Accor investe em Entretenimento para promover Alimentos e Bebidas
Food, Beverage & Entertainment Academy está sendo realizada no Pullman Ibirapuera, em São Paulo
Entre hoje (15) e amanhã (16), a Accor volta a realizar o seu evento Food & Beverage Academy depois de três anos, em função da pandemia de covid-19. No entanto, nesta quinta edição do evento que reúne chefs de cozinha e executivos de Alimentos & Bebidas (A&B) dos hotéis Accor, há uma nova letra (E) e um novo foco para o Academy: o Entretenimento.
"Tenho 33 anos de hotelaria e comecei como maître de hotel em Bruges, na Bélgica. Alimentos e Bebidas podem até ser mais falados, mas a Accor conta com o Entretenimento faz tempo. A&B são cruciais, mas quando inserimos a experiência de entretenimento eles ficam ainda melhores. O entretenimento faz toda a diferença. O que marcará o hóspede será a experiência, a música, a banda, o evento cultural. Então, queremos encorajar cada um de vocês a investir no entretenimento e na carreira daqueles que farão parte disso", anunciou Thomas Dubaere, CEO da Accor para as Américas, aos quase 200 participantes do evento funcionários de hotéis da rede em todo a América do Sul, incluindo Brasil e países hispânicos.
Assim, o evento passou a ser chamado Food & Beverage & Entertainment Academy, mas para Dubaere o correto seria na verdade Entertainment & Food & Beverage Academy, com o novo integrante à frente. "Este é o primeiro Academy a incluir Entretenimento em seu nome, mas a ideia já estava inserida na cultura Accor. "Queremos o entretenimento como suporte aos alimentos e bebidas. Para um hóspede, o hotel, o quarto, o restaurante, os produtos são importantes. Mas o diferencial está nas experiências, no serviço, no entretenimento", explicou.
Para além do hóspede, Dubaere também explicou o grande papel da área no desenvolvimento de carreiras na hospitalidade.
"Para além dos hóspedes, também atraímos pessoas da comunidade para trabalhar na indústria. Nossa indústria pode atrair pessoas que não tiveram oportunidade de estudos. Accor tem uma academia onde treinamos pessoas, sem estudos mas com motivação e paixão. É possível, por exemplo, começar como garçom ou recepcionista e, eventualmente, se tornar gerentes de hotéis. É uma oportunidade de carreira. Então o foco também existe na nossa equipe e funcionários"
Thomas Dubaere
NOT JUST A HOTEL
Em suas camisetas durante o evento, a equipe do Pullman Ibirapuera, que está sediando o Food & Beverage & Entertainment Academy, está promovendo a tagline da nova campanha da marca Pullman: "Not just a hotel", ou em português, "Não é apenas um hotel". "Somos um grupo de hospitalidade aumentada. Não somos só um hotel com quartos; ou hotel com quartos, restaurantes e salas de reuniões; somos um hotel com experiências. Recentemente, incluímos o coworking também para atrair pessoas que trabalham remotamente, e terão à disposição um hotel aberto 24 horas com restaurantes, bares e serviço", afirmou Dubaere.
Olivier Hick, COO das marcas Premium, Midscale & Economy da Accor no Brasil, completou: "A prioridade é trazer mais pessoas para dentro dos hotéis, não só para se hospedar. Então promovemos eventos e entretenimento com oferta de Alimentos e Bebidas. Trabalhamos para desenvolver novos conceitos. Temos 33 conceitos diferentes no Brasil. Queremos ser o líder do mercado no Brasil na área".
CONCEITOS
Com mais de 1.200 restaurantes e bares na região das Américas espalhados em mais de 30 conceitos originais, a Accor também quer inspirar seus chefs e coordenadores de A&B a criar novos. "Queremos que esses participantes olhem para fora do hotel. Queremos sensibilizar pessoas das tendências do mercado que não estão especificamente dentro dos hotéis, para então integrar estes elementos na hotelaria. Para isso, 90% dos palestrantes são externos à Accor", explicou Dubaere.
Para isso, a ideia é mostrar aos participantes do evento que o almoço já será um evento em si e como criar um novo conceito. "Quando está um dia todo em reunião, você precisa de um momento de descontração, e queremos mostrar como um hotel pode fazer isso. A vantagem de organizar esses eventos são compartilhar resultados de conceitos de sucesso. A melhor maneira de fazer um conceito é criar um comitê de pessoas de diferentes áreas, como chef, garçom e marketing", disse Dubaere.
Na abertura do Food & Beverage & Entertainment Academy, Dubaere inclusive citou alguns exemplos de conceitos Accor de A&B com sucesso recentes nas Américas, como o restaurante peruano Q Ceviche! criado no Brasil e já exportado para Colômbia e Peru, o Greem, o B/Side, o U!mano, o Sky Leme e o Dagi. "Em 2022, a receita de nossa oferta de A&B chegou próxima da registrada em 2019, já com a mesma participação comparada à receita total da Accor. Em 2023, planejamos ir além e superar 2019", afirmou.
"A receita de 2023 da Accor pode crescer no volume absoluto. Como crescer? Com conceitos, entretenimento e experiências novas"
Thomas Dubaere, CEO da Accor para as Américas
Confira abaixo fotos do 5º Food & Beverage & Entertainment Academy.