Rodrigo Vieira   |   23/10/2024 17:11

Para crescer no Brasil, BWH Hotels deve abrir escritório no País em 2025

Rede hoteleira da marca Best Western acredita que chegou o momento de expandir de vem no País

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Ron Pohl, presidente de Operações Internacionais da BWH Hotels e presidente da WorldHotels
Ron Pohl, presidente de Operações Internacionais da BWH Hotels e presidente da WorldHotels

CHARLOTTE (ESTADOS UNIDOS) - O Brasil deve ganhar um escritório da BWH Hotels em 2025 para, a partir daí, converter mais hotéis às marcas de seu portfólio, que tem Best Western como carro-chefe. O grupo está insatisfeito com o número de propriedades que detém em um país com tanto potencial turístico - são apenas seis unidades -, e vê dificuldades em crescer em nosso mercado sem uma base física sólida.

A BWH Hotels já tem executivos no Brasil, como Karen Schmidt, Viviane Amadei, Ricardo Manarini e Sandra Roscito (WorldHotels), além do executivo Matt Teixeira, baseado em Phoenix, mas conforme os americanos enxergam mais oportunidades em nosso mercado, um escritório físico se torna fundamental para de fato aplicar um pipeline de crescimento. As afirmações são do presidente de Operações Internacionais Roh Pohl, diretamente da convenção da companhia, na Carolina do Norte. Aberta a base, a BWH Hotels poderia somar de cinco a dez novos hotéis por ano no País, prevê o executivo.

"Em conversa com alguns hoteleiros no Brasil, ouvimos o quanto eles gostam e querem fazer negócios com a BWH, mas seria bem mais fácil se pudessem fazer negócios em reais e com trâmites locais. Então o VP Richard Raywald começou a abrir os caminhos, que já progrediram significativamente. Esperamos anunciar a abertura no começo do ano que vem. Já temos um staff no Brasil, para vendas, desenvolvimento e suporte de marketing, mas todos em home office, e conforme esse mercado evolui, faz sentido ter um escritório"

Ron Pohl, presidente de Operações Internacionais da BWH Hotels, ao Portal PANROTAS

Entretanto, esta não é a primeira vez que a BWH Hotels anuncia esta possibilidade. Aliás, a rede já teve um escritório no Brasil no passado, e Ron Pohl foi questionado sobre o que seria diferente desta vez.

"O primeiro escritório foi aberto motivado por um investidor que havia se comprometido com 25 hotéis no Brasil, mas depois de algumas aberturas o investidor quebrou. Não havia mais sentido em manter a base no País", justifica Pohl. "Anos mais tarde, quando planejávamos nossa volta, no meio da década passada, o cenário político e econômico era instável, e decidimos postergar nossa chegada. Passada a pandemia, o Brasil apresenta um quadro mais favorável e acreditamos que faça sentido desta vez. Certamente é um destino no qual acreditamos."

Cinco a dez novos hotéis por ano no Brasil

Estudo da JLL, em parceria com Resorts Brasil e Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) aponta que o Brasil tem 10,6 mil hotéis, dos quais mais de 80% são independentes, isto é, não pertencem a nenhuma rede. É neste terreno fértil, em busca de conversão para uma de suas 18 marcas, que a BWH Hotels vê as oportunidades. E, por que não, converter alguns hotéis já pertencentes a outras grandes redes?

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Ron Pohl durante a convenção anual da BWH Hotels em 2024, em Charlotte (EUA)
Ron Pohl durante a convenção anual da BWH Hotels em 2024, em Charlotte (EUA)

"Há muitas dessas propriedades independentes que podemos aproveitar, mas temos uma abordagem muito conservadora. De cinco a dez hotéis por ano eu acredito ser uma meta palpável. Toda nossa operação global é baseada em qualidade antes de quantidade, absolutamente focada em proteger o negócio de nossos membros. Devido ao fato de sermos uma companhia privada, sem acionistas, nós não temos essa necessidade de crescer a qualquer custo. Queremos crescer, mas da maneira certa, com as marcas que fazem sentido para cada destino", explica Ron Pohl, mencionando Best Western e Best Western Plus como as marcas mais plausíveis de se popularizarem no Brasil, mas acrescentando Aiden como uma grande possibilidade, devido a sua flexibilidade em termos de design e operação.

Rio de Janeiro na frente?

Questionado onde seria o escritório da BWH Hotels no Brasil, Ron Pohl sugeriu que o Rio de Janeiro estaria favorito no páreo. "Buscaremos uma cidade estratégica que melhor se adapta ao negócio. Se é no Rio, e eu suspeito que será, ou em outra cidade. Mas ainda não identificamos exatamente sua localização."

Há seis hotéis da BWH no Brasil hoje:

Divulgação
Hotel Majestic Ponta Negra Beach, WorldHotels Elite, em João Pessoa
Hotel Majestic Ponta Negra Beach, WorldHotels Elite, em João Pessoa
  • Hotéis BWH Hotels no Brasil:
  • Best Western Premier Maceió
  • Best Western Salvador Hangar Aeroporto
  • Best Western Shalimar Praia Hotel, em Porto Seguro (BA)
  • Best Western Suites Le Jardin Caldas Novas (GO)
  • Hotel Majestic Ponta Negra Beach, WorldHotels Elite, em João Pessoa
  • Wanderlust Experience Hotel, BW Signature Collection, em Campos do Jordão (SP)

A PANROTAS viaja a convite da BWH Hotels, com seguro viagem GTA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados