Bahia cresce 7,5% e alcança 6 milhões de turistas no verão
Fluxo turístico colocou a Bahia entre os cinco Estados mais visitados durante o período de férias escolares, de acordo com o Ministério do Turismo
A Bahia recebeu neste verão cerca de seis milhões de turistas, o que representa uma expansão em 7,5%, se comparado com o verão do ano anterior. Os principais emissores no doméstico foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Entre os estrangeiros, houve maior presença das nacionalidades argentina, espanhola, italiana, francesa, alemã e norte-americana.
Este fluxo turístico colocou a Bahia entre os cinco Estados mais visitados durante o período de férias escolares, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. A lista inclui Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
NÚMEROS POSITIVOS
Para dar alguns exemplos de bons resultados alcançados pelo Governo da Bahia, a equipe técnica da Setur apresentou índices registrados no primeiro final de semana de janeiro, quando foi intenso o movimento nas praias do litoral baiano.
Morro de São Paulo (zona turística da Costa do Dendê) obteve elevada ocupação hoteleira durante o Réveillon e iniciou janeiro com média em torno de 90%. Os índices positivos foram extensivos a diferentes zonas, como Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros e Chapada Diamantina.
"Ocupação hoteleira em alta é sinônimo de movimentação econômica, estimada em mais de R$ 6 bilhões, e geração de empregos", afirma o secretário do Turismo, Fausto Franco. Para manter o crescimento sustentável e combater os efeitos da sazonalidade, o Governo do Estado iniciou, em janeiro, as ações promocionais nos mercados nacional e internacional, incluindo Nova York, Madri, Bogotá, Berlim, Lisboa, Assunção, Santiago, Shangai, Londres, Lima e Buenos Aires, entre outras cidades.
PROMOÇÃO
Até novembro, a Bahia estará presente em 32 feiras internacionais de Turismo e 21 eventos nacionais, a fim de divulgar atrativos turísticos e trazer um número ainda maior de visitantes. Novos investimentos em comunicação digital também serão feitos ao longo do ano para aproximar o destino dos mercados emissores.