BWH Hotels analisa como o enoturismo está redefinindo a hotelaria de luxo
Segmento se destaca por combinar integração com os vinhedos e hospedagens de alto padrão

A BWH Hotels, detentora do The Winery Hotel, WorldHotels Crafted, localizado na Suíça, está de olho na ascensão do enoturismo no Brasil. A propriedade suíça pode ser usada como inspiração, já que realiza toda a produção de vinhos em suas instalações, complementando a estada com uma gastronomia e um menu degustativo próprio.
A rede hoteleira destaca que atualmente o Brasil já conta com mais de dez propriedades dedicadas ao enoturismo. No entanto, seu grande impulso está previsto para 2025, com a inauguração de diversas vinícolas-hotel em construção, projetadas exclusivamente para atender a essa tendência crescente.
Para este modelo de negócio, os destinos em ascensão estão, mais do que no Sul do País, na Serra da Mantiqueira. Espírito Santo do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e redondezas viram uma produção favorecida através dos avanços tecnológicos, como a poda invertida, o que revolucionou a produção de vinho na região, assim como as estadas locais.

"Investir no enoturismo é uma oportunidade única para aqueles que buscam não somente retorno financeiro, mas também prestígio na hotelaria e no segmento de luxo. Como indústria, e pensando no cenário do Turismo brasileiro, são iniciativas como estas que promoverão o crescimento sustentável e a excelência no futuro da hotelaria”
Country Manager Brazil da BWH Hotels, Ricardo Manarini
O executivo também destaca que o enoturismo traz outro diferencial consigo: a integração entre o conforto das hospedagens de alto padrão e a experiência única de viver o ambiente dos vinhedos.
Embora presente desde a década de 1990 e já consolidado em destinos na Europa e América do Sul, como Chile e Argentina, o enoturismo registrou um crescimento exponencial nos últimos cinco anos, revelando-se uma aposta comercial altamente vantajosa.