Agentes de viagens do Rio visitam Espaço Iberia em Buenos Aires; veja fotos
Iniciativa visa divulgar a companhia aérea em cidades estratégicas e pode vir ao Brasil em breve

BUENOS AIRES (ARGENTINA) - O segundo e último dia do famtour Iberia – BWH Hotels em Buenos Aires foi dedicado ao Espaço Iberia, uma exposição interativa itinerante que a companhia aérea montou, de 27 de março a 25 de abril, num suntuoso prédio na esquina da Calle Florida com a Calle San Martin, no centro da capital argentina.
A iniciativa visa divulgar a Iberia em cidades estratégicas. A primeira cidade a receber o Espaço Iberia foi Madri (Espanha), seguida pela Cidade do México (México), Bogotá (Colômbia) e agora Buenos Aires. O espaço fica em funcionamento por aproximadamente um mês em cada cidade e reúne algumas atividades que distraem o visitante enquanto conta a história da Iberia e faz novos negócios.
Na chegada, a primeira atividade interativa que o visitante avista são poltronas de avião divididas em classes. Duas poltronas da executiva, quatro da premium e seis da econômica. Os comissários acomodam as pessoas, que haviam reservado previa e gratuitamente por essa interação, e os atendem como se eles estivessem voando. É a experiência de catering, onde são servidas comidas e bebidas específicas de cada classe.
A simulação de voo é uma atividade concorrida no local. São duas poltronas, a do piloto e a do copiloto, que reproduzem exatamente a cabine de comando de um avião. Um funcionário sempre está em uma das poltronas, e a outra é ocupada pelo visitante que, após uma orientação breve e detalhada, levanta voo no avião, dá uma pequena volta em uma cidade fictícia, que seria Nova York pela geografia que se apresenta na tela, e retorna para o aeroporto, fazendo um pouso quase que real.
A terceira interação é a mais lúdica de todas. Os diferentes uniformes da tripulação ficam pendurados em cabides que se separam conforme a época que eles foram usados. Com isso, é possível ver as mudanças e a evolução dos uniformes, entender a estética de cada época acompanhando a imagem da mulher e do homem passo a passo no decorrer dos 98 anos de trajetória da companhia aérea.
O visitante pode escolher o uniforme que mais gostar, vesti-lo e ser fotografado como se fosse um funcionário Iberia. Muitas selfies são feitas entre brincadeiras e risadas, o que torna o lugar dos uniformes o pedaço mais alegre do Espaço. Ao lado fizeram uma exposição com manequins vestindo esses mesmos modelos.
Além das três atividades de interação, o Espaço Iberia apresenta um lounge que remonta uma sala vip, onde as pessoas podem se sentar, tomar uma bebida e comer um aperitivo. Outro local importante é o salão para atividades como degustação de vinhos, presunto e outros produtos espanhóis, concertos de artistas espanhóis e locais, show de gastronomia com chefes espanhóis em colaboração com chefes locais. O espaço é amplo, tem um telão e pufes para acomodar um bom número de pessoas, e é nele que acontecem variados eventos durante o mês.
Três balcões de atendimento completam o Espaço Iberia. O primeiro é para adesão ao programa de milhagem Club Iberia Plus. O segundo, denominado Hola Madrid – descubra a cidade sem custo adicional, oferece ao passageiro a possibilidade de voar Iberia para qualquer destino que faça escala em Madri, parando na capital espanhola de duas a nove noites sem custo adicional ao preço do bilhete comprado. E o terceiro, um balcão para vendas de passagens aéreas. O visitante que comprar passagem nesse local tem 10% de desconto.
Espaço Iberia no Brasil?
A diretora de Comunicação e Impacto Social da Iberia, Sonia Sanchez, afirma que há previsão de levar o Espaço Iberia para outros países, e que o Brasil está em prioridade. “A nossa intenção é fazer com que as pessoas vivam a experiência de voar Iberia sem precisar pegar um avião. Aqui elas conhecem os nossos serviços e também conhecem a nossa história, tudo de forma gratuita. Durante esse mês em Buenos Aires superamos 25 mil visitantes, o que garante o sucesso da nossa iniciativa”, afirma ela.
Sonia reforça a importância do Brasil para a companhia. “Nessa próxima temporada de inverno vamos abrir dois novos destinos, Recife e Fortaleza, voando com o avião mais moderno da nossa frota e da Airbus, o A321XLR. Um avião de pequeno porte, com apenas um corredor, mas com capacidade para voar grandes distâncias. A Iberia comprou oito unidades desse modelo que estarão chegando paulatinamente. Essas cidades brasileiras não precisam de avião de grande porte, e esses voos diretos irão descongestionar a nossa enorme demanda para São Paulo”, conclui.
Jantar com empanadas
No final do dia, o grupo de agentes de viagens carioca se encontrou com o diretor Comercial do Hotel Madero, Pablo Almar, juntamente com a proprietária, Natalia Schargorodsky, para um happy hour no bar do hotel. Almar destacou a importância dos brasileiros para o hotel.
“Os hóspedes brasileiros superam 20% da ocupação anual do nosso hotel. Mesmo com a moeda argentina atualmente estando um pouco mais cara, nossos preços continuam competitivos em comparação às grandes capitais do mundo. Somos um país com grande apelo cultural e gastronômico, e Buenos Aires é muito atrativa como destino turístico e corporativo”, conta.
Em seguida, os agentes partiram para a última programação do famtour, o jantar de encerramento, uma surpresa guardada a sete chaves pelas anfitriãs Alexandra Coelho, da Iberia, e Sandra Roscito, da BWH Hotels. Inusitado, o jantar aconteceu no restaurante Argentinian Experience, que proporciona aos clientes uma experiência gastronômica argentina, com um pouco de tudo o que é famoso no país, inclusive ensinando os clientes a fazerem as suas próprias empanadas.
Veja fotos da visita ao Espaço Iberia em Buenos Aires e jantar de encerramento no álbum abaixo.
Alexandre Campbell, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Iberia e do Grupo BWH Hotels, com proteção GTA