Vaniza Schuler (MICE) é a 3ª baixa no time da Embratur; veja substituto
Gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais é substituída por Alexandre Nakagawa
Mais uma gerente deixa a Embratur. O órgão de promoção do Turismo do Brasil no Exterior perde outra peça importante do corpo técnico montado pelo presidente Marcelo Freixo. Vaniza Schuler deixa a gerência de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais (MICE) e é substituída por Alexandre Nakagawa, que vinha atuando como assessor da Gerência de Mercados Internacionais e Feiras.
Segundo a Embratur, Vaniza Schuler solicitou desligamento devido a questões pessoais e retornará para a atividade de consultoria. Ela é a terceira baixa importante da agência nesta governo. No fim de dezembro, Mariana Aldrigui (gerente de Dados) deixou a Embratur e voltou a São Paulo, onde é acadêmica da USP no setor de Turismo. Ainda na primeira metade de 2023, quem se despediu da Embratur foi Flávia Matos (gerente na área de Marketing), chamada pelo Airbnb para retornar à empresa.
“Para mim foi uma grande oportunidade reestruturar a gerência de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais com uma equipe muito qualificada e dedicada, que está trabalhando para recolocar o Brasil no lugar de destaque nos rankings internacionais de eventos corporativos, feiras e incentivos. Razões pessoais me obrigam hoje a retornar para o Rio Grande do Sul, motivo pelo qual precisei interromper esse ciclo. Agradeço ao presidente Marcelo Freixo, à diretora Jaqueline Gil e a toda equipe, colegas com quem também construí amizade, admiração e respeito"
Vaniza Schuler
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, elogiou o trabalho da agora ex-colega. "Vaniza montou uma equipe técnica e experiente, e em um ano conseguiu reconectar o Brasil com as principais associações, empresas de incentivos, e realizadores de eventos corporativos no mundo. Por razões pessoais ela precisou encerrar agora esse ciclo. Agradecemos o legado que ela deixou na Embratur, e contamos com sua parceria para seguirmos desenvolvendo o Turismo brasileiro", aponta.
Quem é Alexandre Nakagawa, novo gerente de MICE da Embratur
Alexandre Nakagawa tem 18 anos de experiência na indústria de Viagens e Turismo. Na Embratur, foi responsável pela coordenação dos Escritórios Brasileiros de Turismo no Exterior (Américas e Ásia). Ainda, entre 2017 e 2019 foi coordenador de segmentos turísticos, incluindo o segmento MICE. Na Secretaria de Turismo do Distrito Federal, chefiou a unidade de captação e promoção de eventos para a capital federal, sendo responsável pelo reposicionamento da cidade como “Brasília, capital de eventos”.
Na Secretaria de Turismo do Estado do Pará, como Gerente de Desenvolvimento de Projetos e Investimentos, foi responsável pela execução do plano de promoção do estado e a captação do Fórum Mundial de Bioeconomia (WCBEF) para a cidade.
Freixo destaca a experiência de Nakagawa para dar seguimento ao trabalho iniciado por Vaniza. “É um profissional com mais de 15 anos de experiência na Embratur, e aqui já ocupou o cargo de coordenador de segmentos turísticos, que à época era responsável pela promoção do segmento MICE. Nos cargos de gerência que ocupou no Distrito Federal e no Pará, também deixou importante legado de fortalecimento do turismo de eventos e negócios. Nakagawa é reconhecido nacional e internacionalmente por sua grande capacidade técnica e poder de articulação, características fundamentais para um segmento em que precisamos ganhar competitividade internacional”, afirmou o presidente.