Equipotel 2023 começa em SP com otimismo no setor hoteleiro
Evento acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, entre os dias 19 e 22 de setembro
Durante a abertura da edição 2023 da Equipotel, iniciada nesta terça-feira (19), diversas autoridades do segmento turístico e hoteleiro falaram sobre as perspectivas para o setor. O evento acontece na capital paulista, no Expo Center Norte, entre os dias 19 e 22 de setembro.
Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, falou sobre o cenário positivo para o setor da hotelaria, que, segundo ele, já está colhendo ótimos frutos no pós-pandemia em diversos Estados.
Rodrigo Goulart, vereador da câmara de São Paulo, reforçou a importância da hotelaria paulista e da atuação do poder público para fomentar a atividade turística no Estado.
Rodolfo Marinho, secretário de Turismo da cidade de São Paulo, destacou os eventos e feiras que estão movimentando a economia paulista e enchendo os hotéis da cidade. Recentemente, a capital paulista registrou uma ocupação hoteleira de 85% durante a realização do festival The Town, que reuniu 500 mil pessoas.
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo comemorou os resultados positivos do Turismo paulista que, segundo o secretário, já passou do momento de recuperação e agora passa por uma clara expansão, com muitos desafios pela frente.
Romero Rodrigues, presidente da comissão de Turismo na Câmara dos Deputados, ressaltou a hospitalidade da hotelaria brasileira e a atuação da comissão de Turismo em prol do setor hoteleiro, com a aprovação da destinação de 5% da verba do sistema S para o Turismo e taxação das apostas esportivas direcionadas ao MTur e Embratur.
A senadora Soraya Thronicke fez uma comparação do Turismo de Singapura com o Brasil, que apesar do tamanho e da falta de belezas naturais – em comparação com o Brasil –, recebe um número de turistas mais expressivo que o Brasil, relativamente. Ela citou a necessidade de se melhorar a malha aérea brasileira e a atuação do setor de serviços em todo o território nacional.
Encerrando a abertura, Carlos Sobral, do Ministério do Turismo, falou sobre o novo momento do MTur, citando o pedido de aumento do orçamento da pasta para oito vezes mais do que o estabelecido para investir no Turismo brasileiro. O secretário falou sobre os mais recentes investimentos da pasta, que financia centros de eventos em Campina Grande e Maringá, entre outros tantos projetos e capacitações, citando também os repasses recentes por meio do Fungetur, o Fundo Geral do Turismo.