Secretarias estaduais revelam planos para receber cruzeiros; confira
São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Alagoas participaram do Fórum Clia Brasil 2023
BRASÍLIA (DF) - Estados presentes nas rotas de navios de cruzeiros pelo Brasil, São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Alagoas enviaram representantes de suas secretarias para participar do Fórum Clia Brasil 2023, em Brasília. Em um painel mediados pelo jornalista André Coutinho, cada executivo falou sobre as características de seu destino e salientou a relevância dos cruzeiros para a indústria estadual de Turismo.
A principal novidade do painel veio do secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva, que revelou os planos da secretaria e do governador para as navegações. De acordo com o secretário, o plano do Estado é incluir Florianópolis como porto de parada para cruzeiros. O planejamento já está sobre a mesa das autoridades locais e os investimentos devem começar em breve.
Mesmo com a atenção especial para a capital, a secretaria catarinense também destacou a presença de Itajaí na lista de portos de parada e lembrou que o segmento de cruzeiros é fundamental para o desenvolvimento do setor na região.
Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, revelou que a secretaria tem buscado meios de apresentar aos cruzeiristas que chegam ao Estado as regiões sul e norte do litoral do Estado. Para isso, tem ressaltado a proximidade dessas praias do porto de Maceió, que recentemente foi reformado.
As reformas e modernizações foram os pontos reforçados também por Maurício Bacelar, secretário da Bahia, e por Luís Sobrinho, da secretaria paulista. O baiano lembrou da modernização da região do porto em Salvador e Sobrinho falou sobre a modernização do centro de Santos, que é uma parada tradicional para cruzeiros.