Leonardo Ramos   |   25/09/2018 15:53

Reclame Aqui: conheça os hotéis líderes em queixas no Brasil

Reclame Aqui elenca hoteleiros no Brasil com maior número de reclamações, além de redes que mais solucionam as queixas; confira o ranking

Do Hotelhosteriaquellon.cl

Se as agências e as demais empresas de distribuição de viagens tiveram resultados negativos neste ano, com aumento de 10% das queixas - lideram Decolar.com e CVC -, as atuações dos hotéis também deixaram a desejar.

De acordo com levantamento feito pelo Reclame Aqui, de janeiro a agosto deste ano foram 6.010 reclamações, 20% a mais do que os 5021 do mesmo período de 2017. Trata-se ainda de um retrocesso da evolução observada no ano passado: em 2016 haviam sido 5.631 queixas em oito meses; ou seja, em 2017 o volume de reclamações tinha caído 11%.

Assim como nas queixas contra agências de viagens, cancelamento permanece em primeiro lugar com 17%; seguido de problemas na reserva (12%); cobrança indevida (7%); contrato (8%) e propaganda enganosa (5%).

MELHORES E PIORES
A liderança em número de reclamações está com o Rio Quente Resorts, com 545, seguido de perto pelo Ibis Hotéis - uma das cadeias Accor, que ainda conta com Ibis Styles e Ibis Budget -, que receberam 512 queixas nos primeiros oito meses do ano. Beach Park aparece em sequência, com 347 reclamações.

Confira abaixo a lista das redes hoteleiras que mais receberam reclamações entre janeiro e agosto deste ano:

ColocaçãoEmpresasReclamações

Rio Quente Resorts

545

2º

Ibis Hotéis

512

3º

Beach Park Hotéis e Turismo

347

4º

Gramado Parks

280

5º

Accor Hotels

205

6º

Costa do Sauípe

197

7º

Grupo Prive

196

8º

Mercure Hotels

78


MAIOR E MENOR ÍNDICE DE SOLUÇÃO
Como forma de apontar também as empresas que melhor atenderam as reclamações, o Reclame Aqui divulgou o ranking dos hoteleiros em índice de solução dos problemas apresentados no site. Desta vez a análise foi feita em cima do período de seis meses entre março e agosto deste ano.

Novamente com bons números aparecem o Mercure Hotels, com 93,80% de problemas solucionados, e Accor Hotels, com 84,40%. O Gramado Parks, rede que conta com resorts e parques na cidade do Rio Grande do Sul, aparece também com destaque: resolveu com sucesso 92.60% das queixas, sendo o único hoteleiro a receber a reputação máxima do Reclame Aqui, avaliada como RA1000.

No outro extremo da lista aparecem o Grupo Prive, com apenas 26,50% das reclamações resolvidas - é a única que recebe a classificação de "não recomendada" do Reclame Aqui -, e o Beach Park, do Ceará, com 61,70% de soluções, levando a reputação de "ruim" do site. Já o Rio Quente, que lidera em volume de queixas, solucionou 76,70% delas.

Vale destacar que dos 36 empreendimentos e grupos hoteleiros avaliados, só aparecem na lista apenas aqueles com mais de 200 reclamações - ou seja, as redes que não aparecem em nenhum ranking tiveram menos queixas que isso.

Confira a lista dos melhores e piores abaixo em índice de solução dos problemas nos últimos seis meses (março-agosto):

ColocaçãoEmpresasReputaçãoReclamações RespondidasÍndice de Solução

Mercure Hotels

Ótimo

82,10%

93,80%

2º

Gramado Parks

RA1000*

100%

92,60%

3º

Accor Hotels

Ótimo

85,90%

84,40%

4º

Ibis Hotéis

Ótimo

90,80%

84%

5º

Di Roma Vacation Club

Bom

100%

76,70%

6ºRio Quente Resorts


Regular

73%

76,70%

7º

Beach Park Hotéis e Turismo

Ruim

63,40%

61,70%

8º

Grupo Prive

Não recomendada

100%

26,50%

* RA1000 significa a reputação máxima do Reclame Aqui


Atualizada às 17h00 de hoje, 26/09, após o Reclame Aqui enviar uma errata corrigindo os dados enviados previamente.











Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados