Quais os impactos da reforma tributária para a hotelaria nacional?
Executivo fala sobre a força da hotelaria na geração de empregos e as diferenças de tributação no Exterior
De acordo com Marques, a carga para a hotelaria chega a 16%, sendo que no Exterior a tributação mínima é de 3%, com máxima de 13%. "Isso torna o mercado hoteleiro do Brasil menos competitivo e afeta diretamente na qualidade do serviço e, principalmente, na geração de empregos", afirma o especialista.
Durante sua apresentação, o executivo defendeu menos tributos ao setor, tendo em vista que é um dos motores da economia brasileiro, gerador de empregos e oportunidades para milhões de brasileiros.
Não queremos benefício fiscal, queremos apenas um tratamento compatível com tudo aquilo que o setor produz, em termos de benefício para a nossa economia. Não se trata de uma regalia, se trata de atualizar o nosso setor de acordo com o que é praticado lá fora, no mercado mundial"
Thiago Marques, sócio na Bichara Advogados
O executivo mostrou o grande potencial de geração de empregos da hotelaria, destacando o setor como a porta de entrada para milhares de jovens de ingressar no mercado de trabalho. "Apesar desse potencial, o setor ainda é pouco explorado, produzindo menos vagas do que poderia, e muito disso se dá pela alta tributação que o setor sofre".