O futuro dos cruzeiros são os jovens, diz Clia; veja tendências para o setor
Novas gerações são também as que mais usam os serviços dos agentes de viagens para viajar de cruzeiro
A capacidade global de cruzeiros deve crescer pelo menos 10% de 2024 a 2028 e os jovens serão o futuro do setor, segundo dados da Cruise Lines International Association (Clia) divulgados hoje (5) durante o Abav Meeting SP pelo presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.
"O levantamento mostra que nos últimos dois anos os millennials representaram 22% dos passageiros de cruzeiros, enquanto a geração Z atingiu 14%, o que significa que estes dois grupos de pessoas com menos de 43 anos respondem, juntos, por 36% dos passageiros", comenta Ferraz.
De acordo com o estudo, 73% dos viajantes dizem que os agentes de viagens têm um impacto significativo em sua decisão de fazer um cruzeiro
A idade média de um cruzeirista hoje é de 46 anos, mais baixa do que a registrada em 2020, de 47,6 anos. Além disso, ao longo das gerações, descobriu a pesquisa, a intenção de se tornar um viajante recorrente é alta:
- 84% da Geração X e dos baby boomers planeja viajar novamente em um cruzeiro;
- O mesmo acontece para 81% dos millennials;
- 74% da Geração Z e
- 74% da Geração Tradicionalista (nascidos entre 1928 e 1945).
Jovens são os que mais estão usando o serviço dos agentes de viagens
O estudo da Clia revela também que as gerações mais jovens estão usando consultores de viagens a uma taxa mais alta do que as outras gerações ao reservarem seus cruzeiros. Quando questionados se usaram o serviço de um consultor de viagens para reservar um cruzeiro nos últimos seis meses:
- 69% dos jovens da Geração Z disseram que sim. Essa resposta também foi dada por:
- 68% da geração X;
- 66% dos millennials;
- 44% dos Baby Boomers e
- 38% dos viajantes da Geração Tradicionalista.
- Além disso, a capacidade de gastos do cliente millennial cresceu 49% desde 2019, com patrimônio líquido médio hoje para um indivíduo com 40 anos ou menos em US$ 259 mil, de acordo com a J.P Morgan Cruise Research.
Cruzeiristas ficam mais satisfeitos quando compram com o agente de viagens
O levantamento também mostra que as pontuações líquidas do NPS são mais altas quando os viajantes de cruzeiros reservam suas férias por meio dos agentes de viagens.
- 73% dos viajantes dizem que os consultores de viagens têm um impacto significativo em sua decisão de fazer um cruzeiro;
- A principal razão pela qual os viajantes de cruzeiros recorrem aos agentes de viagens é o conhecimento e experiência desses profissionais.
Frota de navios de luxo mais do que triplicou desde 2010
- De 2010 a 2024, o número de leitos cresceu 300%. Em 2010, eram 10.417 mil leitos oferecidos no segmento e neste ano o número foi de 35.791.
- Em 2028, esse número deve ser de 45.751 leitos em navios de luxo.
E o luxo se estende além dos oceanos, de acordo com Marco Ferraz. "Os navios fluviais também estão crescendo e na Clia já há mais de 200. Eles têm criatividade na operação e já vi casos de navios fluviais que juntam roteiros na África, na Ásia, nos Eua, percorrendo vários rios e dizem que é a volta ao mundo de navio fluvial. Essa é uma opção que os agentes de viagens podem vender para o passageiro de luxo", sugere.
Frota atual da Clia inclui um balanço entre tamanhos dos navios
O levantamento da Clia mostra que, de 2023 a 2028:
- 34% dos navios terão 1 mil camas duplas;
- 39% dos navios terão de 1 mil a 3 mil camas duplas;
- 28% dos navios terão de 3 mil a 4 mil camas duplas.
"Tem muito navio pequeno e médio chegando para operar em todo o mundo. 70% das novas embarcações são pequenos ou médias, é muita coisa que temos para vender", comenta Ferraz.
Aumenta o número de cruzeiristas de primeira viagem
- O estudo mostra que 27% dos cruzeiristas nos últimos dois anos são de primeira viagem, o que representa alta de 12%
"Quase um terço dos cruzeiristas é de primeira viagem. Nesse contexto, vale destacar que os cruzeiros temáticos são uma excelente porta de entrada para quem quer fazer sua primeira viagem em um navio", comenta Marco Ferraz.
Outras tendências observadas pelo estudo:
- O número de passageiros que navegam em itinerários de expedição aumentou 71% de 2019 a 2023;
- 45% dos viajantes de cruzeiros reservaram uma excursão em terra acessível no ano passado. Hoje, mais de 100 excursões em terra acessíveis estão disponíveis nos portos de escala de cruzeiros. "Tem muita gente com problema de locomoção e as pessoas buscam excursões, portos terminais, ônibus e atrações acessíveis, e garantir isso é um trabalho que a Clia tem realizado bastante", comenta o presidente da Clia Brasil;
- Os cruzeiros são a melhor escolha para viajantes multigeracionais - com um terço das famílias navegando com pelo menos duas gerações. 28% dos cruzeiristas viajam com três a cinco gerações;
- 67% dos viajantes de cruzeiros individuais são boomers;
- 63% estão navegando com mais de uma pessoa.