Victor Fernandes   |   16/02/2023 17:07

Catalunha já recuperou 80% do volume de visitantes pré-pandemia

A França segue sendo principal mercado, e Argentina e Brasil disputam pela liderança na América Latina

PANROTAS / Victor Fernandes
Patrick Torrent, diretor executivo da Agência Catalã de Turismo, e Jordi Solé, diretor para a América Latina
Patrick Torrent, diretor executivo da Agência Catalã de Turismo, e Jordi Solé, diretor para a América Latina
Em 2022, a Catalunha registrou 80% do número de visitantes recebidos em 2019, no pré-pandemia. O dado foi divulgado por Patrick Torrent, diretor executivo da Agência Catalã de Turismo (ACT), durante a Fitur 2023. O executivo agora espera pela retomada da malha aérea para Barcelona para poder almejar superar os números de 2019. A França segue sendo o principal mercado para a região, e Argentina e Brasil disputam pela liderança na América Latina.

"Obtivemos uma recuperação importante, até porque tivemos um movimento local, com viagens próximas, muito grande. Estamos contentes, mas temos mercados que ainda precisamos recuperar, e temos de fazer esforços para conseguir mais conectividade aérea. Não recuperamos ainda todas as conexões aéreas de 2019, e isso é importante. Temos uma escassez de oferta de assentos e uma demanda crescente. Quando têm frequências com preços altos, atrai turistas de alto tíquete médio, mas quando não temos conexões fica difícil", explicou Torrent.

O executivo também completou sobre a França ser o maior mercado da Catalunha. "Para os franceses, a Catalunha é um destino refúgio. Quando há situações econômicas desfavoráveis globalmente, a primeira alternativa para o francês é sempre a Catalunha devido à proximidade, custo benefício e proximidades culturais. Os franceses já nos salvaram em muitas temporadas turísticas. Alguns anos, temos mais franceses na Catalunha do que espanhóis. Tratamos quase como mercado doméstico", disse.

Já na América Latina, o primeiro lugar varia. "Argentina e Brasil dividem a posição de principal mercado durante os anos. Mas acredito que temos condições favoráveis e potencial na região, a contratação de Jordi Solé vem ao encontro com nosso desejo de crescer. Precisamos de mais conectividade aérea para seguir recuperando turistas da região. Estamos apoiando conexões diretas da Singapore Airlines com Barcelona como aeroporto forte, servindo de hub de conexão para São Paulo. Além de melhorar a conectividade com São Paulo, queremos trabalhar com as próprias empresas e agências de viagens para gerar produtos e experiências", afirmou Torrent.

TURISMO NAÚTICO

Ao abordar a força de Barcelona como destino comparado ao restante da Catalunha, Patrick Torrent explicou o potencial da cidade para cruzeiros e Turismo náutico. "Barcelona é o maior e principal porto de cruzeiros fora dos Estados Unidos. "É uma excelente porta de entrada e saída de cruzeiros. 70% dos passageiros de cruzeiros são de origem e final, e apenas 30% são escalas. Agora, queremos alternar e planejar a parada dos navios para não superlotar a cidade com quatro navios de 4,5 mil passageiros atracando ao mesmo tempo", explicou.

Sobre o Turismo náutico, o diretor da ACT celebrou ser a sede da próxima edição da competição de barcos mais antiga do mundo. "Queremos nos beneficiar também de barcos menores, não massificados. E a Copa América de Vela em 2024 trará um olhar para isso. É a nossa oportunidade de posicionar Barcelona como destino de turismo náutico", afirmou. A ser disputada por duas equipes neozelandesas, Patrick ainda explicou que o campeonato trará ainda mais benefícios à região, porque as famílias, equipes e competidores moram na sede do campeonato em um período prévio, movimentando a economia em períodos não tão atrativos turisticamente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados