Filip Calixto   |   13/06/2023 16:01
Atualizada em 13/06/2023 16:02

Parceria "ganha-ganha" de Atrio e Accor completa 20 anos com mais projetos

Primeiro hotel franqueado da Accor no Brasil, o ibis Blumenau completa 20 anos com celebração

Divulgação/Atrio Hotel Management
Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento e Franquias da Accor, Beto Caputo, CEO da Atrio, e Luciano Kochella, gerente geral do ibis Blumenau
Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento e Franquias da Accor, Beto Caputo, CEO da Atrio, e Luciano Kochella, gerente geral do ibis Blumenau

Primeiro hotel a operar como franquia da Accor no Brasil, o ibis Blumenau, em Santa Catarina, está completando 20 anos e mais que apenas o aniversário, a data marca também a entrada de um novo ano de uma parceria bem sucedida da rede francesa com a Atrio Hotel Management. Preparada para abrir mais 11 empreendimentos este ano, a gestora tem planos para chegar a 100 hotéis nos próximos meses e encontrou na companhia internacional sua principal aliada nos negócios.

Evidência da efetividade da parceria vem dos números alcançados. Após 20 anos de trabalho conjunto, dos 184 hotéis franqueados de marcas administradas pela Accor no Brasil, 73 estão sob a gestão hoteleira da Atrio sob as bandeiras Grand Mercure, Mercure, Novotel, ibis, ibis Styles e ibis Budget. Eles estão em 13 Estados e somam quase 11 mil apartamentos. E esses índices ainda vai crescer, se depender dos executivos das duas companhias.

Beto Caputo, CEO da Atrio, e Rômulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor, estão em Blumenau para celebrar os 20 anos de trabalho e o aniversário da unidade ibis. Aproveitando a data simbólica, os executivos conversaram com o Portal PANROTAS a respeito da parceria.

PANROTAS - Como é e se construiu a história do hotel (íbis Blumenau) e paralelamente a relação entre Atrio e Accor?
Beto Caputo: Operado e construído a partir de investimentos da Atrio Hotel Management, o Hotel ibis Blumenau é a primeira franquia da Accor no Brasil e o primeiro a seguir a nova lei de franquias nacional, o que regulamentou todo o setor, modalidade de negócios que está na estratégia principal da Atrio. Pretendemos abrir 11 hotéis em 2023, incluindo capitais onde ainda não está presente e cidades como Tubarão (SC) e Macaé (RJ), além do ibis Guarulhos, com 270 apartamentos mais o edifício garagem (este será o sexto hotel da Atrio em aereoportos).

Hoje, o core do nosso negócio são as franquias. Nós estruturamos nossa operação ao redor desta modalidade e comemoramos o fato de sermos a empresa com o maior número de hotéis franqueados da Accor na América do Sul.

A chegada da marca ibis no Brasil foi a propulsora dessa nova realidade de desenvolvimento por meio de franquias e nós fomos a primeira empresa a entender deste negócio e de seu potencial para instalar hotéis de rede internacional em cidades secundárias ou até terciárias. Fico muito feliz de atuar na gestão deste empreendimento e ter Blumenau na história e como berço de lançamento deste modelo.

O hotel tem importância para cidade. Blumenau sempre foi uma cidade considerada um ícone, uma marca turística muito forte que, em determinando momento diminuiu, mas que vem sendo reconstruída ao longo dos últimos anos. E o ibis Blumenau faz parte dessa reconstrução. A gente conseguiu adaptar e inserir a marca ibis em Blumenau de forma muito assertiva.

Sobre sua performance histórica, o hotel atravessou esses 20 anos com poucos momentos de baixa ocupação – entre eles, a enchente de 2018 e a pandemia, que foram situações não controladas pela operação. Em termos de negócio, ele tem uma performance bastante saudável, o que se deve à força da indústria de Blumenau e o peso turístico. O melhor dos mundos é um destino que reúne essas duas forças, do corporativo e do lazer.

Romulo Silva: Nosso plano de desenvolvimento por meio de franquias é bastante agressivo no Brasil, tanto que cerca de 90% do que a gente desenvolve já por meio deste modelo e estamos ampliando bastante o volume em número de hotéis, devendo chegar a 200 hotéis, neste modelo, já em 2024.

A relação com a Atrio é baseada em uma operação ganha-ganha, na qual a gente tem muito êxito e, como resultado, tem uma parceria que cada vez mais se fortalece.

PANROTAS - Como está o desempenho do hotel na atualidade e como foi o desenvolvimento ao longo do tempo?
Caputo: Com ocupação acumulada de 65% em 2023, o hotel vem comemorando bons resultados de ocupação e diária média que, neste momento, é quase 20% superior aos índices registrados em 2019. Em datas como Oktoberfest, a ocupação atinge 100%.

PANROTAS - Quais são os principais diferenciais do hotel?
Caputo: Hoje, 20 anos e três reformas depois, o Hotel ibis Blumenau segue como único hotel econômico da cidade, com hotelaria de rede internacional que garante padronização e oferta de serviços como café da manhã, bar e opção de pratos quentes 24 horas.

Seus 110 apartamentos (dez com duas camas de solteiro, dois adaptados para deficientes e cinco para casal e uma criança de até 12 anos, além de outros 93 com cama de casal) têm TV a cabo, frigobar, telefone, internet, secador de cabelos e amenities, além de estacionamento 24 horas e café da manhã servido no restaurante.

PANROTAS - Qual é o perfil do público no hotel?
Caputo: Durante a semana, predominância do corporativo e, aos finais de semana ou em datas comemorativas, como Oktoberfest, lazer. Na média geral, 60% (corporativo) e 40% (lazer).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados