Opium Viagens (SP) oferta pacotes especializados em Turismo LGBT+
Agência de Campinas (SP) começou a comercializar o segmento antes dos anos 2000
Jane Rodrigues sempre soube que sua atuação no Turismo seria diferenciada e, por vezes, incompreendida. De um contato com o Jornal PANROTAS em 1992 à abertura da Opium Viagens em 1995, na cidade de Campinas (SP), a turismóloga teve acesso muito cedo ao universo LGBTQIAP+ e decidiu, ainda antes da virada do milênio, que sua agência de viagens seria especializada nesse segmento.
Olhares tortos de colegas do setor, parcerias recusadas e constrangimentos marcariam parte da trajetória de Jane que não se abalou e seguiu seu desejo de ser uma das poucas profissionais do interior de São Paulo a trabalhar com Turismo LGBTQIAP+.
Se sensibilização, capacitação e atualização são indispensáveis para agências que pretendem trabalhar com o segmento, a dona da Opium Viagens também lembra que renegar o turista LGBTQIAP+ é renegar o sucesso do próprio negócio.
Além de ser o público com mais tendência a viajar - até quatro vezes no ano - o gasto médio do viajante LGBTQIAP+ só perde para o fã de Fórmula 1. “O turista que viaja para ir à Parada do Orgulho tende a chegar no destino até três dias antes do evento, contribuindo para a movimentação da economia local. E neste cenário entra a importância de fidelizar o cliente, para que se sinta motivado a realizar outras viagens”, explica.
E para conquistar esse viajante é importante se desprender de todo estereótipo ou julgamento. A comunidade LGBTQIAP+ é formada por indivíduos completamente diversos entre si, com demandas e perfis distintos. O ideal é que as agências tenham destinos para o ano todo, seja para quem viaja sozinho, em casal, com amigos ou em família.
A perseverança de Jane em promover a diversidade no setor não passaria despercebida. Diretora da antiga Abrat GLS - fundada para promover Turismo e entretenimento à comunidade - hoje ela representa a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil em todo o interior de São Paulo, convite realizado diretamente pelo seu presidente, Ricardo Gomes. Sua função é divulgar o trabalho da entidade e buscar novos destinos para se associarem. A Opium Viagens ainda é associada da IGLTA, principal entidade de Turismo LGBTQIAP+.
“Nós, pessoas LGBTQIAP+, já nascemos tendo que nos impor. O mínimo que as agências, hotéis e destinos devem fazer é não nos proporcionar constrangimentos. Queremos ocupar esses espaços como visitantes e como colaboradores, queremos estratégias mais assertivas, atendimentos humanizados, viagens seguras, compreensão e diversidade”, completa.
Essa matéria integra a Edição Especial LGBTravel da Revista PANROTAS: