35 anos da GTA: veja 6 fatores que explicam a trajetória de sucesso da empresa
Celso Guelfi destaca as diferenciais e estratégias da empresa para se destacar no mercado de seguro viagem
Uma equipe de três funcionários e um portfólio de três produtos. Assim começou a história da GTA, em 1989. Hoje, a empresa emite 73 mil vouchers por dia e treina dez mil agentes de viagens em um ano, tendo a tecnologia como aliada para evoluir ainda mais. Ao celebrar os 35 anos da empresa, seu fundador e presidente, Celso Guelfi, falou sobre as escolhas assertivas que fez ao longo de sua trajetória no mercado de seguro viagem para garantir a longevidade da empresa.
Confira, abaixo, quais são elas:
1. Adaptação ao mercado
“Passamos por várias crises, mudanças políticas e econômicas, mas fomos nos adequando. A tecnologia foi chegando e fomos nos adaptando ao que o mercado queria. Quando emitimos 100 vouchers no mês foi uma festa. Hoje, a GTA emite 73 mil por dia e queremos aumentar esse número em 9% no ano que vem”, conta Celso Guelfi.
2. Treinamento intensivo sobre o seguro viagem
Os bons resultados da GTA são consequência de muito treinamento dos agentes de viagens para que eles ofereçam o seguro a seus passageiros, segundo Guelfi. “33 anos atrás fizemos uma pesquisa de mercado pra entender a importância do seguro viagem e descobrimos que menos de 1% das agências ofereciam esse produto aos seus passageiros. Então, decidimos qualificar as agências para vender e fizemos isso por meio de treinamentos”. Neste ano, a GTA treinou dez mil agentes de viagens e o objetivo é aumentar esse número para 11 mil em 2025. "É preciso estar muito antenado no mercado para saber o que passageiro quer e como descobrimos isso? Por meio dos treinamentos que realizamos. Neles ouvimos muito as agências, que nos trazem demandas dos seus passageiros e nós vamos nos adaptando a isso".
3. Aposta certeira na venda do agente de viagens
"Eu nunca quis partir para a venda direta. Sempre entendi que a venda por meio do agente de viagens é mais personalizada, as pessoas olham, conversam e têm tempo para tirar suas dúvidas. Em marketing se fala nos três Ps: preço, produto e promoção. No nosso negócio, temos mais um: o pessoal, que vale muito. Nossa missão é atender a qualquer hora e nossos executivos são preparados para atender as agências de viagens a qualquer momento, se o telefone tocar, eles vão atender, e isso nos leva a prosperar".
"Muito se falava que as agências de viagens iam acabar, principalmente quando as OTAs surgiram, mas as agências continuam fortes. E isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia, quando vimos como era importante o papel do agente de viagens. Hoje temos um número de agências compradoras que já é maior do que o de 2019 e isso mostra que essas empresas continuam atendendo".
4. O relacionamento como essência
"Nesses 35 anos nós mudamos muito o rumo das coisas, seja no que se refere à tecnologia, à adaptação, à criação de produtos, mas nunca mudamos o relacionamento e isso permanecerá. Estamos presentes em 22 feiras por ano e hoje a GTA tem 153 executivos de contas. Se for realizada uma média de seis visitas por dia, estamos falando de 900 agências visitadas em um dia".
5. Tecnologia como aliada
Recentemente, a GTA anunciou uma parceria com a Iza Seguradora, primeira plataforma 100% digital aprovada pela Susep. O acordo tem como objetivo tornar a experiência do cliente mais ágil e dinâmica, com foco na praticidade do atendimento. "Temos agora o atendimento via telemedicina, que pode fazer, por meio do smartphone, uma leitura facial do cliente, permitindo a aferição de pressão arterial, batimento cardíaco, temperamento, hemoglobina e nível de estresse, dando mais assertividade ao diagnóstico".
6. Novos players no mercado não incomodam, mas estimulam
Ao ser questionado se a chegada de novos players no mercado o incomodam, Celso Guelfi é assertivo em sua resposta: "Toda vez que há players novos, podemos melhorar nossa performance nos tornar mais eficientes. Quanto mais players há, mais pessoas proliferam os benefícios do seguro viagem e isso é bom".