Rodrigo Vieira   |   11/02/2021 15:36
Atualizada em 11/02/2021 15:47

Abav elenca ações para a retomada e enfrentamento à crise

Doco das ações é a capacitação do agente associado, mas o pacote ainda inclui nichos e eventos


Magda Nassar, presidente da Abav Nacional
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

A crise enfrentada pelo Turismo devido à pandemia de covid-19 tem as agências de viagens como um dos elos mais afetados da cadeia produtiva, e é por isso que a Associação Brasileira de Agências de Viagens, a Abav Nacional, criou um pacote de ações para a retomada neste período de extrema dependência de uma campanha de vacinação ainda prematura no País.

O foco das ações é a capacitação do agente associado, mas o pacote ainda inclui nichos e o retorno de uma edição presencial da Abav Expo, que no ano passado deixou de ocorrer devido à pandemia de covid-19.

AÇÕES ABAV PARA A RETOMADA

PROGAMA ANUAL DE CAPACITAÇÃO DO ICCABAV
O programa começa em março e vai se estender até dezembro. Os associados devem procurar as Abavs estaduais, que serão as anfitriãs dos eventos, de maneira que garante a participação das agências locais. O foco do programa será em destinos, gestão e promoção comercial.

MATCHBUSINESS
A entidade também traz as Matchbusiness, que neste ano será virtual, mas sem abrir mão de rodadas de negócios e capacitação. Os compradores serão selecionados por meio de inscrições prévias, e os participantes terão prioridade de ingressas em outros eventos da Abav Nacional. A entidade promete um evento organizado, que acontecerá em 11 e 12 de maio.

ASSOCIADO ALIADO
Ação da Abav Nacional para gerar visibilidade, relacionamento com agências, capacitação e condições especiais na aquisição de outros serviços Abav. Os planos são anuais ou semestrais, com três opções de filiação.

Saiba mais em abav@abav.com.br ou (11) 3155-3077.

LUXO
Em dezembro a Abav criou um grupo especializado em viagens de luxo, com a missão de buscar o aprimoramento, fortalecimento, a competitividade e o crescimento das agências de viagens do País atuantes no alto padrão.

Este grupo promete participação neste ano com capacitação junto a fornecedores do mercado de luxo; apresentação de soluções focadas no alto padrão; mapeamento dos associados envolvidos e mais.

MBA COM ÊNFASE EM TURISMO, HOTELARIA E EVENTOS
Outra novidade é uma parceria com a Universidade Federal Fluminense para um MBA em gestão de serviço com ênfase em Turismo, Hotelaria e Eventos. Associado Abav faz o curso na UFF com 20% a todos seus associados. O curso será feito à distância.

ABAV EXPO E COLLAB
Neste ano, o principal evento anual da Abav terá uma edição presencial e o que a entidade chama de espelhamento virtual. A Abav Expo e Collab acontecerá entre 29 de setembro e 1º de outubro.

AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À CRISE

A gerente da Abav Nacional, Jerusa Hara, e a presidente da associação, Magda Nassar, também reforçaram ações de enfrentamento à crise, todas elas já publicadas no Portal PANROTAS.

"Assina, presidente", pediu Magda Nassar a Jair Bolsonaro em relação à Lei 14.046, para dar mais um ano de prazo para as agências de viagens reembolsarem seus clientes. "Só falta assinatura. Trabalhamos ativamente com outras entidades para chegar a essa conquista", completou.

Entre outros pleitos, foi mencionada a MP 936, transformada na Lei 14.020, visando à preservação de empregos, e a Lei 14.051, para facilitar o acesso aos créditos do Fungetur (MTur) para médias e pequenas empresas, além da parcaria com a Caixa, com aproximadamente R$ 30 milhões em linhas de crédito para associados em programas como FAMPE, PRONAMPE e FGI.

Paralelamente, a entidade trabalhou na criação de campanhas, como a Adia, que mobilizou consumidores a adiarem os planos de viagem em vez de optarem pelo cancelamento, e na elaboração de protocolos sanitários em apoio ao Selo Turismo Responsável, lançado pelo Ministério do Turismo, e ao Guia do Viajante Responsável como entidade integrante do Movimento Supera Turismo.

“Foram meses de muito trabalho e pouca ou nenhuma rentabilidade, que atravessamos graças também à flexibilidade e poder de reação das nossas agências de viagens associadas, que se mostraram mais preparadas diante de uma crise sem precedentes”, ressalta Magda.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados