Comissão Europeia pode acabar com plástico de uso único em hotéis
As novas regras de embalagens e resíduos visam impedir o aumento do desperdício

A nova proibição vem em um momento no qual a Europa pretende reduzir os resíduos produzidos por seus cidadãos anualmente, considerando que cada europeu produz atualmente quase 180 quilos de resíduos de embalagens por ano.
"40% dos plásticos e 50% do papel usados na UE são destinados a embalagens. Sem a ação, a União Europeia veria um aumento adicional de 19% nos resíduos de embalagens até 2030 e, para os resíduos de embalagens plásticas, um aumento de até 46%”, afirma um relatório da Comissão Europeia sobre a proibição.
De acordo com o documento, as novas regras de embalagens e resíduos visam impedir o aumento do desperdício, com os consumidores sendo direcionados para opções de embalagens reutilizáveis. As regras também visam limitar o excesso de embalagens e garantir rótulos com informações claras em cada produto para apoiar os procedimentos corretos de reciclagem.
"Para a indústria, isso gerará novas oportunidades de negócios (especialmente para empresas menores), aumentarão a capacidade de reciclagem da Europa e tornarão o continente menos dependente de recursos primários e fornecedores externos", afirma o relatório.
A proposta será analisada em breve pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho antes de ser implementada.
*Fonte: Travel Mole