Filip Calixto   |   27/04/2023 10:28
Atualizada em 27/04/2023 10:39

Novidade em Gramado, NBA Park projeta receber 300 mil fãs por ano

Atração foi inaugurada este mês e deve levar um novo público para a Serra Gaúcha


Divulgação
A gestão do NBA Park estima receber entre 20 mil e 25 mil visitantes por mês e entre 250 mil e 300 mil fãs por ano
A gestão do NBA Park estima receber entre 20 mil e 25 mil visitantes por mês e entre 250 mil e 300 mil fãs por ano
A cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, passou a ser um destino desejado para fãs de esporte no Brasil e até no Exterior. Isso porque começou a funcionar no início de abril o NBA Park - maior espaço do mundo de imersão da liga profissional de basquete americano. O parque temático recebeu os primeiros visitantes no último dia 19 e deve atrair viajantes de todo o País para a já turística cidade gaúcha.

"Gramado é um dos principais polos de Turismo da América Latina, uma cidade que respira entretenimento, atrai visitantes de todo o Brasil e de vários países. É um local que possui uma infraestrutura fantástica, tem a cultura de parques, excelência em hotelaria e gastronomia, e no atendimento aos turistas", pontua o vice-presidente de Licenciamento e Varejo da NBA para a América Latina, Sergio Perrella Filho.

A constatação de que a cidade gaúcha, que recebe sete milhões de viajantes anualmente, era o terreno ideal para a implementação da atração veio quando tudo ainda estava no papel. "Quando o NBA Park era ainda apenas um projeto, fizemos estudos e pesquisas para entender sobre a região, sobre a cidade de Gramado, para que essa escolha fosse a mais acertada possível. Todos esses predicados fazem de Gramado a cidade ideal para abrigar o primeiro NBA Park do mundo.", lembra o executivo.

"Além disso, é extremamente importante, termos como parceiro um grupo com expertise no universo do entretenimento e Turismo, que já atua na cidade há muitos anos, entende as necessidades e oportunidades desse mercado", completa o dirigente, se referindo à Nacional Parque Basquete Brasil, que é a empresa responsável por tocar o cotidiano da operação do parque.

Divulgação
As portas do empreendimento abrem diariamente às 10h e ficam abertas até 17h
As portas do empreendimento abrem diariamente às 10h e ficam abertas até 17h
O PARQUE
O NBA Park fica localizado na avenida das Hortênsias, número 4.795 (Gramado e Canela), e é um espaço permanente de imersão no universo da liga com cerca de 15 atrações para receber fãs de todas as idades. Entre os ambientes mais disputados estão a quadra oficial, o museu, o restaurante temático, o Replay Center e o espaço infantil. Na lista de itens expostos para os visitantes estão o troféu Larry O'Brien, entregue à franquia campeã no final da temporada da NBA, e artigos autografados por lendas do esporte como LeBron James, Michael Jordan e Magic Johnson. A interação com oa mascotes da liga e as atrações interativas também prometem fazer sucesso entre os fãs.

A capacidade total do parque, segundo revela Perrella Filho, é de até 3 mil pessoas por dia. "E estimamos, nesse início, que vamos receber entre 20 mil e 25 mil visitantes por mês. Estamos projetando entre 250 mil e 300 mil fãs por ano no parque", conta. As portas do empreendimento abrem diariamente às 10h e ficam abertas até 17h. "Os fãs que visitaram o parque nos primeiros dias permaneceram brincando durante todo o dia".

O valor dos ingressos parte de R$ 79,50 na meia-entrada (para crianças em baixa temporada) e vão até R$ 249 (preço para adultos em alta temporada), mas há planos e preços especiais, com descontos para os moradores da região. Todas as experiências estão inclusas no valor da entrada, com exceção do restaurante e da NBA Store. "A ideia é que, em breve, tenhamos eventos exclusivos, agendas especiais, ações e ativações de parceiros, e oportunidades de encontro com atletas também. Estamos trabalhando com muito carinho na programação para os fãs", reforça o vice-presidente.

Os valores de investimento aportados para colocar o parque em operação não foram divulgados, respeitando uma política interna da empresa de não falar sobre números financeiros.

Divulgação
O troféu Larry O'Brien, entregue à franquia campeã no final da temporada da NBA, é um dos itens expostos no parque
O troféu Larry O'Brien, entregue à franquia campeã no final da temporada da NBA, é um dos itens expostos no parque
QUEM É O PÚBLICO?

Segundo comentam os gestores da atração, o NBA Park tem tudo para ser um ponto importante de contato com os fãs, para aproximar a liga e a experiência NBA cada vez mais do público. "No NBA Park, combinamos entretenimento, gastronomia, experiências, ativações de parceiros, tudo num só lugar, numa imersão inédita ao que a NBA tem de melhor para oferecer", afirma Perrella.

Na mente dos idealizadores, a intenção é que o espaço seja para fãs de todas as idades, recebendo principalmente famílias. "O Brasil é um dos principais mercados da liga no mundo, são mais de 45 milhões de fãs, e o parque é um marco na nossa presença no país. É o maior espaço de entretenimento permanente da liga no mundo e vamos oferecer uma imersão incrível, uma vivência especial, única, no que há de melhor no universo do basquete. Acreditamos muito no engajamento, na interação e na conexão do público em espaços de experiências, e é a combinação desses conceitos que vai encantar o público", sustenta o representante do parque.

OUTRAS UNIDADES?
Questionado sobre possíveis planos de outras unidades do parque, o vice-presidente de Licenciamento e Varejo da NBA para a América Latina revela que projeto foi feito de uma forma que pode ser replicável em outras cidades e até outros países. Mas, por ora, essa possibilidade não está em discussão. "O parque é mais um passo importante no plano de expansão e crescimento da NBA. Mas hoje não há planos de novos parques", finaliza.

Veja mais fotos do parque no álbum a seguir:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados