Brasil é um dos países mais receptivos para turistas LGBT, diz pesquisa
Marriott divulgou dados sobre viajantes da comunidade em Caribe e Am. Latina
A Marriott International apresenta os resultados da pesquisa que realizou com viajantes da comunidade LGBTQIAPN+ na região do Caribe e América Latina (CALA). O estudo foi realizado pela Appinio em sete mercados da região: México, República Dominicana, Porto Rico, Costa Rica, Colômbia, Brasil e Chile. Além de revelar as preferências e necessidades da comunidade, ele também identificou áreas de melhorias para todo o setor de viagens.
Dentre os membros da comunidade que participaram da pesquisa, as três principais experiências buscadas são relaxamento (59,7%), cultura (56,4%) e praia (53,4%).
Na região CALA, os cinco destinos favoritos dos entrevistados são:
- México
- Argentina
- Brasil
- República Dominicana
- Porto Rico
Destes, os seguintes foram mencionados como mais receptivos à comunidade LGBTQIAPN+: Brasil, México e Argentina.
A maioria dos entrevistados (90%) planeja fazer uma viagem doméstica ou internacional nos próximos 12 meses. Além disso, mais da metade (51,3%) considera as viagens uma parte importante de suas vidas, as prioriza em seus orçamentos e economiza para realizá-las.
Confira destaques no gráfico abaixo:
Preferências e fatores decisivos
Uma a cada quatro pessoas entrevistadas planeja viajar sozinha pelo menos uma vez nos próximos 12 meses. A maioria afirma que também planeja viajar com parceiros ou família.
Ainda segundo o estudo, ao escolher um destino, os aspectos mais importantes são:
- Segurança
- Facilidade de viajar
- Custo total.
Outros fatores considerados importantes ou muito importantes foram:
- Avaliações e recomendações em redes sociais
- Boa receptividade a pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.
Outros resultados
Dentre os entrevistados, 45,8% sentem que viajantes LGBTQIAPN+ são representados e atendidos adequadamente pelo setor de Turismo na região do Caribe e América Latina, e 45% afirmaram que há maior probabilidade de reservarem suas viagens com empresas que divulgam ativamente seu apoio e receptividade à comunidade.
A pesquisa também destaca medidas concretas que hóspedes e profissionais do setor podem tomar para proporcionar uma melhor experiência aos viajantes da comunidade LGBTQIAPN+. Em relação aos hotéis, as medidas mais citadas foram:
- tratamento igualitário para todas as conformações de casais,
- clareza na comunicação das políticas de inclusão
- e treinamentos em diversidade, equidade e inclusão para colaboradores.
Em relação a outros viajantes, as três principais medidas citadas pelos entrevistados foram:
- respeito à privacidade e aos limites pessoais,
- respeito em geral e
- evitar fazer perguntas pessoais invasivas.