"Temos recursos próprios e não dependemos de fundos", diz BRT sobre desafio das operadoras
Segundo Marco Di Ruzze, quem não tiver um controle financeiro e patrimônio líquido, ficará pelo caminho
![Carlos Vazquez, Eraldo Palmerini, Marco Aurélio Di Ruzze, da BRT](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/440229/d673f3b5389d82c22bdcf745a34e862d20250206083613/239,0,1980,1182/1206,720,0.32/0/default.jpg)
O vice-presidente da BRT Consolidadora e Operadora de Turismo, Marco Aurélio Di Ruzze, apresentou ao Portal PANROTAS todas as novidades da empresa e ainda destacou os desafios atuais do mercado, incluindo inseguranças recentes, principalmente entre as operadoras de Turismo.
Ao abordar as incertezas do setor, Di Ruzze afirmou que as operadoras estão sofrendo com o alto custo do dinheiro no Brasil, além da flutuação da taxa de câmbio, que atingiu patamares altos, queimando assim margem no final do ano.
"Quem não tiver um controle financeiro eficiente e muito patrimônio líquido, ficará pelo caminho. A vantagem na BRT é trabalhar com recursos financeiros próprios, sem depender de fundos de investimento e outras captações financeiras; unidades de negócio próprias, ou seja, não temos representações. Temos conteúdo nacional próprio e a consolidação de bilhetes como vertical de negócios, mitigando custos financeiros e operacionais. Portanto, temos um ambiente de preços competitivos com margem operacional que garanta nossa perenidade"
Marco Aurélio Di Ruzze, vice-presidente da BRT
Já o presidente e fundador da BRT, Eraldo Palmerini, destacou o processo de regionalização das vendas da empresa. Segundo ele, o Brasil é muito grande e a BRT prefere estar sempre próxima do agente de viagens, com segurança de conhecer pessoas do mercado local e ter um endereço próprio para receber visitas.
"Estamos de olho em mercados com população acima de um milhão de habitantes, ouvindo agências e aguardando a oportunidade correta. Importante oferecer nossa qualidade de serviços sem estragar os mercados. Não adianta chegar contratando com altíssimos salários e depois não conseguir honrar, como algumas empresas têm feito. Tenho uma empresa perene há quase meio século, e espero que ela continue assim: um porto seguro para as agências e colaboradores"
Eraldo Palmerini, presidente da BRT
Sobre crescimento, o vice-presidente Carlos Vazquez afirmou que "o crescimento virá de ganho de market share. Nosso foco é mais voltado à qualidade da prestação de serviços às agências, do que em algum nicho ou destino. Claro que as áreas de produtos estão atentas às tendências, trazendo produtos relevantes na prateleira todos os dias. Porém, sempre pensando nas agências", revelou ele.
Por fim, sobre os projetos da salas vip, Eraldo Palmerini afirmou que está tudo muito bem. "Já estamos com quatro lounges em funcionamento (Porto Seguro, Cuiabá, Sinop e Confins - lado ar) e dois em construção (Viracopos Internacional e Confins - lado terra), disse ele, que ainda prometeu novidades relacionadas à BRT Lounges aos agentes de viagens, além de novas unidades.
Os executivos estavam reunidos na Convenção de Vendas 2025, na última semana, no Vila Galé Alagoas, em Barra de Santo Antônio (AL), com toda a equipe da consolidadora. No evento, a BRT anunciou uma abordagem mais direcionada a estratégias de vendas, com foco principal nos agentes de viagens.