HSMAI faz 10 anos no Brasil com foco em especializar o profissional de hotelaria
Entidade se tornou uma rede de capacitação e desenvolvimento para as pessoas que trabalham na indústria
A HSMAI Brasil está comemorando dez anos em 2024, com uma trajetória marcada por crescimento profissional, aprendizado e parcerias construídas no setor da hotelaria. Ao longo da década, a associação, que tem Gabriela Otto à frente, criou uma rede de capacitação e desenvolvimento para os profissionais da indústria, com uma série de cursos e eventos voltados à qualificação.
A principal característica da HSMAI, tanto no País quanto no Exterior, é ser uma entidade voltada à pessoa física e não jurídica. E este fato, segundo Gabriela, foi o principal desafio enfrentado nestes dez anos de operação em solo brasileiro.
“Por meio da HSMAI Academy oferecemos mais de 500 cursos. Lá, os associados têm acesso a uma série de benefícios e conteúdos. Entendemos que a responsabilidade da carreira é da própria pessoa. Acreditamos que não é a empresa que forma o profissional, mas, sim, é ele quem precisa buscar o conhecimento e é ele quem faz a sua carreira. É sobre estudar, investir em você mesmo, e um dos caminhos são as nossas certificações”, reforça a presidente da HSMAI Brasil e Latam.
Foco em especialização
É com esta visão do estudo e de capacitar o profissional que a associação anuncia que o HSMAI Academy, onde estão concentrados os cursos on-line no campo da educação para vendas, marketing, gestão de receita e liderança na hospitalidade, terá uma área em português e espanhol.
“Hoje o Academy é 100% em inglês e, agora, teremos este foco para a América Latina. Este é um trabalho que cada chapter da HSMAI também tem entre as suas responsabilidades, que é adaptar e entender o que faz sentido para cada região”, conta Gabriela.
Os cursos oferecem conteúdo especializado para ajudar a impulsionar vendas, inspirar o marketing e otimizar a receita. Cada aspecto do conteúdo e dos materiais de suporte incluídos nos programas da HSMAI foi projetado e desenvolvido para os profissionais envolvidos em vendas de hotéis, marketing e gestão de receita, abrangendo uma gama de assuntos para quem tem responsabilidades desde o nível iniciante até o avançado.
Divisão para estudantes
Um objetivo – e também desejo pessoal da diretora Gabriela Otto – para a HSMAI no futuro é o de abrir um “student chapter” no Brasil, algo que é muito fortemente trabalhado lá fora em conjunto com as universidades, mas que por aqui ainda não foi para frente.
“O projeto consiste em levar um conhecimento de mercado para as faculdades. Trazer os estudantes para os nossos eventos, dar um poder de decisão a eles, colocá-los para participar das nossas iniciativas. Preparar esse profissional para o futuro de forma estratégica e não somente operacional. Para que ele aprenda a precificar um negócio, quais são os custos da distribuição, gastos de aquisição de cliente.. É uma iniciativa que ainda vamos fazer rodar”, conclui Gabriela.