Keytel realiza convenção no Rio de Janeiro com mais de 60 hoteleiros
Convenção abordou temas como internacionalização, vendas diretas, transformação digital, entre outros

A Keytel realizou a segunda edição de sua Convenção no Brasil, visando consolidar seu compromisso com o crescimento dos hotéis independentes na América Latina.
O evento aconteceu no Hotel Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro, e reuniu mais de 60 hoteleiros, instituições públicas, especialistas em comercialização turística, parceiros estratégicos como a Omnibees, e contou com uma palestra do Google sobre as tendências digitais que moldam o futuro do setor.
Temas abordados pela convenção da Keytel
A convenção abordou temas como internacionalização, vendas diretas, transformação digital e novas formas de conectar com o viajante digital.
“Nosso objetivo é apoiar os hotéis independentes e as redes regionais do Brasil com soluções tangíveis que lhes permitam adaptar-se a um ambiente em constante mudança, aumentar sua visibilidade internacional e impulsionar as vendas diretas através dos sites próprios. Queremos ser o parceiro que caminha ao lado do hoteleiro, ajudando a fortalecer o canal de vendas mais estratégico — aquele que permite conhecer melhor seus clientes, ajustar a oferta e reduzir a dependência de intermediários”
Diretor geral da Keytel, Xavier Cortés
Tendências sobre o comportamento do viajante digital
O evento também teve a participação de Pedro Fernandéz, senior account manager do Google, que apresentou as últimas tendências sobre o comportamento do viajante digital e o papel da inteligência artificial no processo de inspiração, busca e decisão de reserva:
“Hoje, o viajante é exigente, planeja mais e valoriza experiências simples e sem complicações. A IA permite oferecer exatamente o que ele precisa, quando ele precisa. Ferramentas como o Performance Max for Travel Goals têm mostrado multiplicar as reservas e melhorar o desempenho em tempo recorde”, afirmou Fernandéz.
Durante a jornada, foi discutido como os viajantes atuais buscam experiências descomplicadas, planejamento eficiente e uma personalização cada vez mais sofisticada. Mais de 70% dos usuários começam seu planejamento de viagem em ambientes digitais e 36% ainda não decidiram o destino na fase inicial de busca. Esse insight reforça a necessidade de os hotéis estarem presentes desde os primeiros momentos da jornada do cliente: exploração, inspiração e comparação.
O Google compartilhou casos de sucesso de hotéis no Brasil, que conseguiram um aumento de 97% na receita e 85% nas vendas diretas graças a uma estratégia integrada de marketing digital.
Alberto Barredo, diretor-geral da Divisão Turística do Grupo Hotusa, encerrou a convenção com um discurso que falou sobre a trajetória e a visão da empresa no Brasil. “Após 20 anos de atuação do grupo no Brasil, o país se consolidou entre os cinco principais mercados emissores a nível global e está muito próximo de alcançar essa posição também como destino de reservas. O Brasil foi uma grande aposta, o desenvolvimento tem sido bem-sucedido, mas minha sensação nesta visita é que o melhor ainda está por vir”, destacou Barredo.
América Latina, uma região-chave na estratégia da Keytel
Com mais de 680 milhões de habitantes projetados para 2030, a América Latina representa um mercado turístico importante para a Keytel, que reafirma seu compromisso de ser um acelerador de crescimento para hotéis independentes e redes regionais da região. “Não se trata apenas de vender mais, mas de vender melhor, entendendo o cliente, personalizando a oferta e fidelizando com valor. Essa é a venda direta que propomos”, conclui Cortés.