Beatriz Contelli   |   28/06/2023 15:09

Opium Viagens (SP) oferta pacotes especializados em Turismo LGBT+

Agência de Campinas (SP) começou a comercializar o segmento antes dos anos 2000

Arquivo pessoal
Jane Rodrigues, proprietária da Opium Viagens
Jane Rodrigues, proprietária da Opium Viagens

Jane Rodrigues sempre soube que sua atuação no Turismo seria diferenciada e, por vezes, incompreendida. De um contato com o Jornal PANROTAS em 1992 à abertura da Opium Viagens em 1995, na cidade de Campinas (SP), a turismóloga teve acesso muito cedo ao universo LGBTQIAP+ e decidiu, ainda antes da virada do milênio, que sua agência de viagens seria especializada nesse segmento.

Olhares tortos de colegas do setor, parcerias recusadas e constrangimentos marcariam parte da trajetória de Jane que não se abalou e seguiu seu desejo de ser uma das poucas profissionais do interior de São Paulo a trabalhar com Turismo LGBTQIAP+.

Se sensibilização, capacitação e atualização são indispensáveis para agências que pretendem trabalhar com o segmento, a dona da Opium Viagens também lembra que renegar o turista LGBTQIAP+ é renegar o sucesso do próprio negócio.

Além de ser o público com mais tendência a viajar - até quatro vezes no ano - o gasto médio do viajante LGBTQIAP+ só perde para o fã de Fórmula 1. “O turista que viaja para ir à Parada do Orgulho tende a chegar no destino até três dias antes do evento, contribuindo para a movimentação da economia local. E neste cenário entra a importância de fidelizar o cliente, para que se sinta motivado a realizar outras viagens”, explica.

E para conquistar esse viajante é importante se desprender de todo estereótipo ou julgamento. A comunidade LGBTQIAP+ é formada por indivíduos completamente diversos entre si, com demandas e perfis distintos. O ideal é que as agências tenham destinos para o ano todo, seja para quem viaja sozinho, em casal, com amigos ou em família.

A perseverança de Jane em promover a diversidade no setor não passaria despercebida. Diretora da antiga Abrat GLS - fundada para promover Turismo e entretenimento à comunidade - hoje ela representa a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil em todo o interior de São Paulo, convite realizado diretamente pelo seu presidente, Ricardo Gomes. Sua função é divulgar o trabalho da entidade e buscar novos destinos para se associarem. A Opium Viagens ainda é associada da IGLTA, principal entidade de Turismo LGBTQIAP+.

“Nós, pessoas LGBTQIAP+, já nascemos tendo que nos impor. O mínimo que as agências, hotéis e destinos devem fazer é não nos proporcionar constrangimentos. Queremos ocupar esses espaços como visitantes e como colaboradores, queremos estratégias mais assertivas, atendimentos humanizados, viagens seguras, compreensão e diversidade”, completa.

Essa matéria integra a Edição Especial LGBTravel da Revista PANROTAS:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados