MSC e estaleiro firmam parceria para construção de terminal em Miami
Projeto receberá um investimento de, aproximadamente, 350 milhões de euros e será concluído em 2023
A Divisão de Cruzeiros do grupo MSC e o estaleiro Fincantieri, por meio da Fincantieri Infrastructure Florida, acabam de anunciar a assinatura de um contrato para a construção de um novo mega terminal de cruzeiros no PortMiami, onde se localiza o hub da indústria de cruzeiros na América do Norte e no Caribe.
O novo terminal receberá um investimento de, aproximadamente, 350 milhões de euros e será composto por um edifício central de vários níveis para receber até três navios de última geração ao mesmo tempo, com até 36 mil viajantes transitando todos os dias. O projeto está previsto para ser concluído até dezembro de 2023.
O local será capaz de acomodar os maiores navios de cruzeiro da empresa, incluindo o MSC Seashore, que está atualmente em fase de conclusão da sua construção no estaleiro Fincantieri, em Monfalcone, na Itália, e será direcionado para partir de Miami no final deste ano, bem como os futuros navios da linha World Class, movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL). Em linha com os planos de PortMiami de permitir a conectividade de energia no porto, os navios da companhia recebidos estarão prontos para se conectar à rede elétrica local.
“Nos últimos 35 anos, o grupo MSC tem sido um parceiro importante para a economia dos Estados Unidos, por meio do nosso papel como um dos líderes em transporte de contêineres do mundo, bem como operadores de terminais, tanto para cargas, quanto para passageiros. Nesse aspecto, Miami, particularmente, sempre foi um hub chave para ambos e o novo terminal consolida nossa presença neste importante centro marítimo”, diz o presidente executivo da Divisão de Cruzeiros do grupo, Pierfrancesco Vago.
Além de instalações para serviços aos passageiros, o novo terminal incluirá áreas de escritórios, um estacionamento com capacidade para receber, pelo menos, 2,4 mil veículos, e uma nova conexão rodoviária. De acordo com os termos do projeto, a companhia construirá duas novas docas, com 750 metros no total, e o Condado de Miami-Dade também construirá uma terceira. O projeto também prevê a construção da infraestrutura em terra relacionada, incluindo estações de abastecimento de água e quatro decks para o embarque de passageiros.
O novo terminal receberá um investimento de, aproximadamente, 350 milhões de euros e será composto por um edifício central de vários níveis para receber até três navios de última geração ao mesmo tempo, com até 36 mil viajantes transitando todos os dias. O projeto está previsto para ser concluído até dezembro de 2023.
O local será capaz de acomodar os maiores navios de cruzeiro da empresa, incluindo o MSC Seashore, que está atualmente em fase de conclusão da sua construção no estaleiro Fincantieri, em Monfalcone, na Itália, e será direcionado para partir de Miami no final deste ano, bem como os futuros navios da linha World Class, movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL). Em linha com os planos de PortMiami de permitir a conectividade de energia no porto, os navios da companhia recebidos estarão prontos para se conectar à rede elétrica local.
“Nos últimos 35 anos, o grupo MSC tem sido um parceiro importante para a economia dos Estados Unidos, por meio do nosso papel como um dos líderes em transporte de contêineres do mundo, bem como operadores de terminais, tanto para cargas, quanto para passageiros. Nesse aspecto, Miami, particularmente, sempre foi um hub chave para ambos e o novo terminal consolida nossa presença neste importante centro marítimo”, diz o presidente executivo da Divisão de Cruzeiros do grupo, Pierfrancesco Vago.
Além de instalações para serviços aos passageiros, o novo terminal incluirá áreas de escritórios, um estacionamento com capacidade para receber, pelo menos, 2,4 mil veículos, e uma nova conexão rodoviária. De acordo com os termos do projeto, a companhia construirá duas novas docas, com 750 metros no total, e o Condado de Miami-Dade também construirá uma terceira. O projeto também prevê a construção da infraestrutura em terra relacionada, incluindo estações de abastecimento de água e quatro decks para o embarque de passageiros.