Estados brasileiros citam novos possíveis destinos para cruzeiros
Alagoas, Bahia, São Paulo e Santa Catarina debateram também como captar mais navios em suas regiões
BRASÍLIA (DF) - Em mais um painel do 6º Fórum Clia Brasil, que acontece nesta quarta-feira (28) na Confederação Nacional de Municípios, em Brasília, quatro Estados brasileiros comentaram os desafios para atrair mais navios para suas regiões e novos possíveis destinos.
Evandro Neiva, secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, citou Penha como um dos destinos que podem receber escala teste em breve. "Estamos trabalhando também, com muito cuidado, em Florianópolis", apontou.
Em São Paulo, o retorno de Ubatuba está sendo discutida e voltará à pauta a todo vapor após as eleições municipais. Para Luís Antônio Sobrinho, consultor da Invest SP da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, a retomada de cruzeiros a Ubatuba é um importante indutor para o município.
Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado da Bahia, destacou que Porto Seguro já recebe navios de pequeno porte e há a possibilidade de ampliar essa oferta para Morro de São Paulo e Barra Grande.
Já Marília Herrmann, secretária executiva do Turismo de Alagoas, apontou o crescimento da marina de Barra de São Miguel, que, apesar de não receber grandes embarcações, vem tendo aumento significativo em sua oferta.
Como Estados podem aumentar a captação de cruzeiros?
Para Maurício Bacelar, a Bahia, que já possui dois portos (Ilhéus e Salvador), se vende por estar no Nordeste, com "belas praias no Estado e próximo a outras regiões nordestinas".
A vizinha Alagoas destacou que o governo está de olhos abertos para se estruturar e receber melhor o cruzeirista. "Nós fizemos visitas técnicas em terminais que recebem cruzeiros em Miami, e depois disso estamos abrindo mais os olhos para atrair mais cruzeiros para Alagoas. Além dos nossos atrativos, precisamos estruturar o Estado", disse Marília. Ainda assim, Alagoas colheu bons frutos da última temporada de cruzeiros (23/24), quando recebeu 28 paradas e 141 mil leitos, injetando na economia R$ 60 milhões. Para a próxima, a expectativa é de expansão de todos os números.
São Paulo também já tem se movimentado para atrair mais cruzeiros. As discussões para a transferência do terminal de passageiros para Valongo segue ativa. Além disso, o governo tem conversado com receptivos para uma proximidade das agências com cruzeiros, numa forma de melhorar a experiência do cruzeirista no Estado e desembarcar do cruzeiro com o pacote fechado.
Já no caso de Santa Catarina, o governo está próximo das armadoras para colher bons resultados. Ainda, vem trabalhando em um novo projeto de terminal exclusivo para passageiros em Itajaí, conforme explicou Evandro Neiva.