Indústria de cruzeiros gera 6,4 bilhões de euros na Espanha em 2023
Setor também foi responsável por contribuir com 3 milhões de euros para o PIB espanhol

De acordo com o Tourism Economics/Oxford Economics e a Clia, a indústria de cruzeiros gerou um faturamento de 6,4 bilhões de euros na Espanha durante o ano de 2023, 14% a mais que no ano anterior. O relatório também divulgou que a indústria foi responsável pela criação de 49 mil empregos e contribuiu com mais de 3 bilhões de euros para o PIB espanhol.
Quase metade dos 6,4 bilhões está ligado às companhias marítimas e suas operações, incluindo custos de abastecimento e amarração portuária, além dos investimentos das companhias nos estaleiros espanhóis. Os salários totalizaram 1,8 bilhão de euros, mais de 22% do registrado em 2022.
Em nível europeu, a indústria de cruzeiros movimentou mais de 55 bilhões de euros, contribuindo com 25,7 bilhões de euros para o PIB.
Segundo o diretor da Clia na Espanha, Alfredo Serrano, os números sustentam a capacidade da indústria de cruzeiros de gerar riqueza e oportunidades, além de beneficiar outros segmentos, como guias de Turismo, empresas de alimentação e agências de viagens.