Filip Calixto   |   02/09/2024 13:51

Plataforma de compras da Accor se consolida e reúne 300 hotéis em evento

O Astore Day tem ainda quase 40 fornecedores abertos para negociações ao longo do dia

PANROTAS / Emerson Souza
Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul
Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

O Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, se transformou hoje (2) em um centro para negociações do setor hoteleiro, com a realização do Astore Day, evento que reúne cerca de 40 marcas fornecedoras de insumos e materiais para hotelaria e representantes de aproximadamente 300 hotéis da Accor, de todo o Brasil.

O encontro celebra os dois anos de operação da Astore, a plataforma de compras compartilhadas da Accor, que se consolida como uma ferramenta opção para garantir qualidade, segurança e melhores preços na aquisição de produtos hoteleiros.

Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul, destacou a importância do evento para a estratégia da empresa, que busca continuamente fortalecer sua proposta de valor. Ele enfatizou ainda que o Astore Day serve para educar e capacitar os profissionais que lidam diretamente com as compras

"A gente entende que isso vai contribuir e ter aderência à nossa proposta de valor. Que é comprar melhor, comprar com qualidade e comprar com segurança. Fechar esse tripé é importante, e o melhor caminho é a capacitação"

Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

Crescimento e Expansão da Plataforma

Desde o seu lançamento, a Astore tem registrado um crescimento que chama atenção dentro da companhia. Em um balanço dos dois anos de operação, Cardoso revelou que a plataforma alcançou aumento de 28% no volume de compras entre 2022 e 2023. E as expectativas para o futuro são ainda mais ambiciosas.

"A gente prevê crescer mais dois dígitos agora em 2024. Então devem bater quase que 50% de crescimento"

Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

Esse desempenho, segundo informa o vice-presidente, reflete não apenas a eficiência da ferramenta, mas também uma renovação constante do portfólio de fornecedores e uma ressignificação da proposta de valor da Accor, que se adapta continuamente à evolução do modelo de negócios da empresa. "É um balanço espetacular, com muitas conquistas, mas ainda há muito a se fazer", ponderou.

Dentro das missões que ainda são necessárias concluir, aponta o executivo, está a necessidade de fortalecer a presença da plataforma em hotéis que estão em regiões fora do Sudeste, que atualmente concentra 80% do volume de compras no Brasil.

"Apesar de termos uma força muito grande na região Sudeste, é preciso investir mais na regionalidade. Por isso, realizamos eventos como este, para chamar os fornecedores a desenvolverem mais ofertas locais"

Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

Ele ressaltou que questões tributárias e logísticas muitas vezes afetam a competitividade dos fornecedores em certas regiões, mas que a Accor está comprometida em superar esses obstáculos. "Por mais que você seja forte no Sudeste, o que você tem para me atender no Nordeste, no Sul? É preciso investir nisso, e depende tanto de nós quanto dos fornecedores", explicou o executivo.

PANROTAS / Emerson Souza
Thomas Dubaere, CEO da companhia para a região, e Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul
Thomas Dubaere, CEO da companhia para a região, e Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

Oportunidades de Crescimento

Cardoso mencionou que, no Brasil, existem cerca de R$ 500 milhões em oportunidades de compras que a Accor ainda não conseguiu capturar por meio de suas soluções. Ele destacou três áreas principais onde essas oportunidades se concentram:

  1. Desenvolvimento de ofertas locais: Incentivar fornecedores a adaptarem suas ofertas para atender às necessidades específicas de diferentes regiões, especialmente fora do Sudeste.

  2. Superação de desafios tributários: Trabalhar com fornecedores para identificar formas de reduzir os impactos negativos de tributações que comprometem a competitividade em nível local.

  3. Logística e distribuição: Melhorar a infraestrutura logística para garantir que os fornecedores possam atender de forma eficaz os hotéis da Accor em todo o país.


Astore Day: Networking e Oportunidades

Com o evento do dia, a Accor, via Astore, quer oferecer uma oportunidade concreta para a troca de experiências e a construção de novas parcerias.

"O evento é para divulgar tudo o que a gente faz, celebrar as conquistas e olhar para o futuro. Mas, principalmente, é uma feira com fornecedores onde os profissionais podem negociar e fazer networking"

Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

Além das negociações, o Astore Day foi complementado por duas arenas de palestras. Um uma delas, hoje pela manhã, Thomas Dubaere, CEO da Accor Américas, fez um resumo sobre o momento da empresa e detalhou as ambições da companhia para os próximos anos na região.

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