Associadas Braztoa vendem R$ 13,1 bilhões em 2018
Dados do Anuário Braztoa revelam que o número de embarques de passageiros teve aumento de 17% e atingiu a marca de 6,5 milhões
As associadas Braztoa venderam R$ 13,1 bilhões em 2018, crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior, de acordo com o Anuário Braztoa, lançado hoje durante o Encontro Comercial da associação em São Paulo. "Somos 81 operadoras e, juntas, conseguimos chegar a esses resultados. Os números são iguais aos que o Ministério do Turismo e a Embratur trouxeram para o País, algo que mostra a nossa força", comemora a presidente da Braztoa, Magda Nassar, em tom de despedida, pois deixará neste ano o comando da associação.
EMBARQUES
O número de embarques de passageiros teve aumento de 17% em relação ao ano anterior e atingiu a marca de 6,5 milhões, ante 5,5 milhões de 2017. Do total de passageiros embarcados, cinco milhões foram para destinos dentro do Brasil, 77,1% do total. A parcela de turistas para destinos internacionais foi de 22,9%, ou seja, 1,5 milhão de brasileiros viajaram para fora do País em 2018, contra 1,2 milhão em 2017 (23,3% de crescimento).
O Turismo nacional apontou crescimento de 5,7% em faturamento: passou de R$ 7,18 bilhões em 2017 para R$ 7,60 bilhões em 2018. Já as viagens para o Exterior mantiveram a tendência de crescimento e contabilizaram alta de 11,4% no faturamento, atingindo R$ 5,2 bilhões.
REGIÕES MAIS BUSCADAS
No Brasil, o Nordeste segue liderando ao receber 51,8% do total de passageiros embarcados. Já nos embarques internacionais, o crescimento foi de 23,3%, com destaque para América do Norte (+45,4%), seguida de América do Sul (+29,6%) e Europa (+16,8). A região da América Central e Caribe obteve leve crescimento (+4,4%). Já o bloco Ásia, África e Oceania foi o único a apresentar queda (-8,5%), após o expressivo crescimento observado em 2017 (+50,7%).Os valores médios dos pacotes praticados em 2018 para os mercados doméstico e emissivo internacional foram, respectivamente, R$ 1.521 (queda de 8,5% no tíquete médio) e R$ 3.520 (queda de 9,6% no tíquete médio).
CONSUMO
Em relação ao comportamento do cliente, o tempo médio de duração das viagens manteve certa estabilidade com relação ao período anterior. Os mais curtos (até quatro dias) foram escolhidos por 27% das pessoas. Os médios (cinco a nove dias) ganharam adesão de mais da metade das escolhas dos consumidores (51%), enquanto os roteiros mais longos (mais de dez dias) tiveram 22% nas procuras.
Sobre o tipo de pacote vendido, os completos (com terrestre e aéreo) continuam na preferência com 48% das escolhas. E a utilização de aquisição a prazo, com pagamento parcelado em mais de cinco vezes, atendeu a maior parte dos clientes (64%).
ECONOMIA INTERNA
Os turistas embarcados dentro do Brasil consumiram produtos e serviços não inclusos nos pacotes, como alimentação, transporte e passeios, gerando mais empregos nos destinos. Em 2018, chegou-se ao valor de R$ 3,6 bilhões para este indicador, representando alta de 6%.
Somando o valor dos pacotes comercializados pelas operadoras com o valor destes extras anteriormente citados, os embarques domésticos da Braztoa geraram cerca de R$ 11,2 bilhões de reais para a economia nacional.
EXPECTATIVAS
O ano de 2019 traz a perspectiva de continuidade de crescimento do setor, de acordo com a associação. “A melhoria contínua dos indicadores da economia deverá finalmente se desdobrar para o ambiente de negócios, fato que possibilitará um retorno de investimentos e fazer com que o país retome um crescimento mais vigoroso, trazendo de volta um ciclo virtuoso de renda e consumo”, diz o estudo.