Pedro Menezes   |   02/08/2024 13:58
Atualizada em 02/08/2024 17:14

Hero reitera que ação da Susep não lhe afeta e abre detalhes operacionais

O co-CEO e co-fundador da Hero Seguros, Raphael Swierczynski, esclareceu as polêmicas ao Portal PANROTAS


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Raphael Swierczynski, co-CEO e co-fundador da Hero Seguros<br/>
Raphael Swierczynski, co-CEO e co-fundador da Hero Seguros

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), na última semana, pediu a suspensão da comercialização de seguro viagem por parte da Too Seguros, como uma medida cautelar enquanto termina seu processo de fiscalização.

A Too Seguros não comercializa mais o produto desde novembro do ano passado, quando encerrou contrato com a Hero Seguros, mas ainda há cerca de 500 bilhetes, fruto dessa parceria, em vigor, e que em nada são afetados pela decisão da Susep, que se refere apenas a novas vendas (que já não existem desde o final de 2023).

O relatório da reunião da Susep também continha o nome da Hero Seguros, com contextualização da fiscalização. Essa fiscalização, segundo a Hero Seguros, em nada afeta as operações da empresa com a Generali, atual seguradora, e nem as apólices vendidas ainda na parceria da Too, até novembro do ano passado.

Entramos em contato com o co-CEO e co-fundador da Hero Seguros, Raphael Swierczynski, que nos concedeu uma entrevista exclusiva para esclarecer toda esta polêmica que envolveu o nome da empresa desde a divulgação da decisão da Susep.

"A Susep sempre faz esta fiscalização nas seguradoras. A Too Seguros passou por isso, como todas as outras. Neste caso, a Susep pediu mais informações sobre o segmento de seguro-viagem e suspendeu a venda por medida cautelar. Só que nada muda neste caso, porque a Too não vende mais este produto e não quer vender. Por outro lado, a Hero Seguros trabalha com a Generali desde o ano passado, ou seja, não tem nada a ver com esta decisão da Susep"

Raphael Swierczynski, co-CEO e co-fundador da Hero Seguros

Principais pontos abordados pelo CEO

  • CEO diz que ação da Susep é uma fiscalização normal e que em nada afeta as operações da Hero

  • Hero não é alvo de qualquer investigação ou fiscalização e não trabalha mais com a Too Seguros desde novembro de 2023

  • Medida cautelar da Susep proíbe a Too de vender seguros viagem novos – a decisão não afeta os seguros já vendidos pela Hero pré-novembro de 2023;

  • Os cerca de 500 bilhetes de seguro ainda vigentes na parceria Too/Hero são válidos e qualquer sinistro será pago pela Hero, e reembolsado (à Hero) pela Too – não há qualquer impedimento pela Susep em relação aos seguros antigos;

  • Os níveis de cancelamento da Hero, segundo seu CEO, eram de 4,6% com a Too e estão em 4,5% com a Generali, abaixo da média de mercado, que seria, de acordo com ele, 6%.

Seguros-viagem emitidos via Too Seguros serão honrados

Os seguros emitidos pela Too Seguros até meados do ano passado não têm impacto nenhum nas operações da Hero Seguros, que vai honrar todas as emissões e possíveis sinistros que os clientes podem ter. De acordo com o co-CEO da Hero, hoje já há menos de 500 seguros-viagens, ainda da Too Seguros, com vigência neste ano.

"Vendemos 850 mil seguros-viagens com a Too Seguros, mas hoje há menos de 500 em vigência. E todas as pessoas asseguradas, tanto pela Too Seguros, quanto pela Generali, que é a nossa seguradora atual, podem viajar tranquilas, que todas as apólices estão normais e que todos os seguros ativos serão honrados pela Hero"

Raphael Swierczynski, co-CEO e co-fundador da Hero Seguros

Raphael reitera que qualquer decisão da Susep em nada afeta a Hero, porque não é mais parceria da Too Seguros. O que há hoje são os seguros viagens remanescentes das vendas do ano passado, que serão honrados. "Quem paga o sinistro é a Hero Seguros e quem reembolsa é a Too Seguros. A operação das duas segue normalmente e nada muda com a decisão da Susep. Qualquer outra informação é inverídica", destacou.

Há desconfiança por parte dos agentes de viagens?

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Raphael Swierczynski, co-CEO e co-fundador da Hero Seguros, com parte da equipe<br/>
Raphael Swierczynski, co-CEO e co-fundador da Hero Seguros, com parte da equipe

Raphael foi categórico ao afirmar que os agentes de viagens, ao invés de desconfiar, estão defendendo a Hero nos grupos de Turismo nas redes sociais. "O que podemos afirmar é que não tivemos qualquer impacto em nossas vendas desde que começou todo este burburinho", frisou o executivo.

Segundo ele, o que vem sendo visto é uma demonstração de confiança com base na experiência que os clientes têm conosco. "O que a concorrência está falando, entra por um ouvido e sai por outro. Felizmente, temos uma rede de confiança forte dentro da Hero Seguros. Pudemos ver o quão sólida está a operação e quão confíavel somos em relação aos nossos parceiros", complementou Raphael

"Seguimos vendendo, registrando números bastantes positivos, sempre crescendo e bastante tranquilos sobre todos os números questionados. Estamos à disposição da Too Seguros para quaisquer esclarecimentos que ajudem na resposta à Susep. A verdade é que não há danos para nenhuma empresa e/ou cliente. O resto é fumaça. mas já estamos prontos para esclarecer as dúvidas de todos os nossos clientes"

Raphael Swierczynski, co-CEO e co-fundador da Hero Seguros

Diferenciais que, segundo o CEO, chacoalharam o mercado

De janeiro de 2023 até agosto de 2024, a Hero Seguros pulou de 16 para 130 colaboradores. Desde a fundação, já foram 1,5 milhão de seguros comercializados. De acordo com o CEO, este crescimento exponencial, cheio de diferenciais em relação a outras empresas do mercado, é que teria incomodado alguns players.

"Causamos polêmicas desde que nascemos porque viemos com o propósito de fazer diferente. O mercado de seguro-viagem foi nada ou muito pouco inovado nos últimos 40 anos. E neste mercado, as empresas seguem batalhando por preço, mas nada de diferente foi feito. Tanto é que, em pouco tempo, já somos uma das três maiores empresas do mercado, com 10% de share"

Raphael Swierczynski, co-CEO e co-fundador da Hero Seguros

Diferenciais apresentados pelo co-CEO da Hero:

  • Facilidade de comercialização com APIs integrados
  • Benefícios não ligados ao uso do seguro e que atraíram novos clientes, como salas vips em aeroportos para diversos níveis de seguro viagem, no que ele chama de democratização do uso de lounges vips
  • Descontos em free shop nos aeroportos
  • Cashback e bônus na hora da compra do seguro-viagem
  • Reembolso mais rápido do mercado
  • Bônus pode ser utilizado em mais de duas mil lojas de varejo no País
  • Telemedicina do Einstein para todos os clientes
  • Categorização de complexidade de casos na hora do atendimento por necessidade
  • Central própria de atendimento na sede da empresa, em São Paulo
  • Atendimento humanizado 24 horas por dia
  • Relação saudável com a seguradora (mais autonomia e responsabilidade; e divisão de ganhos)
  • Elaboração e comercialização de produtos exclusivos

Susep confirma que Hero Seguros não tem nada a ver com processo

Em nota, a Superintendência informou que "medida cautelar em questão refere-se apenas às operações da Too Seguros no ramo de seguro viagem e não possui efeitos quanto às operações da Hero MGA", o que corrobora o já dito pelo CEO da Hero Seguros, Raphael Swierczynski.

Ainda segundo a Susep, o caso citado trata de aplicação de medida cautelar para suspensão da operação da Too Seguros S/A no ramo Viagem, como podemos ver o comunicado na íntegra AQUI.

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