92% dos cruzeiristas desejam fazer novas viagens de navio
Litoral do nordeste foi apontado como destino preferidos para viajantes de cruzeiros na temporada 22/23
BRASÍLIA (DF) - Apresentado hoje (30), durante o 5º Fórum Clia Brasil 2023, em Brasília, o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2022/2023 mostra também as características do viajante que embarcou nos navios que estiveram na temporada 22/23 no Brasil. Além de mostrar o impacto do setor na economia nacional, o levantamento sublinhou também a fidelidade que o cruzeirista tem com os navios. De acordo com o relatório, quase 92% dos pesquisados desejam realizar uma nova viagem de cruzeiro e 87% querem retornar ao destino de escala.
Esses índices, conforme afirmam os pesquisadores, reforçam o papel da viagem de cruzeiro como uma vitrine para os viajantes conhecerem diversos destinos de maneira dinâmica e voltarem em um outro momento. Além disso, a ampla maioria dos entrevistados (78%) desceu em, pelo menos, uma parada do roteiro.
Quanto à frequência, 66,1% dos cruzeiristas realizavam sua primeira viagem de navio, enquanto os 33,9% restantes já haviam viajado de cruzeiro, em média, aproximadamente quatro vezes, o que demonstra que os cruzeiros estão sempre levando novos turistas aos destinos dos roteiros.
Quando perguntados sobre o destino de preferência no Brasil, 66,2% informaram o Litoral Nordeste, e entre os que apontaram interesse em realizar cruzeiros no Exterior, 41,8% indicaram o Caribe e 36,8% a Europa como preferência de viagem. Entre os embarcados na temporada, 60,8% são mulheres e 39,2%, homens. Em relação ao estado civil, 61,4% informaram ser casados ou estar em união estável.
De maneira geral, os cruzeiristas viajam acompanhados (98,9%), sendo os principais acompanhantes filhos e parentes (51,9%), cônjuge (24,7%), e amigos (19,5%).
Brasileiros pelo mundo
O número de turistas residentes no Brasil que realizaram viagens de cruzeiros no Exterior durante o ano de 2022 foi de 75,3 mil, gerando uma receita estimada de R$ 554 milhões (R$ 320 milhões a mais que em 2021). Caribe e Mediterrâneo foram os principais destinos de preferência.