FREE NO RIO DE JANEIRO ESTIMULARIA O CONSUMO

Dos turistas entrevistados 48,7% disseram já ter ouvido falar do Tax Free e 50% deles já utilizaram o programa de reembolso em outras viagens.

Após a explicação do funcionamento do Tax Free para quem desconhecia, 53,7% afirmaram que ele estimula o consumo e 73% acham que o Brasil deve adotar a politica do Tax Free em todos os setores de venda, 46% disseram que gastariam mais se houvesse esse reembolso. Os produtos que mais aumentariam as suas vendas diante da adoção do Tax Free são jóis, pedras preciosa, bijuterias e relógios.

O gasto médio do turista aumentaria de U$ 542,90 para U$ 665,50 gerando um potencial de novos gastos de U$ 198,9 milhões por ano.

Os pontos positivos levantados pela pesquisa são o clima, a comida, as praias, paisagens e a hospitalidade. Os negativos são a desigualdade de preços, sujeira, trânsito, criminalidade, insegurança e o fato de ter muitos moradores de rua.

O índice de satisfação, na escala de 0 a 10, foi 9, onde 89% deram nota acima de 8. E mais, a nota que representa as chances de recomendarem o destino para parentes e amigos foi 9,2.

Após a divulgação dos resultados, o tema mais abordado durante o debate foi a segurança do Estado do Rio e do Brasil. Bento Nunes, representante da Ministério do Turismo, disse que embora notícias ruins sejam sempre divulgadas pela mídia internacional, muita coisa tem sido feita para melhorar a segurança.

Otávio Leite, consultor da presidência da Fecomércio do Rio de Janeiro, disse que o resultado dessa pesquisa dará uma grande contribuição para as esferas público e privadas entenderem que aferir dados sobre comportamento e intenção de consumo, tempo de estadia, opções e satisfação do turista é algo muito estratégico para ajudar em formulações de políticas públicas.

“Com esses dados em mãos poderemos trabalhar melhor a promoção, divulgação e captação de mais turistas. Essa pesquisa é um bom retrato do que foi a percepção de turistas internacionais que vieram ao estado do Rio de Janeiro. Nós pretendemos fazer disso algo mais rotineiro porque com conteúdo científico é mais fácil formular idéias e contribuir para o Brasil aumentar o seu número de visitantes”, afirma Leite, o porta-voz do resultado, substituindo o presidente Antonio de Queiroz Junior, que não pode comparecer ao evento.

CARACTERÍSTICAS DOS ENTREVISTADOS


PANROTAS / Alexandre Campbell
Apresentação dos resultados de pesquisa sobre Turismo na Fecomércio do Rio
Apresentação dos resultados de pesquisa sobre Turismo na Fecomércio do Rio

O público-alvo da pesquisa foram os turistas que visitaram o Rio por via aérea. As entrevistas aconteceram dentro do embarque do Aeroporto internacional do Rio de Janeiro, Galeão, após o check-in, quando as pessoas já estavam psicologicamente mais tranquilas, para que a extração das informações fosse feita de maneira fiel.

Os entrevistados foram preferencialmente visitantes de três continentes, 59,2% América do Sul, 25% Europa, 14,9% América do Norte e somente 0,8% de outros lugares. A pesquisa teve como objetivos principais identificar os aspectos relativos à estadia dos turistas internacionais no Estado do Rio de Janeiro como perfil, satisfação, comportamento no consumo e experiência na viagem. E também mensurar os benefícios que um programa de reembolso de impostos pagos em compras feitas no país, o Tax Free, poderá proporcionar para o setor de comércio de bens, serviços e Turismo.

Veja mais fotos do evento no álbum a seguir:

Por Alexandre Campbell, especial para o Portal PANROTAS

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