Jurema Monteiro deixa presidência da Abear; ex-presidente da Anac assume
Juliano Noman assumirá a associação. Processo de transição ocorrerá durante o mês de dezembro
O Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) acaba de comunicar a renúncia de Jurema Monteiro ao cargo de presidente executiva da associação por motivos pessoais.
Segundo a Abear, decisão é fruto de um processo de reflexão compartilhada e que considera um novo momento da entidade, do setor e da profissional.
Para a posição de presidente executivo da Abear, quem assumirá é Juliano Noman, ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e secretário de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos. O processo de transição ocorrerá durante o mês de dezembro.
"Em nome de toda a equipe da Abear, o Conselho agradece a Jurema por sua contribuição e pelos 9 anos de dedicação e compromisso. Deseja sucesso em seus novos desafios e que siga sendo uma referência em sua área de atuação"
Celso Guimarães Ferrer Junior, presidente do Conselho Deliberativo da Abear
Jurema Monteiro se manifesta sobre saída
Em carta pública direcionada ao trade, Jurema Monteiro lembra destes mais de um ano e meio à frente da entidade e dos nove anos que defendeu o setor aéreo brasileiro. Segundo ela, chegou a hora de avançar. "Em 2025, retorno revigorada e com entusiasmo renovado para novos desafios", disse. Veja abaixo a carta na íntegra.
Declaração de Jurema Monteiro na íntegra
"Olá!
Hoje a Abear inicia uma nova fase e quero levar até você minha mensagem pessoal.
Quando assumi a presidência da Abear em maio de 2023, recebi a missão de trabalhar para manter a relevância da associação como voz do setor, implementar uma gestão eficiente, defender a agenda setorial e promover uma maior união entre as empresas do segmento. Olhando para essa jornada, sinto um grande orgulho das conquistas alcançadas.
Nesses 9 anos tive a honra de contribuir para o fortalecimento e a representação do setor aéreo no Brasil e foi um privilégio trabalhar ao lado de uma equipe tão competente e dedicada, cuja colaboração tornou possível alcançar objetivos e superar desafios.
Agora chegou a hora de avançar. Encerrando minhas atividades na Abear em dezembro de 2024, planejo aproveitar o momento do ano para refletir sobre meus próximos passos. Em 2025, retorno revigorada e com entusiasmo renovado para novos desafios.
Agradeço imensamente a todos os que estiveram comigo nesta jornada, pela parceria, pelo apoio e pela troca de experiências que tanto me enriqueceram. Levo comigo as memórias, os aprendizados e a convicção de que juntos fizemos a diferença.
Vamos voando juntos!"