O caminho do dinheiro na hotelaria nacional, por Roland Bonadona
Executivo apresenta ações para aumentar o marketshare e outros índices de um empreendimento hoteleiro
Para Bonadona, qualquer estrutura hoteleira pode ganhar até 15% de marketshare se focar em seis pontos principais:
- qualidade do cliente;
- excelência do serviço com constante atualização da proposta oferecida;
- acompanhamento das avaliações dos clientes;
- eficiência da aquisição de novos clientes;
- tarifação dinâmica para cobrir, principalmente, períodos de baixo fluxo;
- amarrar as despesas
"Amarrando as despesas dentro do melhor padrão de categoria onde atua, o hotel pode melhorar a geração de caixa com impacto de até 8% do GOP"
Roland Bonadona, diretor da Bonadona Hotel Consulting
Focar nos índices corretos
Segundo o executivo, muitos hotéis concentram-se apenas na diminuição de despesas para aumentar o cashflow, pois é mais fácil de se controlar e prever, porém o aumento da receita deve ser a prioridade, pois é lá que está o lucro.
"Para aumentar o cashflow de um hotel, é preciso aumentar a receita e diminuir despesas de maneira igual. Muitos hotéis se concentram apenas na diminuição das despesas, pois é um fator mais palpável, previsível. Mas não é aí que mora o lucro. Diminuir a despesa significa subtrair menos da receita, porém o foco deve ser o constante aumento dela"
Analisando a margem bruta por áreas, a receita de hospedagem é muito maior que áreas como alimentação, onde existe uma despesa muito grande com insumos. O hoteleiro deve entender que certas áreas rendem mais, com receitas muito maiores que as possíveis despesas.
O executivo apontou ainda que muitos executivos se concentram nos índices errados para analisar o desempenho do seu hotel, se esquecendo que o resultado de um índice, como o Revpar, é na verdade a junção de diversos outros aspectos.