Marriott expandirá luxo, conversões e residências na América Latina
Grupo hoteleiro anunciou crescimento robusto em toda região em 2023
Na sequência do recente anúncio de um forte crescimento na distribuição líquida global de quartos e números recordes de acordos de quartos assinados em um ano, a Marriott International acaba de anunciar resultados robustos em termos de acordos de quartos e adições em todo o Caribe e América Latina (CALA) no ano de 2023.
A empresa praticamente dobrou o número de acordos orgânicos na região em comparação com 2022, assinando 57 transações e quase 7,3 mil quartos em 2023. Isso deu origem a um pipeline sólido de 24 mil quartos em toda a região no final do ano passado.
Em 2023, a empresa adicionou mais de 170 propriedades ao seu portfólio na região, aumentando sua presença para quase 500 propriedades, incluindo hotéis e residências, e quase 87 mil quartos em 37 países e territórios. No final de 2023, o pipeline de hotéis da Marriott em CALA contava com 155 propriedades e 24 mil quartos.
“Temos o grande prazer de anunciar o excelente crescimento da Marriott na região CALA e uma forte atividade de desenvolvimento em 2023. Com o bom ritmo no setor de conversões e nossa contínua expansão em diversos segmentos, incluindo os de luxo e all-inclusive, continuamos focados em proporcionar as melhores opções do mercado para hóspedes e proprietários”.
Laurent de Kousemaeker, Chief Development Officer da Marriott International no Caribe a América Latina.
“Vemos oportunidades excepcionais em todos os segmentos, mas, particularmente, no de serviços limitados com a marca City Express by Marriott, que oferece novas e excelentes possibilidades em toda a região”, completou Laurent.
City Express by Marriott
Ao adquirir o portfólio de marcas da City Express em 2023, a Marriott colocou CALA na estratégica posição de plataforma para sua entrada no segmento de serviços limitados. Com 150 propriedades e cerca de 17,5 mil quartos em países como México, Costa Rica, Colômbia e Chile, o acordo aumentou a presença da Marriott na região em cerca de 45%. Em 2024, a marca City Express by Marriott deve continuar expandindo com novas propriedades na região.
Crescimento no luxo
Com 60 propriedades em seis das sete marcas globais de luxo da empresa, a Marriott teve entre as suas principais inaugurações na região em 2023 a do Riviera Maya Edition at Kanai (México), em novembro daquele ano, e a do St. Regis Kanai Resort (México), no início do ano.
As inaugurações das seguintes propriedades de luxo estão previstas para 2024: JW Marriott Sint Maarten Beach Resort (San Martin), Almare, a Luxury Collection All-inclusive Resort Isla Mujeres (México), Nekajui, a Ritz-Carlton Reserve, Papagayo (Costa Rica), The St. Regis Aruba (Aruba), W Punta Cana, All-Inclusive, The St. Regis Cap Cana Resort (República Dominicana) e W São Paulo (Brasil). No momento, o pipeline de luxo conta com 34 propriedades e mais de 5 mil quartos na região.
Conversões aceleradas
As conversões de hotéis continuam a apresentar um excelente ritmo na região para a Marriott. Em 2023, cerca de 35% dos acordos de quartos da Marriott em CALA foram provenientes de conversões, incluindo os recentes anúncios de Villa Lapas, Autograph Collection (Costa Rica), Aloft Guadalajara Country Club, Sheraton Guadalajara Expo e Delta Hotels Puebla (México), e Las Terrenas, Autograph Collection (República Dominicana).
Investidores e empreendedores do setor hoteleiro estão aproveitando as vantagens de renovar e fazer o rebranding de propriedades já existentes, ampliando ainda mais o portfólio do Marriott Bonvoy, que hoje conta com mais de 30 marcas globais.
All-Inclusive by Marriott Bonvoy
Com 31 propriedades all-inclusive em nove mercados (México - Riviera Nayarit e Cancún, Jamaica, Barbados, Antígua e Barbuda, St. Lucia, Costa Rica, República Dominicana, Granada e Brasil) e quatro marcas (Autograph Collection, Delta, Westin e Luxury Collection), além de outras 18 propriedades no pipeline de novos acordos, esse é o maior número de opções all-inclusive que a empresa já ofereceu a seus hóspedes. Recentemente, a Marriott assinou um acordo para oferecer a segunda propriedade da marca Ritz-Carlton All-Inclusive — ela ficará situada no literal de Yanuna (República Dominicana).
As seguintes inaugurações no segmento all-inclusive estão previstas para o ano de 2024: Almare, a Luxury Collection All-inclusive Resort Isla Mujeres (México), W Punta Cana e All-Inclusive (República Dominicana). Além disso, diversas propriedades Elegant Hotels em Barbados (Treasure Beach, The House e Waves) passarão por rebranding, passando a pertencer à marca Autograph Collection. Com essas novas adições, a Marriott passará a contar com um portfólio global de 49 propriedades all-inclusive abertas e no pipeline, em 12 mercados e 10 marcas. Entre as propriedades no pipeline, seis têm inauguração prevista para 2024.
Portfólio de residências
A demanda por residências administradas por marcas está em alta em CALA. No momento, a Marriott conta com 15 propriedades em 11 mercados da região. Entre as inaugurações previstas para este ano no segmento estão The Residences at The St. Regis Kanai Resort (México), Nekajui, a Ritz-Carlton Reserve Residence, Papagayo (Costa Rica), The Residences at The St. Regis Cap Cana Resort (República Dominicana) e W Residences São Paulo (Brasil). Globalmente, a empresa tem 115 projetos residenciais no pipeline.