Com nova campanha, Uruguai quer alavancar chegada de turistas
A gestão de Turismo uruguaia investe em nova campanha para atrair mais viajantes
Por Carla Lencastre, especial para a PANROTAS
PUNTA DEL ESTE (URUGUAI) - Um museu de arte contemporânea é a mais nova e vistosa atração do famoso balneário uruguaio de Punta del Este. O Maca (Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry) inicia sua temporada 2023 de exposições temporárias no dia 6 de janeiro. É programa para o topo da lista de quem quer aproveitar o quente verão de Punta além das praias banhadas pelo Oceano Atlântico ou o estuário do Rio da Prata, das muitas festas nos "paradores" (como são chamados os bares e restaurantes à beira-rio, na parte conhecida como Praia Mansa, ou à beira-mar, na Praia Brava) e dos bons vinhos das vinícolas locais.
O Maca se destaca no saboroso menu de atrativos, mas está longe de ser o único. Argentinos (que se mudaram em grande número para Punta e arredores durante a pandemia) e gaúchos já sabem disso há tempos. Agora o Uruguai quer (re)conquistar brasileiros de diversos estados. Para isso, está investindo em uma campanha de promoção de turística. Conta também com uma parceria com a Azul Linhas Aéreas, que lançou novos voos diretos para os aeroportos internacionais de Montevidéu e Punta del Este (este situado em Maldonado), de destinos tão diferentes quanto Recife, Florianópolis e Foz do Iguaçu, para citar as rotas mais recentes.
A nova campanha foi apresentada pelo Ministério do Turismo uruguaio no final de 2022, em um evento realizado no Parador Escuela de Alta Gastronomia Pedro Figari, em Punta. A cerimônia teve a participação do presidente Luís Alberto Lacalle Pou (Partido Nacional, de centro-direita), que esteve recentemente no Brasil para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lacalle Pou foi recebido como celebridade por seus apoiadores, e não se furtou a tirar dezenas de selfies e distribuir beijos e abraços na entrada do evento.
Durante a cerimônia de apresentação da campanha Uruguay a Toda Costa, uma referência aos 600 quilômetros de beira-mar e beira-rio do país, Tabaré Viera, ministro do Turismo, conversou com a PANROTAS sobre a importância do mercado brasileiro para o Uruguai: "Atrair turistas brasileiros é um objetivo importante. Os gaúchos estão em casa, a história e a cultura nos unem. Mas não são apenas eles. O mercado brasileiro ainda pode crescer muito. O Uruguai tem uma oferta turística fantástica, com qualidade de serviço e infraestrutura. Nossa promoção ficará mais forte a partir de agora. Este será o primeiro verão normal depois que a pandemia começou e queremos chegar a um milhão de visitantes em 2023".
O lançamento da campanha contou com mais de 20 jornalistas e influenciadores digitais de Brasil, Argentina e Chile, os três maiores mercados emissores para o país. A PANROTAS foi a única mídia brasileira especializada em Turismo. Além dos discursos de praxe, a noite foi embalada por um show da banda Márama, grupo uruguaio de cumbia pop.
Para quem pretende aproveitar o verão para viajar de carro pelo Uruguai é importante saber que, desde o segundo semestre de 2022, a maioria dos pedágios do país não aceita dinheiro. É preciso registrar o veículo antes de pegar a estrada. Para isso, basta acessar o site do Telepeaje ou baixar o app. Para quem for ingressar no país de carro, já é possível adiantar o trâmite imigratório registrando o veículo no site do Ministério do Interior a partir de 48 horas antes de cruzar a fronteira. Outra dica, agora para quem for chegar de avião: vale a pena levar o passaporte brasileiro. Graças ao Mercosul, o desembarque no Uruguai pelo Aeroporto Internacional de Carrasco, na capital, é rápido e simples. É como entrar no Brasil.
Antes e depois da festa de lançamento da nova campanha de promoção turística, o grupo de jornalistas e influenciadores digitais visitou rapidamente alguns atrativos de Punta e da capital, Montevidéu, que completa 300 anos de fundação em 2024. Confira mais dicas e o roteiro com novas atrações uruguaias e outras antigas, porém sempre imperdíveis, na edição número 1.546 da Revista PANROTAS. A reportagem começa na página 51:
A PANROTAS viajou a convite do Ministério do Turismo do Uruguai e com seguro Affinity
PUNTA DEL ESTE (URUGUAI) - Um museu de arte contemporânea é a mais nova e vistosa atração do famoso balneário uruguaio de Punta del Este. O Maca (Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry) inicia sua temporada 2023 de exposições temporárias no dia 6 de janeiro. É programa para o topo da lista de quem quer aproveitar o quente verão de Punta além das praias banhadas pelo Oceano Atlântico ou o estuário do Rio da Prata, das muitas festas nos "paradores" (como são chamados os bares e restaurantes à beira-rio, na parte conhecida como Praia Mansa, ou à beira-mar, na Praia Brava) e dos bons vinhos das vinícolas locais.
O Maca se destaca no saboroso menu de atrativos, mas está longe de ser o único. Argentinos (que se mudaram em grande número para Punta e arredores durante a pandemia) e gaúchos já sabem disso há tempos. Agora o Uruguai quer (re)conquistar brasileiros de diversos estados. Para isso, está investindo em uma campanha de promoção de turística. Conta também com uma parceria com a Azul Linhas Aéreas, que lançou novos voos diretos para os aeroportos internacionais de Montevidéu e Punta del Este (este situado em Maldonado), de destinos tão diferentes quanto Recife, Florianópolis e Foz do Iguaçu, para citar as rotas mais recentes.
A nova campanha foi apresentada pelo Ministério do Turismo uruguaio no final de 2022, em um evento realizado no Parador Escuela de Alta Gastronomia Pedro Figari, em Punta. A cerimônia teve a participação do presidente Luís Alberto Lacalle Pou (Partido Nacional, de centro-direita), que esteve recentemente no Brasil para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lacalle Pou foi recebido como celebridade por seus apoiadores, e não se furtou a tirar dezenas de selfies e distribuir beijos e abraços na entrada do evento.
Durante a cerimônia de apresentação da campanha Uruguay a Toda Costa, uma referência aos 600 quilômetros de beira-mar e beira-rio do país, Tabaré Viera, ministro do Turismo, conversou com a PANROTAS sobre a importância do mercado brasileiro para o Uruguai: "Atrair turistas brasileiros é um objetivo importante. Os gaúchos estão em casa, a história e a cultura nos unem. Mas não são apenas eles. O mercado brasileiro ainda pode crescer muito. O Uruguai tem uma oferta turística fantástica, com qualidade de serviço e infraestrutura. Nossa promoção ficará mais forte a partir de agora. Este será o primeiro verão normal depois que a pandemia começou e queremos chegar a um milhão de visitantes em 2023".
O lançamento da campanha contou com mais de 20 jornalistas e influenciadores digitais de Brasil, Argentina e Chile, os três maiores mercados emissores para o país. A PANROTAS foi a única mídia brasileira especializada em Turismo. Além dos discursos de praxe, a noite foi embalada por um show da banda Márama, grupo uruguaio de cumbia pop.
Para quem pretende aproveitar o verão para viajar de carro pelo Uruguai é importante saber que, desde o segundo semestre de 2022, a maioria dos pedágios do país não aceita dinheiro. É preciso registrar o veículo antes de pegar a estrada. Para isso, basta acessar o site do Telepeaje ou baixar o app. Para quem for ingressar no país de carro, já é possível adiantar o trâmite imigratório registrando o veículo no site do Ministério do Interior a partir de 48 horas antes de cruzar a fronteira. Outra dica, agora para quem for chegar de avião: vale a pena levar o passaporte brasileiro. Graças ao Mercosul, o desembarque no Uruguai pelo Aeroporto Internacional de Carrasco, na capital, é rápido e simples. É como entrar no Brasil.
Antes e depois da festa de lançamento da nova campanha de promoção turística, o grupo de jornalistas e influenciadores digitais visitou rapidamente alguns atrativos de Punta e da capital, Montevidéu, que completa 300 anos de fundação em 2024. Confira mais dicas e o roteiro com novas atrações uruguaias e outras antigas, porém sempre imperdíveis, na edição número 1.546 da Revista PANROTAS. A reportagem começa na página 51:
A PANROTAS viajou a convite do Ministério do Turismo do Uruguai e com seguro Affinity