Beatriz Contelli   |   27/09/2024 11:08

Accor adere à tecnologia para reduzir o desperdício de alimentos

Hotéis da rede no Brasil reduziram o descarte de cerca de 167 toneladas de resíduos orgânicos


Divulgação
Menu do ibis budget São Paulo Paraíso
Menu do ibis budget São Paulo Paraíso

O Grupo Accor tem implementado estratégias, soluções tecnológicas e parcerias para medição e controle dos resíduos alimentares gerados em seus hotéis com objetivo de minimizá-los.

Para quantificar com precisão o desperdício de alimentos e cumprir com os padrões compartilhados globalmente, cada unidade da rede é incentivada a mensurar seus desperdícios utilizando softwares de gestão de sustentabilidade com inteligência artificial. Esta tecnologia torna mais fácil o processo dos hotéis para medir e monitorar seu desempenho em energia, água e pegada de carbono, para que possam acompanhar os impactos de suas iniciativas sustentáveis. Atualmente, 99% dos hotéis da região das Américas já utilizam a ferramenta integrada em suas operações e 37% medem o desperdício de alimentos a partir da ferramenta.

Outro exemplo é o uso da tecnologia Bioconverter para o processamento de 100% dos resíduos orgânicos gerados pelos hotéis, eliminando a necessidade de envio para aterros sanitários ou compostagem. Com a parceria, nove hotéis da rede no Brasil reduziram o descarte de cerca de 167 toneladas de resíduos orgânicos, eliminando a emissão equivalente a aproximadamente 265 toneladas de CO², de janeiro a setembro de 2024. O Bioconverter utiliza processos mecânicos combinados com microrganismos que aceleram a decomposição da matéria orgânica, transformando os resíduos em efluente rico em nutrientes que pode ser descartado com segurança. Além de reduzir o volume de lixo, o sistema corta a emissão de carbono, gerando relatórios de sustentabilidade e operação em tempo real, o que facilita o monitoramento e a otimização dos processos.

Divulgação
Bioconverter
Bioconverter

O hotel ibis budget São Paulo Paraíso foi o pioneiro em lançar um menu produzido com ingredientes reaproveitados. São nove opções de pratos, entre entradas, prato principal e sobremesa, tudo preparado com itens que normalmente seriam desperdiçados, como cascas e talos, resultando em pratos que podem ser adquiridos com custos para consumo no local ou para viagem.

O ibis Styles San Isidro, no Peru, também implementou uma iniciativa similar com o lançamento de quatro pratos produzidos com reaproveitamento de ingredientes como cascas de alho, cebola e tomate, talos de brócolis, folhas de aipo, cascas de limão, resíduos de café, entre outros.

Outro exemplo de projeto são os kits boas-vindas aos hóspedes produzidos com resíduos de café no hotel Pullman Rosario City Center, na Argentina. A equipe do hotel identificou que uma xícara de café gera 21g de resíduo, o que resulta na geração de mais de 90 toneladas de resíduos de café ao ano no hotel. E como uma solução criativa para destinar esses resíduos com responsabilidade, o hotel criou a iniciativa de produzir esculturas feitas com café para entregar aos hóspedes.

Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy, comenta sobre o compromisso do Grupo para redução do desperdício de alimentos. “Na Accor, acreditamos que a inovação e a tecnologia são essenciais para alcançar nossas metas de sustentabilidade, especialmente na redução do desperdício de alimentos. Estamos comprometidos em implementar soluções que não só minimizam o impacto ambiental de nossas operações, mas também inspiram nossos colaboradores e hóspedes a adotarem hábitos mais conscientes. Nosso objetivo é reduzir em 60% o desperdício de alimentos dos nossos hotéis nas Américas até 2030, e a tecnologia tem sido uma grande aliada nessa jornada, permitindo-nos medir, monitorar e agir com eficiência.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados