Reclame Aqui: conheça os hotéis líderes em queixas no Brasil
Reclame Aqui elenca hoteleiros no Brasil com maior número de reclamações, além de redes que mais solucionam as queixas; confira o ranking
Se as agências e as demais empresas de distribuição de viagens tiveram resultados negativos neste ano, com aumento de 10% das queixas - lideram Decolar.com e CVC -, as atuações dos hotéis também deixaram a desejar.
De acordo com levantamento feito pelo Reclame Aqui, de janeiro a agosto deste ano foram 6.010 reclamações, 20% a mais do que os 5021 do mesmo período de 2017. Trata-se ainda de um retrocesso da evolução observada no ano passado: em 2016 haviam sido 5.631 queixas em oito meses; ou seja, em 2017 o volume de reclamações tinha caído 11%.
Assim como nas queixas contra agências de viagens, cancelamento permanece em primeiro lugar com 17%; seguido de problemas na reserva (12%); cobrança indevida (7%); contrato (8%) e propaganda enganosa (5%).
MELHORES E PIORES
A liderança em número de reclamações está com o Rio Quente Resorts, com 545, seguido de perto pelo Ibis Hotéis - uma das cadeias Accor, que ainda conta com Ibis Styles e Ibis Budget -, que receberam 512 queixas nos primeiros oito meses do ano. Beach Park aparece em sequência, com 347 reclamações.
Confira abaixo a lista das redes hoteleiras que mais receberam reclamações entre janeiro e agosto deste ano:
Colocação | Empresas | Reclamações |
---|---|---|
1º | Rio Quente Resorts | 545 |
2º | Ibis Hotéis | 512 |
3º | Beach Park Hotéis e Turismo | 347 |
4º | Gramado Parks | 280 |
5º | Accor Hotels | 205 |
6º | Costa do Sauípe | 197 |
7º | Grupo Prive | 196 |
8º | Mercure Hotels | 78 |
MAIOR E MENOR ÍNDICE DE SOLUÇÃO
Como forma de apontar também as empresas que melhor atenderam as reclamações, o Reclame Aqui divulgou o ranking dos hoteleiros em índice de solução dos problemas apresentados no site. Desta vez a análise foi feita em cima do período de seis meses entre março e agosto deste ano.
Novamente com bons números aparecem o Mercure Hotels, com 93,80% de problemas solucionados, e Accor Hotels, com 84,40%. O Gramado Parks, rede que conta com resorts e parques na cidade do Rio Grande do Sul, aparece também com destaque: resolveu com sucesso 92.60% das queixas, sendo o único hoteleiro a receber a reputação máxima do Reclame Aqui, avaliada como RA1000.
No outro extremo da lista aparecem o Grupo Prive, com apenas 26,50% das reclamações resolvidas - é a única que recebe a classificação de "não recomendada" do Reclame Aqui -, e o Beach Park, do Ceará, com 61,70% de soluções, levando a reputação de "ruim" do site. Já o Rio Quente, que lidera em volume de queixas, solucionou 76,70% delas.
Vale destacar que dos 36 empreendimentos e grupos hoteleiros avaliados, só aparecem na lista apenas aqueles com mais de 200 reclamações - ou seja, as redes que não aparecem em nenhum ranking tiveram menos queixas que isso.
Confira a lista dos melhores e piores abaixo em índice de solução dos problemas nos últimos seis meses (março-agosto):
Colocação | Empresas | Reputação | Reclamações Respondidas | Índice de Solução |
---|---|---|---|---|
1º | Mercure Hotels | Ótimo | 82,10% | 93,80% |
2º | Gramado Parks | RA1000* | 100% | 92,60% |
3º | Accor Hotels | Ótimo | 85,90% | 84,40% |
4º | Ibis Hotéis | Ótimo | 90,80% | 84% |
5º | Di Roma Vacation Club | Bom | 100% | 76,70% |
6º | Rio Quente Resorts | Regular | 73% | 76,70% |
7º | Beach Park Hotéis e Turismo | Ruim | 63,40% | 61,70% |
8º | Grupo Prive | Não recomendada | 100% | 26,50% |
* RA1000 significa a reputação máxima do Reclame Aqui
Atualizada às 17h00 de hoje, 26/09, após o Reclame Aqui enviar uma errata corrigindo os dados enviados previamente.